Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:09 Pesquisa avançada

E aí Ubuntueiros, prazer Alex.

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Re: E aí Ubuntueiros, prazer Alex.

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Julho 2013, 20:46

Detetar @thiago! :D
Eu vejo detetar na resposta do Celtic xD

Sobre o seu problema, quando você executou a recuperação do Grub, você tinha o Windows hibernado ou algo do género? Se sim, foi precisamente aqui que deu o problema! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: E aí Ubuntueiros, prazer Alex.

Mensagempor Thiago Frazão » Ter, 23 de Julho 2013, 21:06

@Claudio, não prestei atenção neste detalhe. Por causa da dúvida, tentarei novamente.
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: E aí Ubuntueiros, prazer Alex.

Mensagempor CelticWarrior » Ter, 23 de Julho 2013, 21:29

Detetar (AO90), antes detectar. Tive que confirmar pois fiquei na dúvida mas afinal está certo (cf. http://www.priberam.pt/dlpo/). Infelizmente o nosso dicionário de referência (para o Galego reintegrado) ainda não atualizou (cf. http://www.estraviz.org/Detectar) e já era hora pois está estipulado nas bases para a atualização da comissom linguística da AGAL - Associaçom Galega da Língua -, entidade responsável pela norma reintegrada, que esta acompanhará o AO90 em todos os aspetos fundamentais apenas mantendo as caraterísticas locais distintivas. Isso é tudo quanto à questão ortográfica.

Quanto à questão técnica deve ser isso mesmo que o Cláudio sugeriu. Se o Windows está hibernado a sua partição não está acessível e portanto não pode ser detetada pelo grub. O mesmo passa com um disco/partição encriptado. Descobri isso quando tentei fazer um dual-boot com dois linux e o primeiro, Ubuntu 13.04, tinha sido instalado com a opção de encriptar todo o disco. Se alguém tiver uma sugestão... Ou talvez abrir um novo tópico seja melhor?...
Galiza Nação!
Avatar do usuário
CelticWarrior
 
Mensagens: 136
Registrado em: 16 Julho, 2013

Re: E aí Ubuntueiros, prazer Alex.

Mensagempor Thiago Frazão » Ter, 23 de Julho 2013, 23:58

Consegui! Provavelmente, o problema era esse mesmo.

Quanto a confusão entre os termos detetar e deletar, desculpe-me, minhas vistas me trollaram. Eu estava tão acostumado com detectar...
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: E aí Ubuntueiros, prazer Alex.

Mensagempor miles_maverick » Qua, 24 de Julho 2013, 0:16

Claudio Novais (05-07-2013, 13:02) escreveu:
alexvm.fartura (05-07-2013, 4:49) escreveu:Obrigado pela dica Claudio. Tem como eu instalar o Windows a partir do Ubuntu? ;x Não quero mais formatar o note haha


Tal como disseram por aí, o Windows dá problemas ao instalar pois, ao contrário do Ubuntu, não tem qualquer objetivo de dual booting, querendo o computador só para ele. Desta forma, quando você instala o Windows, ele irá querer ter todo o poder do computador e você não terá acesso ao Ubuntu.

Na verdade isto é o que acontece "visualmente". No entanto, a situação é bem simples. Na verdade o que acontece é que ao instalar o Windows você escolhe a partição, logo não perde o Ubuntu. E para além do Windows ser instalado numa determinada partição que você escolhe, ele irá mudar o MBR do disco e é aqui que você fica sem acesso ao Ubuntu. O MBR é uma espécie de atalho, que para simplificar, é como se fosse um ícone que está posicionado no botão de quando você liga o computador. Esse ícone irá apontar para uma partição. Só isto.

Ora quando o Windows é instalado o MBR é alterado para apontar para o Windows. Antes estava a apontar para o GRUB que permite escolher qual o SO a arrancar. Então a solução depois de instalar o Windows é tão simples quanto arrancar pelo CD do Ubuntu e recuperar o GRUB, que na prática o que vai acontecer é que o MBR vai passar a apontar outra vez para o GRUB e o GRUB ao ser atualizado irá detetar que há um novo Windows e o Ubuntu e portanto irá incluir esses sistemas na sua lista de arranque.

Tentei ser o mais simples possível, espero que compreenda. Caso tenha dúvidas, pergunte! ;)


Ou instala o grub na partição do Ubuntu e Gerencie e boot a partir do Windows.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Anterior

Voltar para Apresente-se!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes