Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 6:03 Pesquisa avançada

Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 25 de Setembro 2013, 12:18

Kevin Fenzi, em nome da equipe desenvolvedora do Fedora, anunciou que a versão alpha do Fedora 20 já está pronta para testes - com Linux kernel do 3.11, o GNOME 3.10, KDE 4.11, ARM como uma arquitetura primária, melhorias no NetworkManager e muitas outras coisas relevantes. Fedora 20 "Heisenbug" alpha chegou com um preview fantástico, com o melhor da tecnologia de código aberto, atualmente em fase de desenvolvimento. Essa nova versão do Fedora coincide muito bem com o 10º aniversário da distribuição.

Como é do conhecimento de muitos usuários e fãs da distribuição, a primeira versão do Fedora (então chamado Fedora Core 1) saiu em 06 de novembro de 2003. Desde então, o Projeto Fedora tornou-se uma comunidade ativa e vibrante, que produz quase uma dúzia de "spins", que são feitos sob medida para usuários de desktop, design de hardware, jogos, músicos, artistas e ambientes educacionais, para que as crianças, desde cedo, possam criar intimidade com o sistema.

Saiba Mais: https://fedoraproject.org/wiki/F20_Alpha_release_announcement

Fonte: Under Linux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Setembro 2013, 14:21

Acho que li em algum lado que esta seria a distribuição e a versão mais oficial do Gnome 3.10 que está quase a ser lançado. Alguém pode confirmar isso?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qua, 25 de Setembro 2013, 14:34

Eu também me lembro de ler isso algures. Estou a fazer o download para ver. Apesar de estar no elementary, tenho que dizer que a malta do Gnome está a fazer um grande trabalho. O Gnome OS está cada vez mais perto, e eu tenho gostado bastante do que eles têm feito.
35mm", aqui bloga-se!
Avatar do usuário
Ricardo JM Vieira
 
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Planeta Terra

Re: Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor Core » Qua, 25 de Setembro 2013, 17:26

Nunca fui muito fã do Gnome, mas de fato vou testar a versão KDE, 4.11 tá refinada por demais.
Intel Core i5 2500k @3.7GHZ - ASRock B75 Pro3-M - 2x4GB Kingston DDR3 1333 MHz - Corsair A50 - XPredator X1 - Corsair CX500W V2 - LG 18,5" 1366x768. Running Ubuntu 13.04.
Avatar do usuário
Core
 
Mensagens: 38
Registrado em: 25 Maio, 2013

Re: Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor hailton » Qua, 25 de Setembro 2013, 23:24

Link direto para download: http://fedoraproject.org/get-prerelease
Testei o novo Gnome, algumas mudanças boas, mas tem muitos pormenores para melhorar, principalmente o design feio com a fonte que dói as vistas. :lol:
Aposentaram definitivamente os botões de minimizar e maximizar, algo semelhante ao ChromeOS e elementaryOS, e apenas está disponível ao clicar com botão direito sobre o fechar (X) para ter essas opções.
O Software (Center/Store) da Gnome é uma cópia da Ubuntu Software Center, até mesmo a lerdeza para abrir e procurar os apps. :troll:

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qui, 26 de Setembro 2013, 23:59

Experimentei a distro numa pen usb e posso dizer que Fedora é Gnome quase puro. Mas ainda tem muitos bugs e senti logo a falta da velocidade e fluidez do elementary os.

Claudio Novais (25-09-2013, 14:21) escreveu:Acho que li em algum lado que esta seria a distribuição e a versão mais oficial do Gnome 3.10 que está quase a ser lançado. Alguém pode confirmar isso?
35mm", aqui bloga-se!
Avatar do usuário
Ricardo JM Vieira
 
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Planeta Terra

Re: Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor Xterminator » Sex, 27 de Setembro 2013, 1:08

Não tive tempo ainda de atualizar, tenho atualmente o FC20 pré-alpha e o Rawhide instalados em minha máquina doméstica, mas devido aos horários apertados, família e cansaço, talvez só faça esta atualização no final de semana, bugs? ok bugs em versões de testes são comuns
e felizmente no caso do Fedora ao contrário do Ubuntu, existem usuários que reportam os bugs principalmente os bloqueadores, por isto o lançamento foi adiado em uma semana, fiquei impressionado que "todos bugs" que tentei reportar, já estavam disponíveis o bugzilla, pois o
ABRT (Automatic Bug Reporting Tool)faz praticamente tudo por você.

Bom quando a fluidez, eu estou achando o gnome 3.9.92 muito mais rápido que qualquer versão anterior do gnome-shell, e a experiênca no Fedora tem sido bem interessante estou utilizando o driver padrão, não estou utilizando o driver proprietário da ATI, creio que se não fossem os PPAS os usuários do Gnome estariam 100% bem atendidos no Fedora e o melhor
sem a necessidade de adicionar uma porção de ppas, praticamente tudo no Fedora está a um clique bastando instalar o Fedora Utils http://satya164.github.io/fedorautils/ e ativando os repositórios RPM Fusion http://rpmfusion.org/ .

Coloquei na balança e pesei e vou ficar no Fedora (Devido o velho costume de querer sempre a última versão do gnome), acho que o Ubuntu 13.10 será um divisor de águas na história do Ubuntu, pois alguns usuários que gostariam de ter a liberdade de utilizar diversos ambientes gráficos em uma distribuição, terão que fazer a escolha entre utilizar os diversos sabores do Ubuntu ou utilizar uma distribuição que permita a instalação de diversos ambientes.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Setembro 2013, 9:37

Quão mais rápido é? É que utilizar a palavra "muito" trouxe-me logo vontade de experimentar! :D

Entretanto, sobre a questão dos drivers, por acaso há já 5 meses que tenho utilizado os nouveau em vez dos proprietários da Nvidia. Estes drivers, que vem por padrão no Ubuntu através do Kernel Linux, surpreenderam-me pela positiva. Acredito que para jogos possam não ser a melhor escolha, mas para usar o Unity estão bastante bons, aliás sinto o sistema mais fluido com eles!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor Xterminator » Sex, 27 de Setembro 2013, 14:25

Claudio Novais (27-09-2013, 9:37) escreveu:Quão mais rápido é? É que utilizar a palavra "muito" trouxe-me logo vontade de experimentar! :D

Entretanto, sobre a questão dos drivers, por acaso há já 5 meses que tenho utilizado os nouveau em vez dos proprietários da Nvidia. Estes drivers, que vem por padrão no Ubuntu através do Kernel Linux, surpreenderam-me pela positiva. Acredito que para jogos possam não ser a melhor escolha, mas para usar o Unity estão bastante bons, aliás sinto o sistema mais fluido com eles!

Isto depende do ponto de vista de cada um, eu sinto o sistema mais rápido
não só eu veja
http://worldofgnome.org/fedora-20-gnome ... -overdose/
Então talvez você não sinta a diferença, pois não tem o costume de utilizar o shell diariamente.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Fedora 20 "Heisenbug" Recebe Versão Alfa

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Sex, 27 de Setembro 2013, 15:09

Relativamente aos bugs, tudo normal. Sei que ainda é versão Alfa e não é de admirar que os tenha. Mas a fluidez desanimou-me.

Quando eu experimentei por pen a versão beta do elementary os Luna, fiquei admirado com a velocidade. Saí do Ubuntu e foi como ir da noite para o dia. A sério. Toda aquela sensação de "peso" desapareceu.

Mas sei que o Gnome Shell costuma ser extremamente fluído. Andei bastante tempo com a versão 3.6 e lembro-me que era o único que tinha animações sem arrasto e que respondia bem ao comandos. Na altura saí dele, pois tinha um leak de memória absurdo (a culpa era do Ubuntu, pois recordo-me de procurar por esse leak e li algures que as versões puras não o tinham) e nunca mais voltei.

Experimentei o 3.8 pouco tempo, e confirmei mais uma vez que era extremamente fluído, mas o elementary já me tinha conquistado.

Por isso fiquei surpreso ao ver que neste alfa as animações arrastavam-se e que quando tinha 4 ou 5 aplicações a correr tudo ficava muito lento. Se instalar as drivers da Nvidia, provavelmente tudo ficará melhor.

Tenho que esperar pela versão final para ver. Só aí posso tirar ilações.
35mm", aqui bloga-se!
Avatar do usuário
Ricardo JM Vieira
 
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Planeta Terra

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes

cron