Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:10 Pesquisa avançada

Oi, eu sou Adriano!

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Ivan Pedrozo » Qui, 27 de Dezembro 2012, 16:42

Claudio Novais (27-12-2012, 13:58) escreveu:Olá Ivan,

Antes de mais eu utilizo o MS Office.

Bom, apesar de o usar, não acho que seja drasticamente melhor que o LibreOffice. Na minha opinião, acho que o LibreOffice falha em dois aspetos: a fraquíssima interface, completamente desfasada da modernidade; falhas quando os documentos são grandes.

Quanto ao segundo aspeto, repara-se bem nesse pormenor na Folha de Cálculo (Excel), em que se um ficheiro tem alguns milhares de linhas, a instabilidade é algo constante, ou estamos constantemente a guardar as alterações ou então iremos de certeza perder muito tempo a perder e refazer coisas que deram asneira (o programa bloquear).

Relativamente ao primeiro aspeto, na minha opinião é o maior problema. O facto de ter uma interface completamente old-school faz dele algo fraco à partida. Creio que se eles dessem uma melhorada nisso, ele iria combater frente-a-frente com o Microsoft Office e com isso ia dar mais empenho aos programadores. Assim, "ninguém" se importa com ele. Isto é uma realidade, acreditem.

E porque digo que o MS Office não é assim tão melhor? Por exemplo o Office tem muitos mais problemas de compatibilidade entre versões que o LibreOFfice. As coisas no LibreOffice mantêm-se bastante estáveis de versão em versão. Enquanto que no MS Office os problemas entre documentos guardados em diferentes versões do MS Office são muito frequentes.

Em suma, não acho que o diferencial seja gigante, no entanto, enquanto não mudarem coisas simples como a interface, essa ideia será sempre geral.


Olá Cláudio,

Eu concordo contigo, porém acho que em alguns casos, na confecção de uma carta comercial, por exemplo, contendo cabeçalho e rodapé com logotipo, e com marca d'água como plano de fundo, o resultado é muito melhor com o MS Office, e claro, a interface faz bastante diferença, embora seja questão de hábito, quanto à compatibilidade entre versões é pura jogada comercial parar forçar atualizações.

Posso dizer que consegui substituir quase em 100% utilizando o libreoffice, salvo alguns poucos casos que recebo documentos contendo formulários e macros e tenho que preenche-los.

Utilizo bem pouco de planilhas, tenho uma com orçamento pessoal que não tenho encontrado muitos problemas com as fórmulas, exceto em alguns poucos casos, com os outros aplicativos ainda não passei por situação de não conseguir executar algo que já fiz no MS.

Algo que ainda não encontrei solução: a utilização de um banco de dados do Access. Embora tenha montado de forma gradual e lenta, a interface do MS é muito intuitiva e tudo está em Pt_Br, o que permitiu que alguém como eu, sem experiência nenhuma em BD ou qualquer tipo de programação criasse algo do tipo, pois bem, já não é da mesma forma no Base.
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Ivan Pedrozo » Qui, 27 de Dezembro 2012, 17:09

Luis Cardoso (27-12-2012, 14:45) escreveu:
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?p=35316#p35316 escreveu:Pois, nesse aspecto que referiste estou de acordo, o LibreOffice Calc ainda apresenta alguns problemas... Fazendo com que eu use o Gnumeric (ah pois, parece algo sem valor, mas é o que me tem safado xD ), pois consegue melhor compatibilidade entre formatos e é o que tem apresentado maior estabilidade!


Não conhecia, vou testar o Gnumeric com as fórmulas que tive problemas. :venia:
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 27 de Dezembro 2012, 17:20

Ivan Pedrozo (27-12-2012, 16:09) escreveu:
Luis Cardoso (27-12-2012, 14:45) escreveu:
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?p=35316#p35316 escreveu:Pois, nesse aspecto que referiste estou de acordo, o LibreOffice Calc ainda apresenta alguns problemas... Fazendo com que eu use o Gnumeric (ah pois, parece algo sem valor, mas é o que me tem safado xD ), pois consegue melhor compatibilidade entre formatos e é o que tem apresentado maior estabilidade!


Não conhecia, vou testar o Gnumeric com as fórmulas que tive problemas. :venia:

Veja aqui as funcionalidades dele:
http://projects.gnome.org/gnumeric/features.shtml
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Ivan Pedrozo » Qui, 27 de Dezembro 2012, 17:22

Luis Cardoso (27-12-2012, 16:20) escreveu:
Ivan Pedrozo (27-12-2012, 16:09) escreveu:
Luis Cardoso (27-12-2012, 14:45) escreveu:
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?p=35316#p35316 escreveu:Pois, nesse aspecto que referiste estou de acordo, o LibreOffice Calc ainda apresenta alguns problemas... Fazendo com que eu use o Gnumeric (ah pois, parece algo sem valor, mas é o que me tem safado xD ), pois consegue melhor compatibilidade entre formatos e é o que tem apresentado maior estabilidade!


Não conhecia, vou testar o Gnumeric com as fórmulas que tive problemas. :venia:

Veja aqui as funcionalidades dele:
http://projects.gnome.org/gnumeric/features.shtml


Parece bem interessante, vou instalar e testar. Obrigado Luís! :yeah:
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Anterior

Voltar para Apresente-se!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes