Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 21:59 Pesquisa avançada

Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Nesta secção poderá sugerir ou até criticar o funcionamento do Ubuntued e do Fórum do Ubuntued. As sugestões e críticas não deverão ser sobre artigos em concreto, mas sobre o layout (aparência), modo como são publicados os artigos, secções do fórum, etc etc etc.

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 16 de Novembro 2012, 15:23

Sobre a pergunta, se você reparar e for programador vai aperceber-se do real motivo de eu fazer uma conta inclusive com aqueles valores! O objetivo é claro: tentar destruir o programa inversamente caso ele seja mal programado.

Sobre a questão dos captchas, tal como referi o tal programa ultrapassa essas coisas coisas automaticamente, infelizmente. Uma boa política era sem dúvida essa de bloquear os utilizadores novos a novos posts. Mas não só isso seria mau para quem precisasse de ajuda, como deixaria na mesma os spammers registarem-se.

Na última vaga de ataques ao forum do Ubuntued, que foi grande, os bots fizeram uma coisa inteligente: registaram-se meses antes e ficaram adormecidos. Isso deu tempo para passarem a ser utilizadores normais e então fizeram o ataque! Aliás eu perdi horas a procurar por possíveis bots adormecidos que se foram registando ao longo do tempo.

Aqui a solução passa por filtrar corretamente logo no registo e se eu não conseguir hoje fazer isso, hoje mesmo estarei a fazer as malas deste forum para algo mais capaz disso e acima de tudo para algo mais escalável ao nível de personalização manual.

É que aqui no Forum, eu se mexo em alguma coisa, depois é uma dor de cabeça (como sempre tenho) ao fazer a manutenção das atualizações!

@EulerFink, faça o pedido aqui e quando eu tiver tempo trato disso xD
viewtopic.php?f=14&t=238
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 16 de Novembro 2012, 15:24

yuryrodrigues (16-11-2012, 14:22) escreveu:
Claudio Novais (16-11-2012, 14:13) escreveu:Yury o Cadastro não estou a pedir pois não é aí que reside o spam. Se você vir o link (e este é apenas um exemplo de um bot) do tal xrumer que o Nuno pôs a apontar para a wikipedia vai ver que o programa faz tudo! Ele inclusive cria registos automaticamente no gmail!!!!


Não vi o link para o Wikipedia :facepalm2:

Mas pelo jeito este programa é realmente completo e bem difícil de lidar!

Não tenho mais ideias, nunca passei por algo do tipo :\

Yury aqui:
viewtopic.php?f=14&t=3214#p29712
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor Saresa » Sex, 16 de Novembro 2012, 15:27

A pergunta ficou boa mesmo! Acho que consegui responder por sorte, pois só entendi depois que já tinha feito o cadastro! (ou não dormi bem essa noite :P)
Pode excluir o usuário que fiz para teste, se quiser.
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 16 de Novembro 2012, 15:28



O programa é capaz de ignorar técnicas de segurança geralmente usadas por muitos fóruns e blogs para deter spam automatizado, como registro de contas, detecção de clientes, muitas formas de CAPTCHA e ativação por e-mail antes da postagem.


Nem CAPTCHA dá conta! :(
Mas a Wikipedia não diz nada sobre perguntas por escrito e aleatórias. Seria uma forma de segurança mais eficiente, eu acho.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 16 de Novembro 2012, 15:34

Saresa (16-11-2012, 14:27) escreveu:A pergunta ficou boa mesmo! Acho que consegui responder por sorte, pois só entendi depois que já tinha feito o cadastro! (ou não dormi bem essa noite :P)
Pode excluir o usuário que fiz para teste, se quiser.

Neste momento não tenho muito tempo para "perder" a apagar o seu usuário. deixe ficar assim. Só se lhe fizer falta o email ou assim :upsiu:

Sobre a pergunta, sei que muita gente vai tentar fazer a conta mas acho que rapidamente ficam a perceber depois de ver que dá erro! Para já, nesta primeira hora, não houve problemas de bots, portanto, é uma hora bem sucedida! Se repararem, houve cerca de 20 registos duas horas antes de eu fechar os registos, portanto creio que a esta hora já deviam ter aparecido mais registos! Mas se se virmos que eles ultrapassam essa pergunta, acho que na verdade eles têm é pessoas a responder e não são bots! E aí tentarei mudar a questão (mudando possivelmente o core do forum ¬¬ ) para algo igual mas dinâmico.



yuryrodrigues (16-11-2012, 14:28) escreveu:


O programa é capaz de ignorar técnicas de segurança geralmente usadas por muitos fóruns e blogs para deter spam automatizado, como registro de contas, detecção de clientes, muitas formas de CAPTCHA e ativação por e-mail antes da postagem.


Nem CAPTCHA dá conta! :(
Mas a Wikipedia não diz nada sobre perguntas por escrito e aleatórias. Seria uma forma de segurança mais eficiente, eu acho.


Pois, nos captchas devem ter encontrado um algoritmo invertido, ou então criaram um sistema mesmo inteligente para ver as imagens. Quanto a perguntas, essas já é mais dificil de responder ainda para mais em português! No entanto, se a equipa for um conjunto de pessoas (e isso existe na china!!!) e que saibam português, isso é uma questão que vai ser rapidamente resolvida, infelizmente :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor gil0mendes » Sex, 16 de Novembro 2012, 15:48

Avatar do usuário
gil0mendes
 
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Agosto, 2012
Localização: Amarante, Porto, Portugal

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 16 de Novembro 2012, 15:56


Sim Gil! Aliás este tópico nasceu da tal vaga de spam que o Forum do Ubuntued também sofreu há meses e que eu referi há alguns posts atrás! ;)

Aliás, foi com base nesse tópico até que eu decidi pôr a pergunta em vez dos captchas que pouco faziam!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 16 de Novembro 2012, 16:23

Claudio Novais (16-11-2012, 14:34) escreveu:
yuryrodrigues (16-11-2012, 14:28) escreveu:


O programa é capaz de ignorar técnicas de segurança geralmente usadas por muitos fóruns e blogs para deter spam automatizado, como registro de contas, detecção de clientes, muitas formas de CAPTCHA e ativação por e-mail antes da postagem.


Nem CAPTCHA dá conta! :(
Mas a Wikipedia não diz nada sobre perguntas por escrito e aleatórias. Seria uma forma de segurança mais eficiente, eu acho.


Pois, nos captchas devem ter encontrado um algoritmo invertido, ou então criaram um sistema mesmo inteligente para ver as imagens. Quanto a perguntas, essas já é mais dificil de responder ainda para mais em português! No entanto, se a equipa for um conjunto de pessoas (e isso existe na china!!!) e que saibam português, isso é uma questão que vai ser rapidamente resolvida, infelizmente :|

Já existem bons sistemas de leitura superiores aos habituais programas com OCR! Alguns até conseguem identificar caracteres -- escritos à mão -- correctamente (tendo em conta que são os mais complicados para uma máquina)! Já usei um dos mais básicos, para me auxiliar na aplicação de filtros para fazer destacar os caracteres numa imagem! Assim o texto podia ser lido sem obrigar a um enorme esforço da vista (e não, eu não o usei para os captchas, tenho mais que fazer que andar a spammar em blogues/fóruns).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 16 de Novembro 2012, 17:00

Bom, para já a pergunta está a dar conta do recado. Não houve nenhum bot em quase 3 horas.

Entretanto, temo é que nem todos os utilizadores saiba responder à questão ¬¬ Pois tentarão resolver ¬¬
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pessoal, o Forum do Ubuntued precisa de ajuda!

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 16 de Novembro 2012, 17:27

Claudio Novais (16-11-2012, 16:00) escreveu:Bom, para já a pergunta está a dar conta do recado. Não houve nenhum bot em quase 3 horas.

Entretanto, temo é que nem todos os utilizadores saiba responder à questão ¬¬ Pois tentarão resolver ¬¬

Tipo eu... NaN xD (até que percebi o que era pedido :lol: )
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Sugestões/Críticas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes

cron