Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:43 Pesquisa avançada

O Kubuntu e a “nova Canonical”

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

O Kubuntu e a “nova Canonical”

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 6 de Setembro 2013, 21:57

De todos os “sabores” do Ubuntu, a variante que mais tem adeptos é o Kubuntu, que nada mais é que o próprio Ubuntu com o ambiente de desktop KDE: praticamente os dois softwares mais usados no mundo Linux.

A algum tempo atrás a Canonical havia anunciado o fim do suporte financeiro à comunidade Kubuntu e logo em seguida a Blue System, uma das empresas que mais patrocina aplicações que usam o KDE, anunciou que iria “adotar” o projeto Kubuntu. Ambas as empresas tomaram estas atitudes, unica e exclusivamente, por questões comerciais: a Canonical por querem ver seu Unity na maioria dos PCs com Ubuntu e a Blue System por acreditar que esse binômio, Ubuntu + KDE, tem potencial pro sucesso.

Estes dias a EmergeOpen, uma empresa britânica sem fins lucrativos de soluções em Software Livre, foi tomada pela mesma visão de negócio da Blue System com o Kubuntu. Ela anunciou um suporte comercial para empresas em todo mundo que usem Kubuntu, com preços bastante competitivos além de um serviço ímpar.

Talvez você pode estar achando legal ou talvez (como eu) você deve ter se perguntado: porque uma empresa sem fins lucrativos ofereceria suporte técnico em TI? Será que realmente existe esse “nível de paixão pelo Software Livre”? Sinceramente eu creio que não…

Do ponto de vista da distribuição o Kubuntu realmente é um incrível Sistema Operacional, que acabou sendo beneficiado ao ganhar novos adeptos devido a evasão de usuários do Ubuntu que vem ocorrendo gradativamente ao longo dos últimos lançamentos da distribuição. É mais do que normal que outras empresas que almejem ser “a próxima Canonical” tenham interesse “comercial” (ainda que não declarado) no Kubuntu.

Se formos voltar no tempo ao ano de 2004, veremos um jovem milionário Sul-africano que, com os mesmos ideais, fundou a Canonical. No começo tudo eram flores… mídias e adesivos eram distribuídos sem custo algum para usuários ao redor do mundo, empresas eram “evangelizadas” com a premissa de usarem um sistema Linux robusto sem pagar nada (ou quase) nada por isso e etc. E com o passar do tempo se tornou uma das empresas mais lucrativas do ramo Open Source.

Sei que é muito prematuro pra tirar estas conclusões (e talvez eu esteja completamente enganado em tudo isso) porém sinceramente não sinto cheiro de coisa boa no futuro…

Fonte: Seja Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: O Kubuntu e a “nova Canonical”

Mensagempor hailton » Sex, 6 de Setembro 2013, 22:57

Acho que a Canonical acertou: em visual Unity é superior, e na questão velocidade/desempenho levaria os usuários a optarem por Lubuntu/Xubuntu.
Não entendo o motivo para criarem uma versão Ubuntu-Gnome (redundância). Gnome 3 não é mais leve como nos tempos gloriosos da versão 2.
Acho por si suficientes Lubuntu/Xubuntu/Ubuntu.

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: O Kubuntu e a “nova Canonical”

Mensagempor Tox » Sáb, 7 de Setembro 2013, 3:00

Red Hat, Novel fazem isso mais com sistema voltado para servidores e de âmbito empresarial, tem um serviço de suporte excelente, mais ver isso no Kubuntu :conf: :conf:

hailton (06-09-2013, 22:57) escreveu:Acho que a Canonical acertou: em visual Unity é superior, e na questão velocidade/desempenho levaria os usuários a optarem por Lubuntu/Xubuntu.
Não entendo o motivo para criarem uma versão Ubuntu-Gnome (redundância). Gnome 3 não é mais leve como nos tempos gloriosos da versão 2.
Acho por si suficientes Lubuntu/Xubuntu/Ubuntu.


No meu pensar o Ubuntu Gnome surgiu pelo fato do ubuntu+unity estar perdendo vários utilizadores, Unity é lindo, simples, mais ainda é pesado, o Gnome por mais contratempos que teve hoje é mais leve que a versão actual do Unity.(ponto de vista)
Note = Asus F45A = Ubuntu 13.04 64x
PC = 2500k 4,0GHZ - 8GB 1600Mhz - HD 2TB WD - GTX 560 = Ubuntu 13.04 64x + Seven Enterprise 64x
Server = GA-E350N - 4GB 1333Mhz - HD 1TB Samsung = Xubuntu 13.04 64x
Avatar do usuário
Tox
 
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Fevereiro, 2013

Re: O Kubuntu e a “nova Canonical”

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 7 de Setembro 2013, 3:05

Como sabem que é das mais lucrativas?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes

cron