Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 10:08 Pesquisa avançada

Ubuntued esteve em manutenção!

Nesta secção poderá sugerir ou até criticar o funcionamento do Ubuntued e do Fórum do Ubuntued. As sugestões e críticas não deverão ser sobre artigos em concreto, mas sobre o layout (aparência), modo como são publicados os artigos, secções do fórum, etc etc etc.

Ubuntued esteve em manutenção!

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 1 de Junho 2013, 20:05

Estivemos a migrar o servidor do Ubuntued, para termos mais espaço, mais liberdade e mais tráfego!

Atualmente o Ubuntued está numa máquina (virtual) dedicada, com o sistema Ubuntu a funcionar! As modificações trouxeram claras vantagens:




----- Post anterior:


Estamos em manutenção a migrar o servidor, sendo por isso possível que volta e meia deixe de funcionar.

Também se avisa, que foram perdidos alguns posts no meio do processo. Por isso pedimos que procurem os últimos posts que fizeram, para confirmarem que não foram perdidos. Caso se confirme a sua perda, pedimos que voltem a fazê-los, e lamentamos o sucedido.

Se encontrarem problemas agradecemos que avisem! ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntued está em manutenção!

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 1 de Junho 2013, 20:09

Já tinha reparado que as vezes falha a base de dados, mas eu não notei nenhuma falha em nenhum dos meus posts
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntued está em manutenção!

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 1 de Junho 2013, 20:12

nuno_nunes (01-06-2013, 20:09) escreveu:Já tinha reparado que as vezes falha a base de dados, mas eu não notei nenhuma falha em nenhum dos meus posts

Sim, essa falha deve-se à manutenção do servidor que por vezes interfere com a base de dados. Mas se entretanto notar algum outro problema, avise ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntued está em manutenção!

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Junho 2013, 20:14

Essas falhas ocorrem pois estamos a reiniciar várias vezes o servidor :p
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntued está em manutenção!

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 1 de Junho 2013, 20:21

Pelo as coisas estão a compor como o login não pede o captcha. :) mas se vir algo estranho eu aviso
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntued está em manutenção!

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 1 de Junho 2013, 22:25

Está tudo normal. Nao vejo diferenças .
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Ubuntued está em manutenção!

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Junho 2013, 2:42

Pessoal, o que vocês acham da velocidade aqui do fórum?

Antes nós tínhamos uma máquina partilhada com outros sites. A partir de hoje o forum (e em breve o blog) do ubuntued terão uma máquina dedicada. No entanto, agora há uma diferença, o servidor está nos Estados Unidos ao invés de em Portugal. Não sei como era aí no Brasil, mas aqui parece-me que ele era sensivelmente mais rápido em termos de latência. Mas gostava de saber o que vocês acham. Vamos a tempo de fazer o que for preciso!! ;)

Entretanto, com esta migração, como tenho total controlo do sistema (que antes não tinha) já pude corrigir o problemas das sessões. Agora o Captcha já não será mais pedido aquando do Login e agora as estatísticas dos utilizadores online já voltaram ao normal (antes não funcionavam devido a este problema de sessões).

Opinem! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntued está em manutenção!

Mensagempor Alessandra Vianna » Dom, 2 de Junho 2013, 3:37

Claudio Novais (02-06-2013, 2:42) escreveu:Pessoal, o que vocês acham da velocidade aqui do fórum?

Antes nós tínhamos uma máquina partilhada com outros sites. A partir de hoje o forum (e em breve o blog) do ubuntued terão uma máquina dedicada. No entanto, agora há uma diferença, o servidor está nos Estados Unidos ao invés de em Portugal. Não sei como era aí no Brasil, mas aqui parece-me que ele era sensivelmente mais rápido em termos de latência. Mas gostava de saber o que vocês acham. Vamos a tempo de fazer o que for preciso!! ;)

Entretanto, com esta migração, como tenho total controlo do sistema (que antes não tinha) já pude corrigir o problemas das sessões. Agora o Captcha já não será mais pedido aquando do Login e agora as estatísticas dos utilizadores online já voltaram ao normal (antes não funcionavam devido a este problema de sessões).

Opinem! :yeah:


Bem, nos últimos dias o fórum e o blog estavam um bocado lentos, até aparecia uma página de erro. Mas agora, passeando pelo fórum, eu acho que está normal e até consideravelmente mais rápido que antes.
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Re: Ubuntued está em manutenção!

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Junho 2013, 4:21

Olá Alessandra!

É verdade isso! Aliás, todos esses problemas que você falou foram a "gota de água"! Esta semana foi uma maratona para decidir que servidor, instalá-lo e prepará-lo para o mundo dos ataques informáticos. Penso que está razoavelmente bem protegido o ubuntued, mas claro que tudo isto é relativo e acaba por ser uma questão de tempo, portanto a melhor segurança é simplesmente estar atento e atualizado.

Em todo o caso como ia a dizer, estive esta semana a preparar este NOSSO novo bichinho que agora é dedicado apenas ao ubuntued. Neste preciso momento apenas o forum está no servidor, pois o blog é bastante maior, principalmente em acessos e portanto é preciso ter cuidado para que o servidor não fique congestionado. Como o blog tem muitas primitivas de caching ele não era muito afetado pelos problemas.

Já o forum era altamente afetado e por isso também levou com o celo de prioridade. Portanto agora estamos a usar o novo servidor. Como eu vivo em Portugal e o servidor era de Portugal, tudo era instantâneo. Agora como o servidor está nos Estados Unidos sinto alguma latência. E por esse motivo estava a perguntar o que vocês acham sobre a velocidade do site.

Como vocês do Brasil tinham de aceder a Portugal (antes) provavelmente agora não sentem grandes diferenças. Mas esse "provavelmente" é teórico, por isso agradeço mais pessoas deem feedback para ter a certeza que o servidor é no mínimo razoável.

Já agora, quando fazemos um post o servidor parece estar lento. Na verdade não está. O que está a acontecer é que o servidor ainda não tem a parte de email configurada e então ao fazerem um post o forum fica durante alguns segundos a tentar mandar emails de notificação que levam com um timeout por ainda não ter configurado isso.

Bom, aqui em Portugal são já 4 da manhã, por isso essa parte vou deixar para amanhã. Sobre o blog, talvez amanhã ou segunda esteja também já neste servidor! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntued está em manutenção!

Mensagempor Exploit » Dom, 2 de Junho 2013, 5:06

não senti diferença..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Próximo

Voltar para Sugestões/Críticas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron