Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 8:41 Pesquisa avançada

De mudança para o GNU/Linux

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

De mudança para o GNU/Linux

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 24 de Setembro 2011, 18:35

Boa tarde, desejo que todos esteja bem!

Mudar para um sistema operacional novo e muito diferente é um grande esforço. É claro que você não tem que mudar completamente pois nada impede que você use vários sistemas operacionais. Até mesmo no mesmo computador. Este artigo descreve algumas das coisas a se considerar antes de se aventurar no mundo maravilhoso do GNU / Linux. Preste bem atenção.

Por que usar o GNU/Linux

Existem muitas razões pelas quais milhões de pessoas gostam de usar GNU / Linux. Pode ser tanto de ordem técnica, natureza financeira, ética ou filosófica. Depende muito de opiniões pessoais. Aqui está uma lista com algumas das razões mais comuns para a escolha do GNU / Linux:

Segurança – Vírus, spyware, etc, são virtualmente inexistentes.
Manutenção – Esqueça a verificação de vírus e spyware, desfragmentação, limpeza do registro e reinícios freqüentes.
Estabilidade – O GNU / Linux é muito estável. Aplicativos individuais podem falhar, mas o sistema operacional cair é muito raro.
Software livre – Você pode executar o software que quiser, estudar o código fonte, modificá-lo e compartilhá-lo.
Padrões abertos – O GNU / Linux e os aplicativos para ele geralmente suportam padrões abertos, possibilitando a interoperabilidade com outras plataformas.
Comunidade – O GNU / Linux é um esporte de equipe em todo o mundo.
Economia – A maioria das distribuições GNU / Linux podem ser baixadas gratuitamente e o mesmo vale para uma enorme quantidade de aplicativos para ele. E os requisitos de hardware são comparativamente modestos. Isso significa que você não precisa atualizar o seu hardware várias vezes.
Legalidade – Usar software gratuito de alta qualidade legalmente significa menos tentação para o uso não autorizado de cópias ilegais de software proprietário. Você também não vai apoiar um monopolista bem conhecido com múltiplas condenações por abuso de posição dominante no mercado.
Transparência – A maioria das distribuições GNU / Linux são desenvolvidas ao ar livre usando listas de discussão pública, canais públicos de IRC, bugtrackers públicos, etc.
Diversidade – Existem várias distribuições GNU / Linux a partir de diferentes fornecedores ou projetos de comunidade para diferentes fins oferecendo experiências de usuários muito diferentes.
Tentar algo novo – Tentar algo novo e diferente pode ser motivador para muitas pessoas.

Os desafios da mudança

Embora existam muitas vantagens em usar GNU / Linux, também pode ser um desafio mudar para algo novo, diferente e menos mainstream.

Curva de aprendizado – Você precisa aprender a usar um sistema operacional novo, bem diferente e com novos aplicativos também. E você terá que desaprender muito do que você já aprendeu com outros sistemas operacionais.
Aplicativos que estão faltando e jogos – Você pode perder aplicativos familiares, como por exemplo o Microsoft Office, Adobe Photoshop e jogos tradicionais. Dual boot, WINE ou máquinas virtuais oferecem soluções parciais para este problema. E, claro, existem alternativas de alta qualidade nativos para GNU / Linux também.
Falta de suporte a hardware – Antes de comprar novos componentes de hardware é recomendado fazer uma pesquisa de compatibilidade com o GNU / Linux.
Mais difícil de obter ajuda – Muitas vezes amigos, familiares e colegas de trabalho não serão capazes de ajudá-lo com o GNU / Linux. Por isso você vai precisar de ajuda online, que muitas vezes não é tão eficaz quanto a obtenção de uma ajuda local de um amigo.

Conclusão

A mudança não é fácil. Aqui vai alguns conselhos:

Seja realista – Não espere dominar o GNU / Linux dentro de uma semana ou duas. Você só dominou o sistema operacional anterior depois de talvez 10 anos de uso ou mais.
Mude gradualmente – Comece a instalar o GNU / Linux em um computador secundário ou em uma configuração de dual boot com o seu sistema operacional anterior ou, talvez, executado em uma máquina virtual. Comece aprendendo o básico e resolva os problemas com calma, um de cada vez.
Obtenha ajuda – Não tenha medo de pedir ajuda online ou em outros lugares.

Achei bem interessante a abordagem do texto e o transcrevi na integra neste tópico, créditos totais e merecidos a fonte do texto em apresso :arrow: Meu Pinguim

Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 79 visitantes