Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 7:06 Pesquisa avançada

Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Nesta secção poderá sugerir ou até criticar o funcionamento do Ubuntued e do Fórum do Ubuntued. As sugestões e críticas não deverão ser sobre artigos em concreto, mas sobre o layout (aparência), modo como são publicados os artigos, secções do fórum, etc etc etc.

Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 11 de Junho 2012, 16:12

Sugira aqui conteúdos para o Ubunuted!

Imagem
Você conhece algum software que gostava de ver abordado no Blog Ubuntued? Então sugira aqui as suas ideias! Assim, nós redatores poderemos realizar um trabalho mais próximo das vossas necessidades!

As sugestões poderão ser das mais variadas, Temas, ícones, aperfeiçoamentos, programas, o que você achar que gostava que fosse abordado no Ubuntued. Depois, consoante a nossa disponibilidade iremos abordar esses temas! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor abdo » Seg, 11 de Junho 2012, 20:38

Boas Claudio

- Gostaria de ver uma serie de artigos abordando o tema Cloud Computing
- Com os principais serviços, suas caracteristicas, seus pacotes free e nonfree (aiii meu bolso)
- Vantagens e desvantagens em relação aos concorrentes
- Como utiliza-los com segurança

E um tuto atualizado de como instalar um chromeOs em nossos netbooks sem ter que comprar um chromebook.
Mas olha que quando pintar um chromebox aki pelas terras tupiniquins eu sou um comprador em potencial.

Taí minhas ideias, ou seriam desejos?
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor san_sd » Sáb, 7 de Julho 2012, 17:13

bom, um bom tema seria como se proteger quando acesa a Internet usando wi-fi públicos... tipo ninguem quer ter a sua senha do tt' face e adjacentes hakeadas :D
Avatar do usuário
san_sd
 
Mensagens: 19
Registrado em: 07 Julho, 2012
Localização: Mossoró - RN

Re: Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 7 de Julho 2012, 18:14

san_sd, só há duas formas de se proteger nesses casos: utilizar apenas sites com o https no seu link ou então ter um segundo computador em casa e aceder através dele via uma ligação encriptada, por exemplo SSH tuneling :\

Portanto, não há muito a dizer num artigo desses, só se for a explicar o ssh tunneling :\

Ah, no caso do https, existe uma segurança acrescida pois você está a aceder ao servidor com dados encriptados, mas isto porque o servidor do site que está a aceder tem essa funcionalidade. Nem todos têm! E mesmo o https não tenho a certeza se será 100% seguro. Já o ssh tunneling pode ser falível, mas é das comunicações mais seguras que existe!!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor san_sd » Dom, 8 de Julho 2012, 3:09

Claudio Novais » Sáb Jul 07, 2012 6:14 pm escreveu:san_sd, só há duas formas de se proteger nesses casos: utilizar apenas sites com o https no seu link ou então ter um segundo computador em casa e aceder através dele via uma ligação encriptada, por exemplo SSH tuneling :\

Portanto, não há muito a dizer num artigo desses, só se for a explicar o ssh tunneling :\

Ah, no caso do https, existe uma segurança acrescida pois você está a aceder ao servidor com dados encriptados, mas isto porque o servidor do site que está a aceder tem essa funcionalidade. Nem todos têm! E mesmo o https não tenho a certeza se será 100% seguro. Já o ssh tunneling pode ser falível, mas é das comunicações mais seguras que existe!!


hum.. mais tipo o aplicativo tor não pode ajudar a me proteger em wi-fi públicos?
Avatar do usuário
san_sd
 
Mensagens: 19
Registrado em: 07 Julho, 2012
Localização: Mossoró - RN

Re: Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 8 de Julho 2012, 4:00

Tive agora a analisar o que o Tor faz e realmente, em princípio é uma ótima solução em termos de segurança. Os dados são encriptados logo de início no seu computador e apenas são desemcriptados no último nodo. Sendo este último um ponto completamente aleatório e portanto muito difícil de alguém roubar os seus dados.

Em todo o caso, o Tor basicamente insere você dentro de uma rede de computadores o que nunca é 100% certo que essa encriptação toda será suficiente para se salvar. Dizem que é suficiente, mas a verdade é que os seus dados vagueiam por essa rede!

Bom, basicamente o Tor faz algo muito semelhante ao SSH Tunneling, tal como eu referi, só que funciona de forma aleatória em servidores de computadores de todo o mundo. Portanto, se se você tivesse um computador ou servidor auxiliar certamente teria maiores certezas na utilização de SSH Tuneling.

Normalmente as univerisades, nos departamentos de Informática disponibilizam conexões SSH, por isso se você tiver acesso poderá garantir um nível de segurança considerável (a não ser que desconfie também de quem administra os servidores de determinada universidade). Eu já fiz isso na Universidade do Minho e funciona perfeitamente. Utilizei apenas para análise de material académico que normalmente exige IPs das universidades, mas isso poderia fazer exatamente o que você procura.

Entretanto, tenha em atenção que utilizar servidores intermédios aumentam sempre drasticamente a latência. E no Tor, visto que ele utiliza vários servidores isso ainda fica mais drástico!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor Guilherme Paganini » Seg, 1 de Outubro 2012, 17:33

Boa tarde Cláudio!
Gostaria de sugerir um post sobre o BURG. Não sei se você o conhece.
Ele cumpre a mesma função do grub mas tem mais opções de personalização.
Na semana passada instalei no meu notebook e gostei dele, porém estou com uma certa dificuldade por não ter achado sites mais explicativos sobre o assunto. Segue o link do site o qual eu segui o tutorial para instalação:

http://www.overclock.net/t/1251224/guid ... -12-04-lts

Agradeço desde já!
Abraço

Guilherme Paganini
 
Mensagens: 30
Registrado em: 08 Maio, 2012
Localização: Ouro Preto - MG

Re: Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Outubro 2012, 18:13

Guilherme Paganini, ainda não fiz devido à instabilidade que pode potenciar! Ele é realmente bom, mas como é algo que lida com potenciais problemas nunca decidi fazer um artigo relativo a ele.

No entanto, tenho visto que ele tem melhorado consideravelmente e talvez em breve o faça!

Muito obrigado pela sugestão! :)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 2 de Outubro 2012, 18:47

Boa tarde.

Após ler esta materia 4,5 milhões de modems DSL foram infectados no Brasil em 2011 fiquei a pensar que poderia ser de grande valia um post voltado a esta questão aqui no fórum! Verdade que o GNU/Linux é um OS bem robusto e desde o inicio de sua instalação já "força" o usuário a ter atitudes muito mais preventivas do que certos outros OS super promiscuos que tem por ai no mercado, mas, nem por isso devemos ignorar o fato de que ele pode e deve ficar ainda mais protegido e salvo de ataques se tivermos atitudes mais saudáveis e inteligentes, tipo, a instalçao de um Firewall! já passou por sua cabeça que essa hipotese é muito bem vinda ao OS GNU/Linux que você usa diariamente ai?!
Aqui deixo a dica de um ótimo começo sobre o assunto... :arrow: Firewall no Ubuntu

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Sugestões para próximos artigos do Ubuntued

Mensagempor nekrolog » Qui, 4 de Outubro 2012, 14:19

Olá Claudio!

Gostaria em um post abordando alternativas aos programas adobe de autoração de vídeos e Dvd's, como; Premiere, Encore e etc. Sei que usuários antigos já são conhecedores de algumas ferramentas, mas usuários novos como eu, temos uma séria dificuldade em achar programas similares a estes.

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012

Próximo

Voltar para Sugestões/Críticas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron