Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:14 Pesquisa avançada

Como criar um Sistema Ubuntu personalizado?

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Como criar um Sistema Ubuntu personalizado?

Mensagempor portaro » Seg, 7 de Novembro 2011, 22:51

Eu comecei a pensar nesta tarefa quando me dei conta de que na minha cidade e região eram poucas as pessoas que conheciam sequer a palavra Linux quanto mais Ubuntu ou GNU.
TInha o meu blog http://tux-a-solta.blogspot.com/ que voçes conhecem mas precisa de uma maneira que cria-se empatia então surgiu o Flavitu.

Então surgiu a ideia de pegar num tema da minha região e dar asas à minha imaginação e (pouco) conhecimento Linux que tenho...

Peguei no tema Eurocidade http://www.eurocidadechavesverin.eu/ e elenquei nele o Flavitu-Linux.
Escolhi uma animal que ajudava a economia rural da minha região como símbolo - um Burro.

E comecei a documentar-me e experimentar, experimentei LFS mas aquilo cedo se me tornou complicado...
Comecei a pensar em remasterizar e assim encontrei o remastersys http://www.geekconnection.org/remastersys/.

Sobre o remastersys tenho de referir que muitas distros base Ubuntu o utilizam, o que nem sempre é divulgado.

Vamos ao cerne da coisa-

5 passos -
Baixamos uma distro Ubuntu -

alteramos plymouth, ícones, temas, etc
no caso de plymouth
pegamos num novo tema chamado neste caso ret abrimos terminal
sudo nautilus
deslocamo-nos até ao directório onde temos dito tema - ret e copiamos.
deslocamo-mos até /lib/plymouth/themes/ret [directorio]/ret.plymouth[plymouth arquivo de uso]
exemplo
Código: Selecionar todos
sudo update-alternatives --install /lib/plymouth/themes/default.plymouth default.plymouth /lib/plymouth/themes/ret/ret.plymouth 100


Código: Selecionar todos
sudo update-alternatives --config default.plymouth

escolhem o que desejam
Código: Selecionar todos
 sudo update-initramfs -u

Código: Selecionar todos
sudo update-grub2



Com o exemplo citado acima podemos fazer tanto adiçao de ícones como temas gnome etc...
por exemplo ícones:
sudo nautilus
directório origem
/usr/share/icons -> directório destino.

Após todas estas configurações de design podemos adicionar os programas que achemos.
(não convèm inserir muitos porque a remasterização poderá saír demasiado grande em peso) , aliás os usuários até gostam mais se elas vierem simples apenas personalizadas para determinado ambiente.

2- passo
personalizar o login screen -<
Código: Selecionar todos
sudo cp /usr/share/applications/gnome-appearance-properties.desktop /usr/share/gdm/autostart/LoginWindow


reiniciem e alterem a gosto

Código: Selecionar todos
sudo rm -rf /usr/share/gdm/autostart/LoginWindow/gnome-appearance-properties.desktop

Código: Selecionar todos
killall gnome-panel

Código: Selecionar todos
killall nautilus


Passem as linhas de comando acime para que cada vez que reiniciem não surja a escolha de login.

3- passo instalem o ubiquity

4-passo instalem o remastersys.

5-passo movam o conteúdo da vossa pasta home para a pasta /etc/skel (antes claro está apaguem os arquivos de /tmp, e desloguem a vossa internet assim como os dados de senha e páginas navegadas)

após moverem dêem permissão root
Código: Selecionar todos
sudo chown -R root /etc/skel


Finalmente -
abram o remastersys e escolham a 2 opção dist mode both cdfs and ISo will created.

Pronto.

Este documento que faço é com a intenção de promover a vossa criatividade, principalmente junto de associações juvenis, escolas, grupos linux regionais escolares etc...

É a maneira mais simples de incentivar as oficinas linux de amantes Linux

Porque amo muito a comunidade livre e espero que vocês também e que sejam criadores e aportadores de ideias.


[Por favor se usam o remastersys para explorar e criar as vossas distros dêem-lhe o devido crédito nas páginas de descarga]

Imagem

João T. Aka Portaro - Abraço a todos.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

cron