Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 1:06 Pesquisa avançada

[DIGEST] Aconteceu de 27/08 a 31/08 no mundo de TI

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

[DIGEST] Aconteceu de 27/08 a 31/08 no mundo de TI

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 3 de Setembro 2012, 19:11

Essa semana que passou começou com um tremendo chacoalhão no mercado Android, com a derrota da Samsung pela Apple nas cortes americanas em um caso de violação de direitos intelectuais. A empresa coreana se viu obrigada a pagar mais de um bilhão de dólares para a criadora do iPhone e ainda pode ter 8 de seus aparelhos banidos do mercado americano. Falamos alguns dias depois sobre a iniciativa da Open Invention Network, um portfólio defensivo de patentes para proteger o Linux, de incluir a máquina virtual Dalvik e outros componentes essenciais do Android em sua definição do sistema operacional Linux.

A plataforma Android ganhou nessa semana a nova versão do navegador Firefox 15, que traz consigo uma infinidade de novos recursos e ferramentas. Também falamos do esforço de um estudante universitário para adaptar o motor de jogos Blender para a especificação OpenGL ES 2.0 e para o Android, esforço que foi financiado pelo Google durante o evento Summer of Code 2012.

O OpenStack também esteve em destaque essa semana, com a surpreendente notícia de que a VMware está buscando se associar à fundação que controla o desenvolvimento da plataforma; tida por muitos como a principal competidora proprietária da plataforma de computação em nuvem em código aberto, a VMware tem se integrado mais e mais no ecossistema de código aberto com projetos como o SpringSource, RabbitMQ e a recém-comprada Nicira. Falamos também do lançamento da distribuição OpenStack da SUSE, chamada de SUSE Cloud, e capaz de criar um ambiente local de IaaS muito similar ao Amazon EC2.

Outro fato de importância da semana foi o anúncio de segurança que realizamos envolvendo uma falha no Java 7. A vulnerabilidade, já corrigida pela Oracle em uma atualização lançada nesta sexta-feira, inutilizava todo o esquema de segurança de sandbox criado pelo Java e permitia a execução de código arbitrário em qualquer sistema operacional em que o Java estivesse instalado. Repetimos aqui que todos devem atualizar suas instalações Java assim que possível.

Essa foi também a semana de lançamento do primeiro beta do GNOME 3.6. O ambiente de trabalho traz novidades em sua interface, como uma bandeja de mensagens completamente redesenhada e uma nova forma de acessar as listas de aplicativos. E falamos com pesar da saída do líder do projeto OpenIndiana; em sua carta de despedida ele se mostrou desapontado com o esforço realizado pelas empresas na manutenção do núcleo illumos, base do seu projeto.

A semana não ficou só nisso, ainda tivemos mais notícias sobre segurança, desenvolvimento e o mercado empresarial de TI e computação em nuvem, não deixe de assinar nosso Twitter e curtir nossa página no Facebook para se manter atualizado com as melhores notícias sobre software livre e código aberto.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Linux new media

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 86 visitantes

cron