Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 15:49 Pesquisa avançada

O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 14 de Novembro 2013, 19:04

Olá melmelmelina,

Efetivamente é importantíssimo ter alguém que nos apoie em algo completamente desconhecido por nós. Apesar de eu ter uma opinião muito própria relativamente à usabilidade dos 3 sistemas operativos mais importantes para desktop, eu não vou explicar através dela. Na verdade eu vou dizer que todos eles são fáceis de utilizar depois de algum tempo.

E de facto são. Só é preciso aprender como eles funcionam. Depois disso ganhamos padrões de usabilidade completamente associados a esses sistemas e acabamos por estranhar qualquer outro comportamento. E é isto que acontece quando se tem de migrar de um sistema para outro, seja de Windows para Linux, seja de Windows para MacOS, seja o inverso!

Nós tendemos a ter alguma dificuldade de adaptação pois tentamos aplicar tais padrões numa usabilidade por vezes completamente contrária.

O exemplo mais fulcral é ver os utilizadores a pedir o duplo clique para instalar programas. Como não têm isso, acabam logo por dizer que o linux é dificil. Sem saber rigorosamente nada.
Ora, quem usa o Ubuntu sabe perfeitamente que a usabilidade ao nível de instalação de programas é consideravelmente melhor, pois não exige que se faça procuras de software e se tenha de escolher onde instalar. Basta abrir a central de programas e mandar instalar. Toda a instalação é feita de forma automática, não sendo preciso procurar, fazer download e só depois o duplo clique.

Em suma, as usabilidades são diferentes e não vou dizer que um é mais fácil que outro. Apenas digo que, se for com algum suporte de um amigo com experiência, todas essas desistências que podem ocorrer nos primeiros minutos acabam por dispersar pois é-nos dito como as coisas funcionam.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Anterior

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 64 visitantes

cron