Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:01 Pesquisa avançada

"Bye Bye SpamBot": Erro que aparece no Ubuntued

Nesta secção poderá sugerir ou até criticar o funcionamento do Ubuntued e do Fórum do Ubuntued. As sugestões e críticas não deverão ser sobre artigos em concreto, mas sobre o layout (aparência), modo como são publicados os artigos, secções do fórum, etc etc etc.

"Bye Bye SpamBot": Erro que aparece no Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Novembro 2011, 23:52

Antes de mais o Ubuntued está completamente bem de saúde e isto não é nenhum virus nem Spyware!

Hoje recebi vários emails dos leitores do Ubuntued a queixarem-se que o Ubuntued de vez em quando apresentava a mensagem "Bye Bye SpamBot", como podem ver na imagem abaixo (cedida pelo Luciano!).


Pois bem, fui investigar logo o que se estava a passar e sempre pensando nas modificações que fins no fim de semana passado. Qual foi a conclusão óbvio que cheguei? Foram elas as culpadas! :desdentado:

Óbvio, não? Bem, parece que não foi tão óbvio assim! Precisei de algumas horas para descobrir exatamente qual era o problema e a conclusão que cheguei é extraordinariamente caricata!

Ora bem as modificações que andei a fazer no fim de semana passado centraram-se no controlo de SPAM que o ubuntued ultimamente andava a receber. O número de comentários de SPAM recebidos e aceites indevidamente era de cerca de 4 por minuto!! Isto é um valor extraordinariamente alto ao fim do dia, já para não falar dos 4 ou 5 comentários a mais que recebia por minuto e eram filtrados com sucesso para o SPAM. Ou seja, o Ubuntued estava a ser bombardeado há já alguns meses com SPAM e eu tinha de fazer algo! E fiz! Arranjei maneira de controlar o SPAM com o Askimet e com uma ferramenta muito interessante que engana os bots!

Para além disso, eu quis também melhorar o desempenho do Ubuntued fazendo cache de todas as páginas para que elas fossem entregues a vocês o mais rapidamente possível. Isto já estava implementado há muito tempo, no entanto, a cache era renovada de 10 em 10 minutos o trazia ainda muita sobrecarga! O que resolvi fazer? Pôr de hora em hora.

E onde está o problema disto então? Aqui é que entra o caricato da situação! Os bots continuam a atacar fortemente o Ubuntued no entanto, o nível de "inteligência" deles é, felizmente, baixo o que faz com que eles caiam na armadilha da tal ferramenta que eu disse acima. E adivinhem o que é que os bots recebem com a ferramenta os descobre!? Pois é, ela responde com um "Bye Bye SpamBot"! E então porque vocês estão a ver esta resposta? Muito simples, o blog de hora em hora renova a cache das páginas mas apenas quando for a primeira pessoa dessa hora a aceder ao Ubuntued. E o que está a acontecer é que os bots estão a atacar tanto que por vezes são os primeiros da hora a aceder, o que resulta na construção de uma página em cache errada, pois é a resposta aos Bots e não é isso que queremos :doh:

Como vou solucionar este problema? Ainda não sei, mas infelizmente a batalha contra os Bots terá de continuar por isso terei de fazer algo com a cache, pois essa ferramenta está ser ótima a filtrar os bots! Talvez amanhã arranje uma solução! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Mostre o seu Desktop!

Mensagempor Di' stante » Ter, 8 de Novembro 2011, 23:54

Sim, Cláudio, continua acontecendo - é bom saber que está ciente, assim posso ficar mais tranquilo quanto a resolução do problema.
Avatar do usuário
Di' stante
 
Mensagens: 130
Registrado em: 24 Setembro, 2011

Re: Mostre o seu Desktop!

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 8 de Novembro 2011, 23:57

Claudio Novais » 08 Nov 2011, 23:52 escreveu:Isso está a acontecer neste momento? é que ocorreu durante a tarde e foi por causa de uns plugins que davam conflito uns com os outros! Pensei que o problema já tinha passado :roll:

continua activo, o código da página:
Spoiler:
Código: Selecionar todos
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<!-- Ticket #11289, IE bug fix: always pad the error page with enough characters such that it is greater than 512 bytes, even after gzip compression abcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890aabbccddeeffgghhiijjkkllmmnnooppqqrrssttuuvvwwxxyyzz11223344556677889900abacbcbdcdcededfefegfgfhghgihihjijikjkjlklkmlmlnmnmononpopoqpqprqrqsrsrtstsubcbcdcdedefefgfabcadefbghicjkldmnoepqrfstugvwxhyz1i234j567k890laabmbccnddeoeffpgghqhiirjjksklltmmnunoovppqwqrrxsstytuuzvvw0wxx1yyz2z113223434455666777889890091abc2def3ghi4jkl5mno6pqr7stu8vwx9yz11aab2bcc3dd4ee5ff6gg7hh8ii9j0jk1kl2lmm3nnoo4p5pq6qrr7ss8tt9uuvv0wwx1x2yyzz13aba4cbcb5dcdc6dedfef8egf9gfh0ghg1ihi2hji3jik4jkj5lkl6kml7mln8mnm9ono -->
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" dir='ltr'>
<head>
   <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
   <title>403 Forbidden</title>
   <link rel="stylesheet" href="http://ubuntued.info/wp-admin/css/install.css" type="text/css" />
</head>
<body id="error-page">
   <p>Bye Bye, SPAMBOT!</p></body>
</html><!-- hyper cache: bb5c3ea0e1bf4e55935d53602e5c8f3f 11-11-08 04:03:07 -->
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: "Bye Bye SpamBot": Erro que aparece no Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 9 de Novembro 2011, 1:53

Bem, para já vou desligar a referida ferramenta e bloquear todos os comentários. Apenas os que eu aceitar manualmente serão aceites! Atenção, não parem de comentar no blog Ubuntued! Continuem, deem-me esse trabalho de aceitar os vossos comentários! :desdentado:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: "Bye Bye SpamBot": Erro que aparece no Ubuntued

Mensagempor beregueder » Qua, 9 de Novembro 2011, 2:14

Se usa o Wordpress no blog?

O Akismet e muito bom cara, não tire ele não!
Acredito que esse erro mesmo foi só uma possível má configuração do plugin.

Ele só bloqueia os spam assim que ele e instalado, os possível spam anteriormente não serão "capturado" pelo plugin isso ter que que ser feito na mão mesmo!!

Eu usava ele no meu blog antigo e posso te fala que ele é um do melhores plugin para possível técnica de SEO no blog .


Precisando de ajudar!
O sábio não se exibe, e por isso brilhar.
Ele não se faz notar, e por isso é notado.
Ele não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo,ninguém no
mundo pode competir com ele.
Avatar do usuário
beregueder
 
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Junho, 2011
Localização: Brasilia

Re: "Bye Bye SpamBot": Erro que aparece no Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 9 de Novembro 2011, 2:37

beregueder » Qua Nov 09, 2011 2:14 am escreveu:Se usa o Wordpress no blog?

O Akismet e muito bom cara, não tire ele não!
Acredito que esse erro mesmo foi só uma possível má configuração do plugin.

Ele só bloqueia os spam assim que ele e instalado, os possível spam anteriormente não serão "capturado" pelo plugin isso ter que que ser feito na mão mesmo!!

Eu usava ele no meu blog antigo e posso te fala que ele é um do melhores plugin para possível técnica de SEO no blog .


Precisando de ajudar!

Eu sei bem disso, mas os bots cada vez estão mais inteligentes! Sempre utilizei o Akismet, mas os ataques têm sido cada vez maiores! E então tinha instalado a tal ferramenta que neste momento desliguei para nao dar esse erro. Essa ferramenta é o Invisible Defender e basicamente o que faz é o seguinte: pega nos campos de preenchimento do blog e troca-os e adiciona ainda outros invisiveis! Isso faz com que os bots queiram preencher tudo e da forma comum o que faz com que essa ferramenta os apanhe e diga "bye bye spybot!".

Basicamente o que estava a acontecer era haver cache dessas páginas! Como a cache funciona na primeira visita a cada hora e como o Ubuntued tem estado constantemente a ser atacado, a cache era feita sobre o erro e não sobre a página normal! :desdentado:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Sugestões/Críticas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes