Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:28 Pesquisa avançada

Apresentação ZiLOG

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Apresentação ZiLOG

Mensagempor zilog » Sex, 19 de Abril 2013, 11:44

Boa tarde pessoal/galera!


Vou hoje fazer a minha apresentação, quase um ano depois da inscrição aqui no forum.

O meu nome é Nelson e o nickname é ZiLOG. Nasci no ano da revolução dos cravos de Portugal e sou da zona de Santarém.

Escolhi o nickname ZiLOG, porque é o nome do microprocessador do primeiro computador que tive. Um Sinclair Spectrum 128K +2A com o CPU ZiLOG Z80 de 8 bits.

Desde que tive um computador toda a minha vida mudou. Passei a ser apaixonado por tecnologia.

Depois do Spectrum tive um Commodore AMIGA 500 e mais tarde um PC, não me recordo qual o processador nem outras características. Talvez tenha sido um P2 MMX.

A minha principal utilização dos computadores no inicio era o divertimento com os jogos, mas depressa descobri a programação.

Nunca segui a carreira de programação nem da área de informática, mas o bichinho de aprender ficou sempre comigo.

Tenho milhares de PDF's no disco e alguns livros em casa de programação, principalmente de C e C++.

As linguagens de programação que eu tentei fazer alguma coisa e aprender foram, no Spectrum o BASIC e o assembler. No Amiga foi o AMOS, Blitz Basic e usando o compilador SAS/C. Mais tarde em PC Windows, continuei no C e C++. Tentei ir ao Java mas não gosto. Pascal programei na escola, mas também não gostei. Quando apareceu o Visual Basic aprendi algumas coisas e gostei. Visual C++ também gostei. As novas tecnologias .Net não gostei, principalmente o C#.Net que tentei usar e não consegui entrar nos eixos. Agora ando a tentar encarrilhar com o Python, mas ainda não tive tempo.

Eu relação ao Linux, comecei a usar os live CD's que vinham com a revista PCGuia e outras que não me recordo o nome. Na altura era o Mandrake e o Kurumi que vinham nas revistas. Também me recordo do SuSE.

Fiz uns dual boots com esses lives CD's, mas como ficava sempre sem Internet na instalação dos Linuxes, passado uns tempos desinstalava o Linux.

Só quando a minha ligação à Net passou a ser feita através de um router e que consegui ter Net no Linux é que me dediquei mais a descobrir este novo mundo.

De várias distribuições que testei, aquela que eu gostei mais foi do Ubuntu, talvez a versão 6 ou 7. Não me recordo. Pelo menos não me lembro de versões anteriores a estas duas.

Entretanto casei e tive filhos e o meu tempo livre passou a ser mais distribuído. O meu trabalho também não ajuda, por vezes já chego muito tarde a casa. Mas de vez em quando lá consigo arranjar um tempo para estar um tempo no computador.

Ultimamente tenho ficado muito desiludido com o Ubuntu, pois acho que está muito desorganizado e é uma distribuição muito pesada e com muitos bugs.

Para iniciantes é fácil de instalar e tem a Central de Programas para escolher os programas que queremos instalar. Mas eu já ando um pouco farto de erros atrás de erros e agora tenho aqui instalado o Arch Linux com o KDE e até agora nem um erro, bug ou crash. Com o que eu já andei aqui a inventar, a instalar e desinstalar, quando tinha o Ubuntu já tinha ocorrido crashes atras de crashes. Não estou a dizer mal do Ubuntu, só estou a descrever aquilo que aconteceu com o Ubuntu e a comparar com o que não acontece com o Arch. Se este é melhor ou não, isso não sei. Mas até ao momento estou satisfeito. Quando me fartar desta mudo para outra distribuição.

Mesmo usando agora outra distribuição Linux, continuo a visitar o Blog e o Forum Ubuntued para aprender e se for caso disso tentar ajudar.

O meu Avatar foi feito em http://www.faceyourmanga.com/ e depois modificado no GIMP para ficar parecido com os vossos.

E pronto. Acho que é só isto. Vou passando por aqui para estar dentro das novidades.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Apresentação ZiLOG

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Abril 2013, 12:33

Olá Nelson,

Antes tarde que nunca!! :D E começando pelo fim, sobre dizer mal do Ubuntu, por mim pode dizer. Apesar do Ubuntued, ser um site sobre o Ubuntu, isto não significa que o idolatremos cegamente! E creio que você sabe bem disso. ;)

Bom, sobre a sua história você teve um computador bem cedo! Havia jogos nessa altura? Não sei qual era o meu primeiro computador, foi em 91/92 e recordo-me que os jogos funcionavam com o clock do computador. E sei disso pois mais tarde, quando tive outro computador, ao experimentar alguns clássicos da minha infância a coisa funcionava absurdamente rápida. Se calhar nos dias de hoje nem víamos movimento xD

Quanto às linguagens de programação, creio que para alguém não formado, você escolheu as linguagens erradas. C e C++ é complicado, é preciso bater um pouco com a cabeça para entrar nos eixos. E Visual Basic apesar de ser uma ótima linguagem para aprender a programar, faz com que se tenha alguns vícios que sinceramente eu não gosto nada! Por exemplo, vícios tais que fazem não gostar da linguagem Java a c# que são excecionais ao nível de programação em si.

Em todo o caso, e não falando do produto final pois aí o C era o melhor, creio que a linguagem mais espetacular é o Python (um pouco a par com o Ruby). Você se souber um pouco de inglês quase que está a escrever uma história, em vez de programar.

Sobre as suas experiências com Linux, revi-me bastante. O primeiro Linux que tive contacto foi o Mandrake. Não gostei. De forma alguma. Depois instalar o Suse, por volta de 1999. Achei interessante, mas não tinha jogos, era feio e também não tinha internet visto que não havia quase drivers nenhuns para modems. Só mais tarde com um router é que tudo mudou. Aliás, foi mais ou menos na era dos routers que o linux começou realmente a crescer, diga-se.

Quanto aos últimos ubuntus e seus bugs. Bom sei que os bugs existem, no entanto, acho que muitas das conclusões precipitadas que as pessoas tiram é por causa do nada bom apport. Este programa devia estar ativo apenas nas versões de desenvolvimento, mas a Canonical anda a tomar iniciativas um pouco desajustadas para quem quer manter a credibilidade. E uma delas é trazer esse programa sempre ativo. Sobre ele e seus problemas, recomendo esta leitura:

Em todo o caso, sobre o Arch, creio que o mais difícil, chato, é avançar para ele. Se você já o usa e está bem, perfeito! Tenho a certeza que ele funciona mais rápido e certamente mais estável. Já muita gente disse que inclusive o unity funcionava muito melhor no arch xD

Para finalizar, espero sim vê-lo a participar muito mais por cá! E com isto não estou a dizer sobre nenhuma forma em específico. Simplesmente participe nas conversas! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Apresentação ZiLOG

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 19 de Abril 2013, 12:35

Olá Nelson,

Como nunca é tarde para dizer isto: Seja :bemvindo: ao fórum :ubuntued:

Eu descobri o Linux por indicações de um colega. Depois aproveitei o facto da revista Exame Informática disponibilizar nos seus DVD's, ISO's de distribuições Linux, para fazer o mesmo que refere, Dual Boot. Também tive um pouco desse problema, da falta de ligação à net que me fazia perder um pouco a vontade de explorar a 100% o Linux, porque na maioria não podia fazer algumas das coisas mencionadas nos artigos, porque requeria acesso à internet para descarregar pacotes...

Quanto ao Arch não dar problemas, isso é normal, porquê? Porque o Ubuntu ao ser fácil de instalar, significa que os seus pacotes são genéricos, i.e., não estão optimizados para X, Y ou Z hardware. Com o Arch, o Sistema é construído para o PC que tem em mãos, logo a instabilidade «é coisa que não o assiste» :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Apresentação ZiLOG

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 19 de Abril 2013, 12:59

Seja muito bem vindo ao :ubuntued:
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Apresentação ZiLOG

Mensagempor zilog » Sex, 19 de Abril 2013, 13:02

Obrigado ao Luis, ao Claudio e ao Nuno Nunes.

Respondendo à pergunta do Claudio: Sim, o Spectrum tinha jogos. Estavam gravados numa cassete. O Nuno Markl da Rádio Comercial e M80 já fez um cromo sobre isso.
Ainda hoje uso emuladores para correr alguns jogos do Spectrum e Amiga. Não para jogar, mas só para recordar os bons velhos tempo.

Quanto ao Ubuntu e Apport, talvez um dia dê mais uma oportunidade ao Ubuntu, instalando o Kubuntu e desligando o Apport.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Apresentação ZiLOG

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Abril 2013, 13:06

Em todo o caso, se você está confortável com o Arch não acho que vá ter essa necessidade xD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Apresente-se!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes

cron