Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:15 Pesquisa avançada

Boas, tudo bem?

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Boas, tudo bem?

Mensagempor gil0mendes » Sáb, 4 de Agosto 2012, 13:49

Muito bom dia a todos.
Chamo-me Gil Mendes, tenho 19 anos, sou português e vivo em Amarante, Porto, Portugal, atualmente estudo Engenharia Informática, em Setembro vou para o segundo ano.
Adoro informatica, mas o que adoro mesmo é programação, desde 2005 até 2011 trabalhava num projeto que criei chamado Windowstec, onde publicava artigos sobre informática e alguns programas(utilitários) que desenvolvia.
Quando tinha 16 anos foi contactado pela Microsoft por ter conseguido burlar o sistema de segurança de uma build de testes do Windows Live Essentials que impedia que, alem de 15 e-mails autorizados, não conseguissem iniciar sessão naquela versão.
Depois disso tenho vindo a trabalhar num projeto chamado Noname, que em principio será apresentado nos finais do mês de Agosto/inícios de Setembro. Também ando a desenvolver um OS chamado Infinity OS.

Atualmente escrevo num blog pessoal, aqui.

Aqui fica uma pequena apresentação minha, :obrigado:
Avatar do usuário
gil0mendes
 
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Agosto, 2012
Localização: Amarante, Porto, Portugal

Re: Boas, tudo bem?

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 4 de Agosto 2012, 14:04

Seja muito bem vindo gil0mendes :bemvindo:

E meus parabéns por ter burlado o Windows LIve Essentials e pelo contato da Microsoft :yeah:

Espero com muita ansiedade pelo seu Infinity OS :OK:

PS: O Infinity OS é uma distribuição Linux?
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Boas, tudo bem?

Mensagempor gil0mendes » Sáb, 4 de Agosto 2012, 14:31

:obrigado: , não o Infinity OS é um OS desenvolvido de raiz, não uma distro Linux.
Avatar do usuário
gil0mendes
 
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Agosto, 2012
Localização: Amarante, Porto, Portugal

Re: Boas, tudo bem?

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 4 de Agosto 2012, 15:24

gil0mendes » Sáb Ago 04, 2012 10:31 am escreveu::obrigado: , não o Infinity OS é um OS desenvolvido de raiz, não uma distro Linux.


Você está criando o próprio Kernel ? 8|
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Boas, tudo bem?

Mensagempor gil0mendes » Sáb, 4 de Agosto 2012, 15:30

Sim, é muito difícil não há muita informação sobre estas partes de baixo nivel, mas existe sempre alguns foruns, livros e a estudar o kernel de outros sistemas operativos, e assim vou fazendo. Mas só aos fins de semanas já que é mais por diversão e para obter mais conhecimento, á semana tenho que trabalhar no Noname, pois é o que me dá dinheiro, mas nisto já tenho ajuda de um primo meu.
Avatar do usuário
gil0mendes
 
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Agosto, 2012
Localização: Amarante, Porto, Portugal

Re: Boas, tudo bem?

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 4 de Agosto 2012, 15:50

gil0mendes » Sáb Ago 04, 2012 11:30 am escreveu:Sim, é muito difícil não há muita informação sobre estas partes de baixo nivel, mas existe sempre alguns foruns, livros e a estudar o kernel de outros sistemas operativos, e assim vou fazendo. Mas só aos fins de semanas já que é mais por diversão e para obter mais conhecimento, á semana tenho que trabalhar no Noname, pois é o que me dá dinheiro, mas nisto já tenho ajuda de um primo meu.


Meus parabéns, tenho que tirar o chapéu para você xD

Espero que consiga criar o seu Kernel. Só uma dúvida, o kernel ele trabalha diretamente com as peças do computador, correto? Se existirem diversas peças em diversos computador, por exemplo, como ele lidaria com estas peças diferente? Precisaria criar um modulo diferente para cada peça? Só uma curiosidade que me bateu agora :geek:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Boas, tudo bem?

Mensagempor gil0mendes » Sáb, 4 de Agosto 2012, 16:26

Mais uma vez :obrigado:
Faço isto por gostar de conhecimento, gosto de saber e fazer um OS é um dos meus sonhos.

Sim, o Kernel é que faz a gestão dos recursos físicos ele é a ponte entre o Software a nivel do utilizador e o hardware. Nos Kernel's atuais é usado o conceito de modulo/kernel extension/driver para extender o suporte do Kernel a outros tipos de hardware. A comunicação entre o Kernel e, por exemplo, uma placa PCI é feita atravez de endereços de memória, podemos olhar para uma grafica, atravez deste excerto de codigo podemos ver como obter o id do chipset da grafica:
Código: Selecionar todos
#define CONFIG_MECH_ONE_ADDR   0xCF8
#define CONFIG_MECH_ONE_DATA   0xCFC
(...)
UInt32 get_chipset_id(void)
{
   outl(CONFIG_MECH_ONE_ADDR, 0x80000000);
   return inl(CONFIG_MECH_ONE_DATA);
}


Depois de obtermos o id do Chipset da GPU temos podemos obter com o modelo da grafica, por exemplo se o ID do Chipset for = 0x25608086 quer dizer que é uma grafica com um chipset Intel 845G, depois de saber-mos isto podemos atravez de um switch ... case, correr-mos o codigo relacionado com este chipset para termos acesso a VBIOS onde temos acesso a funções pre-programada pelo fabricante, e bla bla bla bla

Espero que tenhas entendido ;)
Avatar do usuário
gil0mendes
 
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Agosto, 2012
Localização: Amarante, Porto, Portugal

Re: Boas, tudo bem?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 4 de Agosto 2012, 17:20

Ola Gil,

Bem vindo ao fórum do Ubuntued! É muito bom saber que alguém com esse historial anda por aqui! É muito interessante ver pessoal a trabalhar em tão baixo nível quando na atualidade a preocupação de quase toda a gente é o maior nível: a Internet e sobre jquerys e frameworks que já desenham tudo.

Entretanto, estive a dar uma vista de olhos no blog e reparei que a procura de erros não é só feita no windows, também há para lá conteúdos de macOS :D

Bem, espero ver por cá a participar pois pessoal com essa vertente de conhecimento é sempre algo muito benéfico numa comunidade de informática! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Boas, tudo bem?

Mensagempor gil0mendes » Sáb, 4 de Agosto 2012, 17:26

OK, :obrigado:
Vou tentar participar ao máximo, já segui a página no Facebook a algum tempo hoje lembrei-me de registar para discutir um pouco com o pessoal :D

O mais engraçado é que ao fim de semana, sempre que tenho tempo é muito Low Level e a semana é muito High Level, tipo PHP, jQuery e afins, tudo que esteja relacionado com WEB.

E mais uma vez :obrigado:
Avatar do usuário
gil0mendes
 
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Agosto, 2012
Localização: Amarante, Porto, Portugal

Re: Boas, tudo bem?

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 4 de Agosto 2012, 17:32

Seja muito vindo
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Próximo

Voltar para Apresente-se!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes

cron