Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 13:01 Pesquisa avançada

Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 1 de Julho 2013, 23:34

O desenvolvedor líder Jonathan Riddell, anunciou no último dia 27 de junho a disponibilidade da primeira versão alfa do Kubuntu 13.10, que é um dos quatro subprojetos do Ubuntu que fez opção por liberar imagens alfa para testes públicos. Sendo assim, os early adopters do 13.10 podem fazer suas experiências com o release e emitir feedback a partir de suas avaliações.

O Alpha 1 do Kubuntu traz como destaque KDE Plasma and Applications 4.11 Beta 1 - esta atualização do KDE acrescenta mais rápida indexação do Nepomuk, melhorias com o Kontact, como um novo editor de tema para os e-mails e prepara o terreno para futuros desenvolvimentos utilizando Wayland e Qt 5. Na sequência, é apresentado o Muon Discover - uma forma amigável para descobrir e instalar aplicativos, o kernel do Linux 3.9, que é baseado no kernel upstream 3.9.7 (a versão 3.9 contém melhorias na eficiência energética), além de suporte para virtualização KVM em ARM.

Saiba Mais: https://wiki.ubuntu.com/SaucySalamander/Alpha1/Kubuntu

Fonte: Under Linux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Julho 2013, 23:42

E a comunidade KDE soma e segue sempre a bom ritmo! É incrível como o pessoal do KDE está sempre a trabalhar, bem! Gostava de ver isto a acontecer de igual forma noutras comunidades, nomeadamente no Gnome, que geralmente recebe apoios [monetários] bem superiores.

Entretanto, estou curioso para ver a velocidade do Kubuntu com o Wayland e o QT5. Deve roçar inacreditável! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 2 de Julho 2013, 22:53

Inveja Claudio, esse é meu sentimento. Inveja boa, claro. Gostaria de ver o mesmo no Gnome também, o qual me adaptei melhor. Mas é uma comunidade muito conturbada, polêmica e apesar do seu jeito, tem contribuído muito para o Linux, mas o KDE avança de forma a realmente dar inveja.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Julho 2013, 23:06

Penso exatamente o mesmo que você disse Marcos! Sem tirar nem pôr!

Infelizmente não temos toda essa vontade no Gnome :( E o pior disto tudo é que o Gnome sempre foi o "menino de ouro" dos investidores e o KDE sempre foi o "patinho feio". E mesmo assim, com muito menos investimentos conseguem talvez até superar o Gnome.

Apenas não superam numa coisa: a elegância do Gnome com uma usabilidade muito boa.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 3 de Julho 2013, 2:01

Eu acho que é comodidade mesmo. O Gnome é o mais usado. Está na maioria das distribuições. Está em uma posição confortável no momento.
Também não sei como é o ambiente para trabalhar no projeto.
O KDE parece ser muito bom na parte de relacionamento entre os desenvolvedores. Esse pode ser o segredo, mas estou chutando, acompanho muito pouco a evolução dos projetos. Só tenho opnião sobre o produto final mesmo.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor abdo » Qua, 3 de Julho 2013, 11:55

marcos.vargens (03-07-2013, 2:01) escreveu:Eu acho que é comodidade mesmo. O Gnome é o mais usado. Está na maioria das distribuições. Está em uma posição confortável no momento.
Também não sei como é o ambiente para trabalhar no projeto.
O KDE parece ser muito bom na parte de relacionamento entre os desenvolvedores. Esse pode ser o segredo, mas estou chutando, acompanho muito pouco a evolução dos projetos. Só tenho opnião sobre o produto final mesmo.


Me parece ser justamente o contrário, o KDE é que está na maioria das distros, pode ser que o Gnome esteja nas mais populares... E outra vantagem do Gnome é ter o XFCE que lhe é muito similar, pelo menos ao Gnome2, o que faz com que a migração entre os dois seja mais facil e natural do que entre eles e o KDE.

No caso do Brasil em particular o KDE sempre foi o preferido das grandes distros brasileiras como Conectiva, Kurumin, Kalango, Muriqui, Big Linux, Epidemic... O Dreamlinux foi a exceção ao adotar o XFCE.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Julho 2013, 15:51

Abdo isso é fácil de explicar :D O ambiente gráfico KDE é um software muito direcionado ao público nerd, no sentido de ser direcionado ao pessoal que adora investir tempo a personalizar ao máximo o seu sistema digital. Ora, todas essas distros são (foram) claramente usadas por maioritariamente pessoal com um bom background em informática.

Qual seria a percentagem de utilizadores "normais" (e atenção que nesta conversa nenhum de nós o é pois temos já bons conhecimentos de Linux) nessas distros? Já no caso das distros não-KDE normalmente essas percentagens destacam-se mais.

Estou a dizer isto sem fundamentação concreta, no entanto, pelo que vejo, a minha opinião acaba por recair nisto.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor abdo » Qua, 3 de Julho 2013, 17:09

Claudio Novais escreveu:Abdo isso é fácil de explicar :D O ambiente gráfico KDE é um software muito direcionado ao público nerd, no sentido de ser direcionado ao pessoal que adora investir tempo a personalizar ao máximo o seu sistema digital. Ora, todas essas distros são (foram) claramente usadas por maioritariamente pessoal com um bom background em informática.

Qual seria a percentagem de utilizadores "normais" (e atenção que nesta conversa nenhum de nós o é pois temos já bons conhecimentos de Linux) nessas distros? Já no caso das distros não-KDE normalmente essas percentagens destacam-se mais.

Estou a dizer isto sem fundamentação concreta, no entanto, pelo que vejo, a minha opinião acaba por recair nisto.


boas Claudio

Na minha visão é justamente o contrário, o KDE por ser um ambiente mais completo acaba sendo mais acessível aos novatos que pouco ou nada precisariam acrescentar, diferentemente do Gnome...
Veja que o KDE apresenta um menu iniciar unico a la Windows enquanto o Gnome apresenta um iniciar dividido em 3, estou falando do Gnome 2...
Quando tomei contato com o linux pela primeira vez foi no século passado com Mandrake 8 ou 9 não me recordo bem, mas ele te dava a opção de escolher qual ambiente instalar, e aí optei pelo Gnome, porque? porque me amarrei no nome e no logotipo (o pezinho) já viu que foi uma escolha bem Técnica não é mesmo...

Bom neste meu primeiro contato com o Linux foi apenas para conhecimento pois ainda não tinha como acessar a internet e continuei com o windows. Nunca fui nerd ou entendido em informática, principalmnete naqueles tempos e mesmo com o windows acabei aprendendo a utilizar na marra de tanto fuçar e depois de detona-lo duas vezes, tendo de pagar para reinstalar o mesmo.

Tempos depois conheci o Kurumin e aí já consegui acessar a internet e passei a usar majoritariamente o pinguim, e como eu falei, todas as distros brasileiras de destaque naquela epoca usavam o KDE por padrão, e eu é que instalava depois o gnome. Aprendi bastante então com o Morimoto (através de artigos em seu site e forum) que era o mantenedor do Kurumin bem como em revistas especializadas em linux e que mensalmente distribuiam um cd com uma distro, e daí é que comecei mesmo a fuçar e testar outras distros.
Ainda podemos acrescentar a aquela lista de distros que usavam o KDE o próprio Red Hat que ainda não tinha se desdobrado em Red Hat e Fedora...

E, talvez como você disse, eu não seja um usuário normal, mas estarei apenas um nada acima disto pois nunca estudei o Linux, apenas o uso, fuço e procuro solução nos foruns disponiveis na net. E depois que aprendi a particionar o disco, aí mesmo que perdi o medo de detonar um SO nas minhas experiencias, já que não havia mais riscos para os meus arquivos... o que não aconteceu com o windows...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Julho 2013, 20:03

Eu chamaria a você de exceção, que existem sempre! ;)

Mas claro que isto que eu disse é apenas uma opinião, que posso estar errado. Mas o que me parece é isso mesmo. Quem dantes ia para o Linux queria duas coisas: segurança e maneira de modificar tudo o que quisesse à sua medida. Ora, o Linux com KDE é perfeito para isso. :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançado Kubuntu 13.10 Alpha 1

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 3 de Julho 2013, 20:05

Abdo,
Não é assim para todos. Eu comecei com o Mandrake também. Mandei o Linus(coitado) muitas vezes para aquele lugar, justamente por causa da quantidade de opções do KDE. Eu me perdia nelas.
Quando usei Ubuntu, foi amor a primeira vista pelo Gnome. Não tinha uma pancada de opções, mas tudo que eu queria estava ali, na minha mão, sem fazer esforço. Muito inteligente simples e direto. Sem "firulas". Sentia falta de algumas coisas, mas usava tão pouco que entendia porque não estavam a mão.

Concordo que as distros mais conhecidas usem Gnome ao invés da maioria. Na verdade conheço poucas distros, por isso fiquei com essa impressão.

Mas quando instalei o Ubuntu no note de uma amiga que entende nada de informática, ela achou o Gnome muito melhor e mais fácil que Windows 7 (que ela não entendia nada também xD ). Se fosse KDE acho que ela mandaria tirar.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 90 visitantes

cron