Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 23:56 Pesquisa avançada

PulseAudio 4.0: melhorias no Suporte para Áudio Bluetooth

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

PulseAudio 4.0: melhorias no Suporte para Áudio Bluetooth

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 5 de Junho 2013, 10:47

O PulseAudio 4.0 já está disponível para download e inclui grandes mudanças para o código do Bluetooth, visando melhor capacidade de manutenção e confiança no suporte ao áudio via Bluetooth no servidor de som. Juntamente com várias melhorias de desempenho, também existe um número de bugs corrigidos no código, responsáveis pela baixa latência dos streaming de áudio, que poderiam reduzir os dropouts quando executando streams de baixa latência.


O Pulseaudio é a aplicação de som padrão para o suporte a áudio em muitas distribuições Linux. Agora, o mesmo inclui um módulo de nome module-role-ducking que reduz de forma temporária a saída de volume nos players de música e vídeo, quando aplicações mais importantes - como o softfone - estão ativadas. A nova versão do PulseAudio também é capaz de efetuar um forward do nome dos monitores HDMI, simplificando a seleção de dispositivos de saída. Os desenvolvedores também adicionaram novo código para habilitar o bash e o zsh, ao completar chamadas na linha de comando para programas PulseAudio. Outras mudanças estão listadas nas notas de lançamento para a versão 4.0.

Instalação no Ubuntu 13.04 e 13.10



Existe um PPA que disponibiliza as últimas versões do PulseAudio para o Ubuntu de forma simples e automática (para receber notas atualizações). No entanto, nesse repositório ainda consta a versão anterior à 4, a 3.99.2.

Caso você queira usar essa versão e ficar à espera da nova, execute o comando seguinte para adicionar o repositório. Tenha em atenção que este repositório apenas disponibiliza pacotes para o Ubuntu 13.04 e Ubuntu 13.10:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-audio-dev/pulse-testing -y && sudo apt-get update



E depois adicionar o repositório, em princípio só precisa de atualizar o sistema. No entanto, caso não encontre nenhuma atualização do pulse audio experimente clicar ou executar o comando seguinte:
sudo apt-get install -y pulseaudio



Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: PulseAudio 4.0: melhorias no Suporte para Áudio Bluetoot

Mensagempor daniloabreus » Qui, 6 de Junho 2013, 21:24

Oi!
Como sou curioso, instalei aqui, mas agora o pulseaudio está consumindo muito na minha CPU. Além disso, sumiu o ícone do "som" do meu painel. Tem como eu reverter a instalação? Vi que esse procedimento pode ter riscos...
GRato!

daniloabreus
 
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Janeiro, 2013

Re: PulseAudio 4.0: melhorias no Suporte para Áudio Bluetoot

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 6 de Junho 2013, 21:34

daniloabreus (06-06-2013, 21:24) escreveu:Oi!
Como sou curioso, instalei aqui, mas agora o pulseaudio está consumindo muito na minha CPU. Além disso, sumiu o ícone do "som" do meu painel. Tem como eu reverter a instalação? Vi que esse procedimento pode ter riscos...
GRato!

Sim, faça:
sudo apt-get install -y ppa-purge

E de seguida:
sudo ppa-purge ppa:ubuntu-audio-dev/pulse-testing

Com isto irá reverter a versão do pulseaudio.

Mais informações sobre o PPA-Purge, veja aqui:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: PulseAudio 4.0: melhorias no Suporte para Áudio Bluetoot

Mensagempor gustavosotnas » Seg, 22 de Julho 2013, 3:58

Cara, esse procedimento ESTRAGOU o meu Linux Mint!

Foi só instalar esse pulseaudio novo (já havia o pulseaudio instalado por padrão, e na hora de instalar esse no terminal ainda mostra um aviso recomendando deixar a versão atual, mas eu acabei por instalar assim mesmo, pois achava que o problema com o audio estragado das notificações do Skype iria ser resolvido atualizando o pulseaudio) e depois de reiniciar agora só aparece "Do you want to restart Cinnamon? Cinnamon just crashed. You are currently running in Fallback Mode." Agora está horrível, sem transparência, sem system tray, nem consigo abrir as Configurações do Sistema! Como pode isso?

Como faço pra desfazer essa bagunça? Já tentei a solução do cara acima, mas também não resolveu. Enquanto o problema continuar eu vou usar o Windows e se não resolver vou acabar reinstalando o Linux Mint... :(
Avatar do usuário
gustavosotnas
 
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Julho, 2013
Localização: Goiânia

Re: PulseAudio 4.0: melhorias no Suporte para Áudio Bluetoot

Mensagempor CelticWarrior » Seg, 22 de Julho 2013, 11:14

A solução do companheiro Luis Cardoso deveria funcionar. Caso contrário o problema era/é mais profundo.
Galiza Nação!
Avatar do usuário
CelticWarrior
 
Mensagens: 136
Registrado em: 16 Julho, 2013

Re: PulseAudio 4.0: melhorias no Suporte para Áudio Bluetoot

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Julho 2013, 13:37

@Gustavo, tal como o Celtic disse, se a solução do Luís não funciona então o problema não deve estar relacionado com esse novo pulseaudio. Para além disso, se realmente não funcionou a dica do Luís, não faço ideia como solucionar.

Os dois comandos que ele referiu funcionaram corretamente?

O que acontece se você mandar instalar o pulseaudio?
sudo apt-get install -y pulseaudio
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 117 visitantes

cron