Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 7:13 Pesquisa avançada

Oi pessoal

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Oi pessoal

Mensagempor ricardogouveia3 » Seg, 1 de Julho 2013, 12:15

Me chamo Ricardo Gouveia, tenho 17 anos, faço o primeiro semestre de ciência da computação na Universidade Federal do Oeste do Pará (logo, moro no Pará, mas sou de Pernambuco).
Desde meu primeiro contato com o computador, aos 7 anos, eu sabia da existência de outros sistemas que não fossem o windows. O ubuntu e o debian eram os linux que eu mais ouvia falar, só que sempre as pessoas me falavam muito mal desses sistemas, então eu meio que criei um preconceito com eles (leia o resto antes de me matar).
Nesse ano, estudando uma matéria chamada Tecnologias da Informação e da Comunicação, eu tive a oportunidade de participar de uma oficina de edição de vídeo em software livre, mais especificamente o kino e o cinelerra. Nessa oficina eu conheci o ubuntu e gostei muito. Então baixei e instalei na minha maquina com dual boot com windows 8, com 30 dos 500 gb, só pra testar; isso foi a mais ou menos duas semanas.
Avaliando o sistema, eu realmente me apaixonei ( :lu: ) por ele. O problema é que eu tenho uma certa dependência com programas do windows: alguns jogos (The Sims 3, Cities XL, Spore, GTA San Andreas, Age of Mythology, Minecraft) e alguns programas (Photofiltre Studio, iTunes, Safari) são realmente essenciais pra mim.
Eu gostaria de saber se tem uma forma de eu tornar meu computador com ubuntu somente sem perder esses programas (emular o windows ou alternativas com a mesma função e forma de utilização).
E também eu não instalei muita coisa ainda, por isso adoraria recomendações sobre softwares e jogos legais, bem como livros sobre o sistema!
Desde já agradeço, agora de forma livre :D
Ricardo Gouveia
Avatar do usuário
ricardogouveia3
 
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Julho, 2013

Re: Oi pessoal

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 1 de Julho 2013, 12:19

Seja muito bem vindo
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Oi pessoal

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Julho 2013, 16:44

Olá Ricardo,

Seja muito bem vindo ao Forum do ubuntued!! :yeah:

Bom, começando por onde você também começou, realmente o preconceito existe e ele é criado desde há muito pela Microsoft. Aliás esse preconceito sempre foi aplicado não só em Linux mas também em MacOS. Eu até usar o Ubuntu, sempre tive esse mesmo preconceito, tanto sobre Linux como para MacOS.

Ora, desde que comecei a ter contacto com o MacOS, mudei completamente de opinião! É um sistema extraordinário, mas fechado. O Steve Jobs conseguiu tirar esse preconceito através de um modelo de mercado muito inteligente: produtos de qualidade e com isso conseguiram destronar completamente esse preconceito que a Microsoft sempre conseguiu impingir.

Já no Linux, infelizmente para já não existe uma pessoa capaz de fazer algo como o Steve Jobs. Infelizmente temos só temos o Linus Torvalds que pensa muito para o seu umbigo e temos o Stallman que (apesar de ter muita razão em muitas coisas) faz mais inimizades que outra coisa qualquer. Por esse motivo o Linux tem tido muita dificuldade em destacar-se, apesar do Ubuntu estar num caminho favorável nesse sentido.

Bom, avante... Eu passei pelo mesmo e só conhecendo o Linux a sério é que realmente mudei. Eu sempre achei o Windows espetacular... verdade... Tempos antigos, mas é verdade xD Desde que conheci o Linux mudei de opinião completamente.

Inicialmente cheguei a continuar a usar muitos programas do windows, mas com o tempo fui substituindo com os programas do Ubuntu, que na maioria são o padrão do Ubuntu. Em todo o caso, se eu jogasse teria o problema de que os bons jogos são para Windows.

E é aqui que quero chegar: Eu recomendo vivamente o Ubuntu, no entanto, há certos nichos que não há hipótese e têm de usar o Windows, nomeadamente jogos e alguns programas proprietários como o CAD e o Photoshop.

Por isso, se você quer jogar muito, provavelmente o Windows é a melhor escolha. Se você jogar muito, mas tiver horas para isso, faça como muitos amigos meus: instale o Ubuntu em dual boot com o Windows e quando quiser jogar, reinicia e usa o Windows; De resto usa o Ubuntu.

Quanto a programas alternativos, normalmente existe sempre muitos programas e de muita qualidade, no entanto, você pode sempre experimentar os seus programas através do Wine. Já agora, para instalar programas conhecidos do Windows, sugiro que utilize o PlayOnLinux.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Oi pessoal

Mensagempor ricardogouveia3 » Seg, 1 de Julho 2013, 17:18

Oi Cláudio,
Obrigado pela sua resposta. Eu estou realmente decidido a tornar o Ubuntu meu sistema principal. Seguindo sua recomendação, vou manter uns GB no HD pra o windows por causa dos jogos, mas o resto vai tudo pro Ubuntu :)
Eu acho que o linux me ajuda não só fazendo meu computador iniciar 1000x mais rápido mais também com toda a preocupação com segurança que ele não me obriga ter. Além de que o ubuntu me permite uma boa personalização do sistema sem alterações de desempenho, pelo menos até agora.
Bom, é isso. Vou começar a alterar as partições do sistema pra enviar meus arquivos pro ubuntu. Até outra dúvida aqui no fórum!
Ricardo Gouveia
Avatar do usuário
ricardogouveia3
 
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Julho, 2013

Re: Oi pessoal

Mensagempor Thauan Francisco » Seg, 1 de Julho 2013, 17:38

Bem vindo ao *ubuntued*
:upsiu:
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Re: Oi pessoal

Mensagempor Registeel » Seg, 1 de Julho 2013, 20:34

Nunca abandone nenhum sistema operacional popular, você ainda terá de trabalhar com ele. Em universidades públicas colocam o software livre como a solução para todos os problemas mundiais, mas a verdade não é essa. O software livre oferece um contraponto de mercado ao software proprietário e um espaço para inovação. Você pode ser voluntário em uma equipe de desenvolvimento, auxiliando a desenvolver algum software relevante, ou obter ajuda no desenvolvimento de algum software iniciado por você e de repente fazer parte de um mega projeto, o que é ótimo para o currículo. Mas o software livre não responde ao mercado tão rápido quanto o software proprietário nem há garantias que um determinado software livre vá continuar existindo nos próximos cinco anos. Temos aí alguns casos de grandes distribuições Linux que sumiram porque o mantenedor desistiu do projeto ou porque a empresa que mantinha o sistema faliu. A força do Linux (e do software livre) está na comunidade de desenvolvedores voluntários e não no software propriamente dito. Por isso não considero inteligente largar o Windows, se as pessoas usam Windows, use também. Se usam Mac OS, use também.
Editado pela última vez por Registeel em Seg, 1 de Julho 2013, 20:38, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Registeel
 
Mensagens: 64
Registrado em: 16 Dezembro, 2012

Re: Oi pessoal

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 1 de Julho 2013, 20:37

Olá Ricardo Gouveia,

Seja :bemvindo: ao fórum :ubuntued:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Oi pessoal

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Julho 2013, 0:06

@Registeel, o Android que o diga! :D

Agora a falar a sério, sim, de certa maneira você tem razão. Mas... por quanto tempo? Não sei se será assim por dois motivos: os dispositivos móveis estão cada vez mais a ganhar maior mercado e os sistemas Linux nunca estiveram tão bons, principalmente em usabilidade.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Oi pessoal

Mensagempor ricardogouveia3 » Ter, 2 de Julho 2013, 12:43

@nuno_nunes, @Luis Cardoso, @Thauan Francisco obrigado!
--
@Registeel
Eu não abandonei o Windows, ele está aqui, só que "em segundo plano". E eu, sinceramente, não acredito que o fim do Ubuntu esteja muito perto. Acho que é confiável me dedicar ao Ubuntu agora, visto que já tenho mais de 10 anos de experiência com o Windows. A comunidade que mantém o linux aparenta ser bem forte, e eu mesmo quero fazer parte dela (assim que meu conhecimento sobre programação sair do nível ridículo).
Ricardo Gouveia
Avatar do usuário
ricardogouveia3
 
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Julho, 2013

Re: Oi pessoal

Mensagempor ricardogouveia3 » Qua, 3 de Julho 2013, 11:36

[Atualização] é considerado abandonar o Windows se eu tiver excluido ele completamente mas instalado meus jogos no Ubuntu pelo wine?
Ricardo Gouveia
Avatar do usuário
ricardogouveia3
 
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Julho, 2013

Próximo

Voltar para Apresente-se!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes

cron