Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 6:43 Pesquisa avançada

AMD Catalyst 13 para Linux já disponivel. Instale agora!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Possível solução para placas híbridas no Ubuntu 13.04

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Maio 2013, 18:33

Aos utilizadores que têm uma placa ATI, será que podem experimentar executar este procedimento do link abaixo? Já vi utilizadores a dizerem que o procedimento funciona. Gostava de ver mais pessoas a opinarem sobre o assunto. Caso efetivamente funcione isto é algo altamente importante para apresentar aos utilizadores das ATIs:

Se o procedimento realmente funcionar isto significará que os utilizadores já poderão ter as suas placas híbridas a funcionarem no Ubuntu 13.04, podendo assim trocar entre placa de vídeo para poupar bateria e quando quiserem poderem jogar com as máximas performances.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: AMD Catalyst 13.1 para Linux já disponivel

Mensagempor guilhermebarros » Ter, 14 de Maio 2013, 18:50

funciona para notebook tmb ?

guilhermebarros
 
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Maio, 2013

Re: AMD Catalyst 13.1 para Linux já disponivel

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Maio 2013, 18:55

A minha questão é mesmo essa. Estou a pedir para testarem pois não sei de mais nada. Só sei que alguns utilizadores já o fizeram e foram bem sucedidos. Este é um procedimento direcionado a sistemas híbridos com Intel e ATI/AMD, portanto creio que é precisamente para notebooks (acho que não há sistemas destes para desktops, pelo menos o objetivo de poupar bateria não faz grande sentido xD )
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: AMD Catalyst 13.1 para Linux já disponivel

Mensagempor helcioajr » Ter, 14 de Maio 2013, 18:55

Este procedimento funciona perfeitamente. ;D

helcioajr
 
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Maio, 2013

Re: AMD Catalyst 13.1 para Linux já disponivel

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Maio 2013, 19:03

Boa helcioajr!! Vejamos se com este seu contributo outros utilizadores fazem o mesmo! Acho cada vez mais que estamos finalmente perante uma solução que realmente funciona!

Este problema era um verdadeiro "calcanhar de aquiles" para quem tinha este hardware e queria usar o Ubuntu. Vou esperar mais algum feedback e se realmente a solução for genérica, irei tratar de fazer um artigo e espero que me ajudem na escrita do desenvolvimento (na revisão e possivelmente imagens).

Já agora, peço que tirem uma ou outro printscreen ao procedimento para depois fazer o artigo! Nem que seja printscreens apenas ao output do terminal! Dá sempre jeito ter imagens! Se gravarem um vídeo, perfeito!!! Sejamos uma comunidade e ajudemo-nos uns aos outros! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: AMD Catalyst 13.1 para Linux já disponivel

Mensagempor helcioajr » Ter, 14 de Maio 2013, 19:47

No momento estou no trabalho e não tenho como fazer isso, mas assim que possível encaminho os prints! Eu só não usei os scripts, estou executando os comandos via Terminal Emulator, mas vou cria-los mais tarde e irei testa-los também. A única coisa meio chata é que quando você executa o comando, tem que reiniciar o lightdm "na mão", e isso causa um logoff, mas é um preço muito baixo pelo beneficio que você consegue com a diminuição do consumo de bateria.

helcioajr
 
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Maio, 2013

Re: AMD Catalyst 13.1 para Linux já disponivel

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 16 de Maio 2013, 1:45

@helcioajr, quando puder partilhar mais informações agradeço! (talvez um vídeo seria perfeito, gravado com um smartphone por exemplo) ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Anterior

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron