Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 6:59 Pesquisa avançada

Projeto GNOME quer conquistar o mundo com GNOME 4.0/GNOME OS

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Projeto GNOME quer conquistar o mundo com GNOME 4.0/GNOM

Mensagempor Thauan Francisco » Ter, 31 de Julho 2012, 23:08

portanto que continuem a fazer o GS em javascript,ta tudo bem.
pq o gnome shell é beeeeem facil de modificar via arquivo .JS :rox:
se o 4.0 for ruim,eu mesmo vou ter que fazer um fork do gnome shell.
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Re: Projeto GNOME quer conquistar o mundo com GNOME 4.0/GNOM

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 31 de Julho 2012, 23:15

Darkgx(darkthauangx) » Ter Jul 31, 2012 11:08 pm escreveu:se o 4.0 for ruim,eu mesmo vou ter que fazer um fork do gnome shell.

:upsiu:

Só me preocupa é uma coisa: quando mudam o número criam muitas novas etapas e por vezes novas filosofias. Com isto há uma instabilidade associada. Basta ver que o Gnome3 ainda está longe de ser estável como o Gnome2, nomeadamente na falta de funcionalidades no modo clássico e até na shell; e o Kde que demorou a ficar bom para utilizar, talvez só na versão 4.6 ou 4.8.

Portanto, a quererem fazer um Gnome4, isto significará mais instabilidade o que me preocupa, pois o Ubuntu anda a perder alguma credibilidade (pelo menos em quem percebe de Linux) muito por causa da instabilidade associada não só ao Unity mas também a esta mudança do Gnome3 que traz de arrasto no Python3 que está igualmente em fase de evolução.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Repetindo o que comentei no tópico do g+

Mensagempor AmmonMa » Qua, 1 de Agosto 2012, 0:17

Pois é. Desculpa, mas acho que eles não estão prontos. O que mais vem polemizando no mundo linux nessas últimas semanas foi o post de um dos desenvolvedores do projeto que estava em visível sindrome de burnout.

De acordo com ele, programadores líderes estão saindo. O GTK tem apenas um programador(ele mesmo), projetos como o evolution nenhum. Dos poucos envolvidos, 9 trabalham para a red hat o que faz o GNOME ser basicamente, um projeto da mesma(e isso é muito ruim, nem preciso dizer o porque).Alem disso, mais e mais distros estão deixando o GNOME.

Jono Bacon,um dos engenheiros da canonical fez um post gigante e muito interessante no seu blog falando o seu ponto de vista. Recomendo muito pra quem tem tempo ler os dois posts (e os comentários, pra quem tem muito tempo mesmo)
http://blogs.gnome.org/otte/
http://www.jonobacon.org/2012/07/30/sta ... um=twitter

Ainda, uma coisa é a gnome-shell, a UI padrão da interface GNOME, e a outra é o GNOME3 em si. Verdade seja dita, "out of the box" a experiencia na gnome-shell é muito ruim, muito aquém daquilo que era a GNOME2.

Imagina o sufoco que é pro não power user:"olha, pra deixar a sua interface utilizável, voce vai nesse site aqui e procura até instalar esse monte de extensões". Impraticável.

E o pior, de versão pra versão, algumas dessas extensões podem simplesmente não funcionar, então além de procurar no site por esses tweaks, voce tem que ler os comentários e ver se funciona para a versão atual, impraticável ao quadrado.Atualizar o GNOME 3.2 pro 3.4 é pedir pra pelo menos 30% das suas extensões ir pro brejo...Que dirá o 3.6

Como uma interface touch é ok, mas e aí? Como é que se pretende competir num mercado que ja é dominado pelo ios e android?O plano do projeto GNOME de 20x20 (20% de todos os desktops em 20 anos) é uma piada (alias acho que é uma piada mesmo , espero que seja). Sem contar que o KDE com o plasma active e o vivaldi tablet estão ai na porta esperando pra entrar no mercado.

A canonical pra mim toma uma estratégia mais acertada nesse sentido, atacando na oportunidade certa e mesmo assim, seu plano é tomar 5% de todos os desktops no futuro, estratégia bem mais tangível.O Unity, pode se falar o que quiser dele, mas faz tanto sentido como uma ui desktop tanto mobile, não posso dizer a mesma coisa da gnome-shell.

Sendo justo, depois de tweekar minha interface até a coruja dizer chega, eu gostei da experiencia. Quem saca de js se acaba e usa como uma ferramenta de estudo. A idéia é excelente, inclusive, não faz sentido técnico forkar gnome-shell nem o mutter por que eles ja são ridiculamente flexíveis.

Mas sinceramente? Na minha opinião eles não estão prontos para entrar num mercado mobile, não estão prontos para lançar uma distro e temo pelo futuro do projeto se continuar nesse ritmo.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Repetindo o que comentei no tópico do g+

Mensagempor tiagokalisto » Qua, 1 de Agosto 2012, 3:59

AmmonMa » Ter Jul 31, 2012 9:17 pm escreveu:Pois é. Desculpa, mas acho que eles não estão prontos. O que mais vem polemizando no mundo linux nessas últimas semanas foi o post de um dos desenvolvedores do projeto que estava em visível sindrome de burnout.

De acordo com ele, programadores líderes estão saindo. O GTK tem apenas um programador(ele mesmo), projetos como o evolution nenhum. Dos poucos envolvidos, 9 trabalham para a red hat o que faz o GNOME ser basicamente, um projeto da mesma(e isso é muito ruim, nem preciso dizer o porque).Alem disso, mais e mais distros estão deixando o GNOME.

Jono Bacon,um dos engenheiros da canonical fez um post gigante e muito interessante no seu blog falando o seu ponto de vista. Recomendo muito pra quem tem tempo ler os dois posts (e os comentários, pra quem tem muito tempo mesmo)
http://blogs.gnome.org/otte/
http://www.jonobacon.org/2012/07/30/sta ... um=twitter

Ainda, uma coisa é a gnome-shell, a UI padrão da interface GNOME, e a outra é o GNOME3 em si. Verdade seja dita, "out of the box" a experiencia na gnome-shell é muito ruim, muito aquém daquilo que era a GNOME2.

Imagina o sufoco que é pro não power user:"olha, pra deixar a sua interface utilizável, voce vai nesse site aqui e procura até instalar esse monte de extensões". Impraticável.

E o pior, de versão pra versão, algumas dessas extensões podem simplesmente não funcionar, então além de procurar no site por esses tweaks, voce tem que ler os comentários e ver se funciona para a versão atual, impraticável ao quadrado.Atualizar o GNOME 3.2 pro 3.4 é pedir pra pelo menos 30% das suas extensões ir pro brejo...Que dirá o 3.6

Como uma interface touch é ok, mas e aí? Como é que se pretende competir num mercado que ja é dominado pelo ios e android?O plano do projeto GNOME de 20x20 (20% de todos os desktops em 20 anos) é uma piada (alias acho que é uma piada mesmo , espero que seja). Sem contar que o KDE com o plasma active e o vivaldi tablet estão ai na porta esperando pra entrar no mercado.

A canonical pra mim toma uma estratégia mais acertada nesse sentido, atacando na oportunidade certa e mesmo assim, seu plano é tomar 5% de todos os desktops no futuro, estratégia bem mais tangível.O Unity, pode se falar o que quiser dele, mas faz tanto sentido como uma ui desktop tanto mobile, não posso dizer a mesma coisa da gnome-shell.

Sendo justo, depois de tweekar minha interface até a coruja dizer chega, eu gostei da experiencia. Quem saca de js se acaba e usa como uma ferramenta de estudo. A idéia é excelente, inclusive, não faz sentido técnico forkar gnome-shell nem o mutter por que eles ja são ridiculamente flexíveis.

Mas sinceramente? Na minha opinião eles não estão prontos para entrar num mercado mobile, não estão prontos para lançar uma distro e temo pelo futuro do projeto se continuar nesse ritmo.


não sou muito fã do Gnome por n motivos, mais não gostaria que de ver esse protejo ser em algum momento descontinuado ou nas mãos de qualquer creio que isso não venha acontecer.

programadores da Red Hat compartilham o desenvolvimento Gnome entre a comunidade.
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: Projeto GNOME quer conquistar o mundo com GNOME 4.0/GNOM

Mensagempor Davysson Silva » Qua, 1 de Agosto 2012, 6:21

nuno_nunes » Ter Jul 31, 2012 9:41 pm escreveu:Por isso é que eu voltei para kde :)


Cuidado, agora que a nokia está quase falida o futuro do qt é incerto :/
Embora forks sempre "resolvam" o problema.
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Projeto GNOME quer conquistar o mundo com GNOME 4.0/GNOM

Mensagempor Bitetti » Qua, 1 de Agosto 2012, 12:42

Davysson Silva » Qua Ago 01, 2012 2:21 am escreveu:
nuno_nunes » Ter Jul 31, 2012 9:41 pm escreveu:Por isso é que eu voltei para kde :)


Cuidado, agora que a nokia está quase falida o futuro do qt é incerto :/
Embora forks sempre "resolvam" o problema.


Falir pode até falir, mas como o QT tem uma boa base de programadores e é muito bom, duvido q não ache quem o mantenha
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Projeto GNOME quer conquistar o mundo com GNOME 4.0/GNOM

Mensagempor AmmonMa » Qua, 1 de Agosto 2012, 13:38

Bitetti » Qua Ago 01, 2012 11:42 am escreveu:
Davysson Silva » Qua Ago 01, 2012 2:21 am escreveu:
nuno_nunes » Ter Jul 31, 2012 9:41 pm escreveu:Por isso é que eu voltei para kde :)


Cuidado, agora que a nokia está quase falida o futuro do qt é incerto :/
Embora forks sempre "resolvam" o problema.


Falir pode até falir, mas como o QT tem uma boa base de programadores e é muito bom, duvido q não ache quem o mantenha


Exatamente! Se falir, é bem provável que alguém pegue a graviola e continue o projeto. Ja o GNOME...edit: Aliás, alguém sabe como a Blue Systems ganha a vida?

E só pra deixar claro, é obvio que a red hat é uma excelente empresa que compartilha seu desenvolvimento com a comunidade. Sou fã de muito projeto la dentro. O problema é que em um projeto da comunidade livre, mais da metade dos desenvolvedores pertencem a uma empresa e isso realmente não é bom. Querendo ou não, os interesses da red hat podem se sobrepor por exemplo a alguma indecisão la de dentro.Assusta um pouco. Talvez, Bacon esteja certo e o GNOME tenha que se assumir logo como um projeto da red hat (tal como ubuntu se assumiu com a canonical).

Alias, é até bom que esteja acontecendo isso para servir de exemplo à alguns de nós que(ainda?) não entenderam. O software não é grátis, ele é livre! Ele não nos custa nada, mas ele custa a outras empresas muita coisa. Red Hat, Canonical, Novell e tantas outras pagam programadores para isso.

Enfim, o GNOME passa por mal períodos e eu também duvido muito que seja descontinuado. Meu medo maior é que uma das nossas forças de frente dos DE's vire um openbox da vida e fique somente com um nicho de entusiastas.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Projeto GNOME quer conquistar o mundo com GNOME 4.0/GNOM

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 1 de Agosto 2012, 18:56

Os kdes versoes 4 deu muitos erros e voltei para o gnome 2 e agora mudou para o gnome 3 eu passei para o KDE 4 e estou muito sastifeito :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Projeto GNOME quer conquistar o mundo com GNOME 4.0/GNOM

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 1 de Agosto 2012, 19:15

AmmonMa » 01 Ago 2012, 13:38 escreveu:
Bitetti » Qua Ago 01, 2012 11:42 am escreveu:
Davysson Silva » Qua Ago 01, 2012 2:21 am escreveu:
nuno_nunes » Ter Jul 31, 2012 9:41 pm escreveu:Por isso é que eu voltei para kde :)


Cuidado, agora que a nokia está quase falida o futuro do qt é incerto :/
Embora forks sempre "resolvam" o problema.


Falir pode até falir, mas como o QT tem uma boa base de programadores e é muito bom, duvido q não ache quem o mantenha


Exatamente! Se falir, é bem provável que alguém pegue a graviola e continue o projeto. Ja o GNOME...edit: Aliás, alguém sabe como a Blue Systems ganha a vida?

E só pra deixar claro, é obvio que a red hat é uma excelente empresa que compartilha seu desenvolvimento com a comunidade. Sou fã de muito projeto la dentro. O problema é que em um projeto da comunidade livre, mais da metade dos desenvolvedores pertencem a uma empresa e isso realmente não é bom. Querendo ou não, os interesses da red hat podem se sobrepor por exemplo a alguma indecisão la de dentro.Assusta um pouco. Talvez, Bacon esteja certo e o GNOME tenha que se assumir logo como um projeto da red hat (tal como ubuntu se assumiu com a canonical).

Alias, é até bom que esteja acontecendo isso para servir de exemplo à alguns de nós que(ainda?) não entenderam. O software não é grátis, ele é livre! Ele não nos custa nada, mas ele custa a outras empresas muita coisa. Red Hat, Canonical, Novell e tantas outras pagam programadores para isso.

Enfim, o GNOME passa por mal períodos e eu também duvido muito que seja descontinuado. Meu medo maior é que uma das nossas forças de frente dos DE's vire um openbox da vida e fique somente com um nicho de entusiastas.


Até pode ser que a nokia entretanto venda o QT :P
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Projeto GNOME quer conquistar o mundo com GNOME 4.0/GNOM

Mensagempor tiagokalisto » Qua, 1 de Agosto 2012, 19:46

mesmo a nokia vendendo o QT quer for compra-lo tem que liberar seu código pois devido o LGPL, acreditem ou não a Apple e a Microsoft usam (não sei se ainda usam) o QT.
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 61 visitantes

cron