Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:17 Pesquisa avançada

Bom Dia chegando para entender melhor

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Bom Dia chegando para entender melhor

Mensagempor Fesasou » Qua, 12 de Setembro 2012, 13:48

Bom dia, conheci o linux especificamente com o Debian, no meu primeiro emprego como educador em um telecentro em meados de 2004 dai para frente gostei muito dessa distro. Passado alguns anos sem PC não pude me dedicar mais. Mas nunca deixei de acompanhar algumas noticias. E hoje venho aqui participar do grupo para aprender mais e ter a coragem de tirar esse Ruwindos aqui do note e instalar o Ubunto. Só espero comprar o HD externo para fazer isso. Pois ñ posso perder meus arquivos aqui. Então espero a compreensão de todos por minha ignorância no assunto até me adaptar novamente e me desalienar do mundo proprietário.
Avatar do usuário
Fesasou
 
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Setembro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Bom Dia chegando para entender melhor

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 12 de Setembro 2012, 14:06

Olá Fesasou,

Seja :bemvindo: ao fórum :ubuntued:

Se tiver alguma dúvida com essa transição, veja aqui no fórum (pois já apareceram aqui algumas dúvidas de utilizadores em semelhante situação) ou crie um novo tópico que explique detalhadamente o que está, ou não, a acontecer, as características do seu computador (no caso de ser problema de compatibilidade com algum hardware) e se o seu Ubuntu é 32 ou 64-bit. Por isso, em caso de dúvida, não hesite, há aqui uma comunidade pronta a ajudar ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Bom Dia chegando para entender melhor

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Setembro 2012, 14:11

Olá Fesasou,

Antes de mais seja muito bem vindo ao Forum Ubuntued! :D

Sobre o que o Luís disse, efetivamente sugiro que faça sempre todas as questões que precisar. Nós compreendemos que seja perfeitamente natural sentir muitas dúvidas e ter a necessidade de questionar tudo! ;)

Entretanto, sobre o seu começo, devo dizer que não foi bom. Porquê? Porque o seu começo exigiu muito de você! O debian é um sistema muitíssimo bom por ter uma base extremamente sólida e rápida para servidores, o que torna-o perfeito para isso. No entanto, como interface falha para os utilizadores normais que querem usar esse sistema nos desktops.

Creio que se se utilizou o Debian, com o UBuntu você vai-se maravilhar pois tudo funciona direitinho e de forma muito homogénea, complementar entre aplicações. Sobre instalar o Ubuntu, sugiro sempre que se faça cópias de segurança. Portanto, sugiro, sim, que faça isso que disse, que aguarde até ter um disco para gravar os seus dados! :)

Depois disso, é só ler este artigo uma vez (leia-o todo primeiro para saber no global o que vai fazer) e depois vá fazendo o que é dito no artigo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Bom Dia chegando para entender melhor

Mensagempor Fesasou » Qua, 12 de Setembro 2012, 14:23

Obrigado pela compreensão de vocês. Me desculpem, pois eu esqueci de citar que já utilizei o ubuntu, mas a muito tempo até a versão 9.04 e sei o quanto é bom e fácil de usar. O problema mesmo é a readaptação. Até me comparo a um usuário de drogas pra largar e viver limpo e livre. Meu é muito difícil migrar como o Claudio citou são muitas duvidas. Mas já foi decido quero migrar e pronto. Mas é só o tempo de arrumar o HD e encarar o Mundo Livre.


Muito obrigado pela recepção de vocês
Avatar do usuário
Fesasou
 
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Setembro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Bom Dia chegando para entender melhor

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Setembro 2012, 14:31

Nunca abordei o tema através dessa analogia, mas a verdade é que ela está bastante correta! A verdade é que o Windows não é algo negativo como uma droga, mas o facto de nos habituarmos de tal forma aquele funcionamento (a tal espécie de dependência) depois sentimos muita dificuldade em migrar para algo diferente.

Eu, por exemplo, senti muitas dificuldades a migrar pois tentava aplicar tudo o que fazia no Windows no Linux, mas a verdade é que a coisa não funciona igual! Se é mais fácil o Ubuntu ou mais dificil? Não acho que seja essa a questão, acho que simplesmente têm uma maneira diferente de abordar as coisas e ambas estão corretas.

Por exemplo uma das dificuldades que senti logo de inicio era a instalação de programas, eu tentava obter nas páginas da Internet os programas, mas na verdade o Ubuntu facilita imenso isso com a Central de Programas do Ubuntu. Mas como estamos habituados a tal coisa nem nos apercebemos dessas facilidades.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Bom Dia chegando para entender melhor

Mensagempor Bitetti » Qua, 12 de Setembro 2012, 14:48

Hehehe a analogia com drogas ilícitas sempre aparece, as vezes ela não é bem clara, talvez pensar na troca como "Decidir ser vegetariano quando todos lhe incentivam a comer carne" seja uma comparação mais consistente.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Voltar para Apresente-se!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 52 visitantes

cron