Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 7:33 Pesquisa avançada

Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de drivers

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de drivers

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 25 de Setembro 2013, 12:35

Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para a construção de drivers gráficos para Linux




Nvidia promete ajudar a melhorar os seus drivers para Linux

Uma ótima notícia chega até nós usuários de Linux, a Nvidia, uma das principais empresas produtoras de placas gráficas do mercado declarou em uma lista de desenvolvimento Nouveau que irá ajudar o projeto a desenvolver o drivers de código aberto para placas das Nvidia fornecendo documentação mais detalhada de suas GPUs.

A Nvidia graças à colaboração com a Valve, começou a melhorar muito o suporte de seus drivers para Linux e fornecer suporte para a tecnologia Optimus através do Bumblebee .
A cooperação entre Nvidia e Nouveau em breve poderá trazer várias melhorias para o drivers OpenSource que serão incluídos no Kernel.

Essa iniciativa vai melhorar e muito a condição de proprietários de placas Nvidia que usam Linux, e é também mais um indício de que a notícia que publicamos recentemente que o Mir terá suporte de drivers proprietários é realmente verdade, visto que esta lista abrange alguns desenvolvedores da Canonical.

A maior vantagens dos drivers serem incluídos no Kernel é que não seria preciso instalar qualquer driver proprietário para poder jogar games da Steam por exemplo, outro fator importante é que essa atitude talvez faça a AMD/ATI também acordar e melhorar o suporte para as suas GPUs caso contrário poderá perder mercado entre os usuários Linux.

Se um dia Linus Torvalds mandou a Nvidia "pra'quele lugar" agora ele tem motivos para elogiá-la não é?

Fonte: DioLinux e lffl Linux Freedom


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de dri

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Setembro 2013, 0:26

Digam o que disserem a Valve com o Steam para Linux está a dar um "boost" muito grande ao Linux na sua vertente desktop! Se a Canonical teve um papel fulcral ou não, isso não sei, mas na minha opinião também teve a sua influência.

Entretanto, não podemos menosprezar as ações do Linus contra a nVidia que provavelmente também ajudaram neste aspeto. Espero nos próximos temos ver o Kernel do linux "mais oficial" em termos de hardware gráfico. Espero também que a AMD também tenha o discernimento de fazer algo que atualmente está muito mau.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de dri

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 26 de Setembro 2013, 0:54

Veja como são as coisas. Está todo mundo dizendo que não vai adotar o MIR. Muitos xiitas estão reclamando do Ubuntu, e a Valve resolve lançar o SteamOS, porque a M$ vai fechar o cerco no Windows 8, provavelmente para cobrar das lojas que funcionarem no seu SO, ou abrir uma concorrência desleal usando a sua loja de jogos integrada com seu console.
Os rumores apontam para a Valve usando o Ubuntu como base para o SteamOS, que provavelmente irá revolucionar o Linux devido a migração em massa caso um milagre com os drives de placa de vídeos possa ser realizado, e claro, os jogos exclusivos que a Valve irá lançar somente para o SteamOS. Se vai ser baseado no Ubuntu o SteamOS vai usar o MIR.
Se uma migração em massa para o Linux, de gamers de um mercado que passa da casa dos bilhões de dólares acontecer, quem não vai usar o MIR?

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de dri

Mensagempor nelinhoãngolano » Qui, 26 de Setembro 2013, 8:51

concordo contigo marcos muitos estão a julgar a cononical por adoptar o mir sem pensar que o mir poderá trazer grandes vantagens em termo de gráfico. a tempos atraz muitos criticaram o unity e agora estão a utilizar o mesmo. vamos esperar pra ver é melhor do que fazer especulações a respeito.

nelinhoãngolano
 
Mensagens: 19
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de dri

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Setembro 2013, 10:45

Claro que o MIR vai acabar por ser muito usado, o mesmo acontece com o Unity. Mas isso não invalida o facto de o Unity ser tremendamente lento e de o MIR provavelmente demorar anos a ficar maduro. Por outro lado o Wayland já vai com uma qualidade bastante razoável que se se juntassem esforços possivelmente seria ainda melhor.

Para além disso, o licenciamento do MIR não é algo aceitável para o Steam. Por isso acho que há aqui muitas coisas a serem resolvidos. Claro que acredito que com o tempo elas vão ser resolvidos.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de dri

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 26 de Setembro 2013, 19:54

Não entendi bem porque a parte de licenciamento do MIR afetaria a Valve, Claudio. Eu acho que o MIR vai acabar recebendo incentivo financeiro se for preciso. Porque a Valve vai precisar do sistema funcionando 100% para colocar todos os jogos lá. Claro, eles podem não utilizar o MIR, mas eu duvido muito se o SteamOS realmente vier a usar o Ubuntu como base.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de dri

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Setembro 2013, 22:43

Sinceramente não percebo muito de licenças, apenas sei que algumas como a GPLv3 (a do MIR) afetam projetos que façam uso de software com essa licença. Você pode saber mais sobre isso na secção das licenças neste artigo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de dri

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 2 de Outubro 2013, 4:26

Mas pelo que entendi o SteamOS vai ser open-Source. Acho que vão utilizar a licença mais compatível. Só o Steam que vai continuar fechado.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de dri

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 3 de Outubro 2013, 22:47

Como eu disse anteriormente, não percebo muito de licenças. Sei que por exemplo qualquer projeto que use algo em GPLv3 é obrigado a ter esta mesma licença. No entanto, não sei muito mais que isso.

No entanto, pelo que o pessoal do KDE andou a dizer, parece que o software que usar o software GPLv3 (e repare-se que estou a distinguir "utilizar software" de "reutilizar código") também é obrigado a ter licenças livres. Não sei ao certo se isso será verdade.

Se for verdade, qualquer software que estiver no Ubuntu inevitavelmente tem de usar o servidor gráfico para "se apresentar" na tela.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Nvidia vai apoiar projeto Nouveau para construção de dri

Mensagempor marcos.vargens » Sáb, 5 de Outubro 2013, 1:20

Bom, vamos aguardar o desfecho. Pelo que diz o texto, o MIR transformaria qualquer coisa em GPLv3, o que seria completamente inviável para um sistema operacional que quer ser popular. Não faz muito sentido, mas vamos esperar o Lançamento do SteamOS. Dependendo de como ele se portar é capaz até de virar concorrente do Ubuntu, mesmo não sendo seu objetivo.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 76 visitantes

cron