Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 9:27 Pesquisa avançada

Sugestão: Área de suporte

Nesta secção poderá sugerir ou até criticar o funcionamento do Ubuntued e do Fórum do Ubuntued. As sugestões e críticas não deverão ser sobre artigos em concreto, mas sobre o layout (aparência), modo como são publicados os artigos, secções do fórum, etc etc etc.

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Júlio Cedro » Qua, 15 de Junho 2011, 4:29

Considero positiva a criação de suporte no blog. Mas seria preciso ter um certo cuidado para não deixá-lo se perder. Sendo o seu site (Ubuntued) voltado explicitamente para o Ubuntu seria válido manter a mesma corrente no fórum. Para aqueles que tiverem dúvidas em relação a outros ambientes gráficos deverão ser encaminhados para os fóruns específicos. Com isso, evita-se a desvirtualização do Fórum Ubuntued. Em resumo: tirar dúvidas somente em relação ao ambiente gráfico Gnome/Ubuntu.
Avatar do usuário
Júlio Cedro
 
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Gramathur » Qua, 15 de Junho 2011, 5:31

Olha o que pensei, seria algo assim..

Por exemplo..
Um membro do fórum que já tenha conseguido resolver um problema qualquer no seu próprio computador (como placa de vídeo, áudio, bluetooh, wireless.. sei lá, qualquer problema).

Então, mesmo sem haver ninguém pedindo ajuda, este membro vem aqui no fórum e cria um tópico com a sua dica de resolução descoberta ou pesquisada por ele e que tenha já funcionado mesmo.

O fórum formaria com isto e com o tempo, um banco com um monte de dicas do tipo "receita de bolo" de resoluções para diversos tipos de problemas relacionados sim com o sistema Ubuntu.

Mas também poderíamos ajudarmo-nos uns aos outros, caso aparecesse algum membro com algum problema novo. Desta forma os membros com maior experiência poderiam ajudar este membro específico. E caso houvesse sucesso em resolver o problema, o resultado obtido já iria imediatamente para a área de dicas de hardware e já em formato de "receita de bolo".

Nada ambicioso e nem tão grande como o UbuntuBR, mas algo bem simples mesmo. E sim, respeitando as diversas fontes, caso estas tenham sido utilizadas, e também somente para o sistema Ubuntu mesmo.

Gramathur
 
Mensagens: 220
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Antonio Cascais » Qua, 15 de Junho 2011, 12:48

Excelente ideia Gramarthur. Gostei :yeah:
Avatar do usuário
Antonio Cascais
Redator
 
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Maio, 2011

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Paulo » Qua, 15 de Junho 2011, 14:11

Olá todos.
Gostaria de deixar também a minha opinião sobre o assunto.

Gramathur » Seg Jun 13, 2011 6:52 am escreveu:O que vocês acham de montar uma área de suporte de hardware para oferecer suporte para nós leitores?


A ideia é criar uma área de suporte específica para problemas de hardware ou uma área de suporte geral?
É que, no meu entender, problemas de hardware não têm nada que ver com este fórum/site, uma vez que Ubuntu é "apenas" um sistema operativo e não é o sistema operativo que "resolve" os problemas de hardware. Julgo que há muitos outros sítios na internet onde se podem procurar soluções para problemas de hardware.

Mas talvez o que o Gramathur tenha querido (provavelmente) dizer foi uma área de suporte para problemas do sistema operativo relacionados com a forma como o mesmo gere ou lida com o hardware da máquina. Em relação a essa ideia, não me oponho, mas aponto o seguinte:
    Não menosprezando de maneira nenhuma os leitores nem os redactores do Ubuntued, julgo que não há Know How suficiente para assegurar um suporte fiável: "aquilo que funciona comigo, pode não funcionar contigo".
    Essa motivação não se enquadra muito bem na visão do que o Ubuntued pretende dar aos seus leitores.
Posto isto, é óbvio que me podem dizer: "Cria-se a secção e, se for de alta qualidade, óptimo!, se não for, não faz mal, fica ali de qualquer maneira. Quem quiser usa, quem não quiser não usa."
Naturalmente que sim. Simplesmente, o facto de o fórum se dispersar muito em temas e variar significativamente a qualidade da informação de secção para secção só abona negativamente para a imagem de marca do Ubuntued. Penso que mais vale uma coisa mais focada e que possa dar informação de muito boa qualidade.

Cumps
Avatar do usuário
Paulo
 
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Bruno » Qua, 15 de Junho 2011, 16:02

Gramathur » Qua Jun 15, 2011 2:31 am escreveu:Olha o que pensei, seria algo assim..

Por exemplo..
Um membro do fórum que já tenha conseguido resolver um problema qualquer no seu próprio computador (como placa de vídeo, áudio, bluetooh, wireless.. sei lá, qualquer problema).

Então, mesmo sem haver ninguém pedindo ajuda, este membro vem aqui no fórum e cria um tópico com a sua dica de resolução descoberta ou pesquisada por ele e que tenha já funcionado mesmo.

O fórum formaria com isto e com o tempo, um banco com um monte de dicas do tipo "receita de bolo" de resoluções para diversos tipos de problemas relacionados sim com o sistema Ubuntu.

Mas também poderíamos ajudarmo-nos uns aos outros, caso aparecesse algum membro com algum problema novo. Desta forma os membros com maior experiência poderiam ajudar este membro específico. E caso houvesse sucesso em resolver o problema, o resultado obtido já iria imediatamente para a área de dicas de hardware e já em formato de "receita de bolo".

Nada ambicioso e nem tão grande como o UbuntuBR, mas algo bem simples mesmo. E sim, respeitando as diversas fontes, caso estas tenham sido utilizadas, e também somente para o sistema Ubuntu mesmo.

Excelente idéia mesmo :rox:
Bruno Alves
Imagem
Avatar do usuário
Bruno
 
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Junho, 2011

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 16 de Junho 2011, 1:48

Boas noites, estou com o Gramathur, sem dúvida que o conjunto das experiências de cada um relatadas aqui serão uma mais valia para todos na resolução de qualquer problema!

Lamento mas não concordo com o Paulo, mesmo em sites específicos dedicados à resolução de problemas de hardware, o que resulta para um, poderá não resultar para outro devido às diferenças de hardware, software, etc.
Dependemos um pouco da pesquisa pelo nosso problema individual à procura de uma correspondência num qualquer site e de tentativa e erro na aplicação de uma possível solução!
Quanto à suposta falta de "Know How" dos redactores do Ubuntued, não me parece ser verdade, pois os mesmos, neste forum já provaram ser de preciosa ajuda na resolução dos tais problemas relacionados com hardware (vide exemplo - Instalação do Ubuntu, tópico - internet sem fio), quer através de indicações próprias, quer através do reencaminhamento para os tais sites da "especialidade" onde o problema em questão foi resolvido de forma permanente!

E, como já escrevi, mais uma ajuda nunca é demais, especialmente, quando ela é em Português!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 16 de Junho 2011, 11:46

Paulo » Qua Jun 15, 2011 2:11 pm escreveu:Posto isto, é óbvio que me podem dizer: "Cria-se a secção e, se for de alta qualidade, óptimo!, se não for, não faz mal, fica ali de qualquer maneira. Quem quiser usa, quem não quiser não usa."
Naturalmente que sim. Simplesmente, o facto de o fórum se dispersar muito em temas e variar significativamente a qualidade da informação de secção para secção só abona negativamente para a imagem de marca do Ubuntued. Penso que mais vale uma coisa mais focada e que possa dar informação de muito boa qualidade.


Na verdade a minha opinião vai exatamente de encontro a esta opinião. Ou seja, claro que é sempre melhor ter mais uma secção e claro que nós podemos conseguir resolver muitas questões, no entanto, muitas outras não conseguimos resolver certamente. E digo isto pois sei de experiência, de contactos que me fazem diretamente por email e que são mesmo muito complexos, basta ver um pouco por esta secção do Forum do Ubuntu.

Entre Miguel, quanto à questão do Português, quando eu refiro o Fórum do Ubuntu BR, esse é um fórum Português, logo não há qualquer problema de idiomas. Por fim, tal como referido esse Fórum tem utilizadores com bastante mais experiência na resolução de tais problemas complexos.

Por fim, apesar de tudo, atualmente em princípio será criada a secção pois existe mais utilizadores a pedir.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Gramathur » Sex, 17 de Junho 2011, 0:57

Estive analisando melhor esta sugestão que dei. E pensando sobre os argumentos do Cláudio e do Paulo, percebo que de fato ambos têm razão mesmo! E muita razão!!

Analisei com profundidade e com muita atenção, de forma que gostaria de retirar esta sugestão da pauta do fórum. Realmente uma área de suporte como esta que sugeri, não está mesmo de acordo com a proposta de trabalho que o Ubuntued têm.

Eu acho que foi o calor da vontade em querer ajudar que me fez meter os pés pelas mãos e sugerir algo sem antes poderar com mais propriedade. Peço que os membros me perdoem por isto.

As ideias vão pipocando pela mente, de forma que conforme elas surgirem irei sugerindo. Mas a cada uma irei analisar antes.

Gramathur
 
Mensagens: 220
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Paulo » Sex, 17 de Junho 2011, 13:54

Gramathur escreveu:Eu acho que foi o calor da vontade em querer ajudar que me fez meter os pés pelas mãos e sugerir algo sem antes poderar com mais propriedade. Peço que os membros me perdoem por isto.


Não há nada para perdoar! ;)
Julgo que todas as sugestões são bem vindas e todos os membros devem ser incentivados a fazê-las, tal como o Gramathur o fez. :yeah:

Gramathur escreveu:As ideias vão pipocando pela mente, de forma que conforme elas surgirem irei sugerindo. Mas a cada uma irei analisar antes.


Aqui as esperamos. :)
Avatar do usuário
Paulo
 
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: Sugestão: Área de suporte

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 17 de Junho 2011, 21:23

Gramathur, quero que o Fórum Ubuntued seja um espaço em que todos os participantes, através da opinião, dirijam o seu percurso, por isso, caso realmente queiram que haja uma secção dessas cria-se! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Sugestões/Críticas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes

cron