Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 19:00 Pesquisa avançada

O fim do repositório Medibuntu e o novo lar para a libdvdcss

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

O fim do repositório Medibuntu e o novo lar para a libdvdcss

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 14 de Setembro 2013, 0:18

O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss




O repositório Medibuntu, ao longo de anos, foi o local para obter apps multimídia, codecs e bibliotecas de suporte que por razões jurídicas não podiam ser incluídos nos repositórios mantidos pela Canonical.

Mas seu mantenedor, Gauvain Pocentek, acaba de publicar uma nota informando que o repositório vai ser descontinuado, e observando que ele não é mais necessário, exceto pela libdvdcss, cujos pacotes para o Ubuntu vão passar a ser hospedado em um repositório mantido pela associação VideoLAN, que já é a mantenedora da biblioteca e também fica na Europa (a libdvdcss – potencialmente? – viola o DMCA, nos EUA).

Quanto aos demais pacotes hoje disponíveis no Medibuntu, uma análise verificou que estão desatualizados, passaram a ser incluídos nos repositórios oficiais ou mesmo foram substituídos por outros aplicativos.

O repositório será desativado aos poucos, ao longo dos próximos meses. Gauvain publicou uma nota de agradecimento a todos que o ajudaram a manter o Medibuntu no ar por todos esses anos, e au agradeço ao Gauvain pelo trabalho, pois já usei os pacotes de seu repositório muitas vezes. (via www.heise.de - “Kein libdvdcss mehr aus Medibuntu-Repo | heise open”)

Fonte: Br-Linux e Heise Open


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a lib

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 14 de Setembro 2013, 12:54

Notícia triste mas boa. Agora não é preciso instalar esse.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: O fim do repositório Medibuntu e o novo lar para a libdv

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 15 de Setembro 2013, 22:07

Por um lado, é pena que isto tenha acontecido. Por outro lado é ótimo que a partir de agora não seja necessário instalar repositórios adicionais! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: O fim do repositório Medibuntu e o novo lar para a libdv

Mensagempor Carlos Carvalho » Seg, 16 de Setembro 2013, 0:26

Boa noite ,

Sim de facto a parte positiva é que estas bibliotecas hoje são incluídas nas distribuições facilitando mais ainda aos novos utilizadores terem uma melhor experiência após a instalação de uma distribuição .

Cumprimentos

Carlos Carvalho
 
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa - Portugal

Re: O fim do repositório Medibuntu e o novo lar para a libdv

Mensagempor moscoiso » Seg, 16 de Setembro 2013, 0:56

Então posso remover este repositório?
Avatar do usuário
moscoiso
 
Mensagens: 25
Registrado em: 08 Maio, 2012
Localização: Salvador

Re: O fim do repositório Medibuntu e o novo lar para a libdv

Mensagempor José Craveiro » Seg, 16 de Setembro 2013, 16:26

moscoiso (16-09-2013, 0:56) escreveu:Então posso remover este repositório?


Não uso este repositório, de modo que não posso opinar muito acerca disso, mas penso que se eliminar apenas o repositório (obviamente não eliminando o conteúdo que este permitiu instalar), não perde nem ganha nada visto que neste caso o mesmo estará sem vida, apenas está presente na lista com os restantes.

A última vez que fiz uso do repositório Medibuntu não fui muito bem sucedido, alguns conflitos surgiram e fiz mudanças, desde aí tenho em uso o Restricted-extras e há um tempo atrás resolvi fazer o seguinte aquando de uma reinstalação, ao invés de ir por exemplo ao Centro de Software do Ubuntu e instalar este pacote, resolvi verificar quais os elementos que o mesmo continha através do Synaptic e no mesmo instalar um por um, também na expetativa de encontrar o tal libdvdcss que antes não via instalado; o único que encontrava e ainda encontro disponível é o libdvdread4, mas o que indica é que:

"A libdvdread disponibiliza a funcionalidade necessária para aceder a
muitos DVDs. Analisa ficheiros IFO, lê blocos NAV, e executa autenticação
CSS e descodificação.

A libdvdread sonda pela libdvdcss durante o funcionamento e, se
encontrada, usa-a para desencriptar secções do DVD se necessário. A
livdvdcss precisa ser instalada a partir de repositórios de terceiros
(veja README.Debian), e não está incluída em Debian.


Mas entretanto perdi-me um pouco no possível uso deste libdvdcss, o facto é que também não me tem sido necessário! Fiquei no entanto na dúvida desde então acerca da sua origem.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: O fim do repositório Medibuntu e o novo lar para a libdv

Mensagempor asghan » Qua, 18 de Setembro 2013, 0:16

Alguém sabe me explicar como fica então o suporte multimídia no Ubuntu?

asghan
 
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Junho, 2011

Re: O fim do repositório Medibuntu e o novo lar para a libdv

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 12 de Outubro 2013, 19:38

asghan (18-09-2013, 0:16) escreveu:Alguém sabe me explicar como fica então o suporte multimídia no Ubuntu?


Boas Asghan, segue este artigo à risca (eu já o fiz e está a funcionar!) e lê até ao fim!

http://www.ubuntugeek.com/the-medibuntu-project-comes-to-an-end.html

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 80 visitantes