Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 14:36 Pesquisa avançada

Nuvem privada ownCloud 5.0, com novos recursos

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Nuvem privada ownCloud 5.0, com novos recursos

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 16 de Março 2013, 0:15


.
A community edition do ownCloud 5.0 (mais informações aqui) está finalmente completa. Uma série de atualizações foram feitas para os serviços de nuvem instaláveis localmente : o web frontend, por exemplo, foi redesenhado para proporcionar mais espaço na listagem de arquivos do que nas versões anteriores. A interface do ownCloud 5.0 agora também exibe o nome do usuário atual, que pode ser clicado para chegar ao menu de configurações do usuário e ferramentas de administração.

A integração do ClamAV significa que os arquivos enviados para o servidor podem ser verificados automaticamente em busca de vírus, com arquivos suspeitos separados. Arquivos apagados acidentalmente também podem ser recuperados.

Melhorias foram feitas no calendário e serviços de contato em nuvem, que haviam sido largamente negligenciados anteriormente. Os eventos agora podem ser facilmente classificados como públicos, privados ou confidenciais, e uma série de problemas relacionados a letras com tremas foram resolvidos. Os desenvolvedores do ownCloud introduziram categorias para os contatos para que possam ser categorizados de diversas maneiras, e não apenas em ordem alfabética.


Os desenvolvedores também aproveitaram para fazer algumas mudanças estruturais. Serviços de armazenamento externos, como o S3 da Amazon e o Google Drive agora podem ser atualizados em segundo plano, e a comunicação entre os cliente e o servidor ownCloud também foi otimizada.

A community edition do ownCloud 5.0 está licenciada sob a AGPLv3 e pode ser baixada gratuitamente do ownCloud.org. Se o ownCloud 4.5 já foi instalado em uma máquina, no entanto, não deve ser atualizado usando o rsync, como de costume. Ao invés disso - após um backup completo, por razões de segurança - os usuários devem excluir todos os arquivos ownCloud e diretórios, exceto para o diretório de dados, que contém os dados do usuário, e o arquivo de configuração no diretório config, antes de descompactar o arquivo com o ownCloud 5.0. Feito isso, da próxima vez que o ownCloud for aberto todos os dados irão migrar para a nova versão.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 69 visitantes