Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:56 Pesquisa avançada

Segurança aberta

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Segurança aberta

Mensagempor _SDinfo » Qua, 9 de Outubro 2013, 3:53

Saudações meus caros amigos

Antes de prosseguir com o tópico farei uma breve apresentação da minha pessoa, sou Fábio Jânio, diretor e fundador do projeto nacional de cibersegurança conhecido como Revista Segurança Digital, atualmente estou a frente de vários projetos abertos que muito em breve serão liberados ao publico (gratuitamente). Deixo aqui meu perfil no linkedin: http://www.linkedin.com/pub/f%C3%A1bio-j%C3%A2nio-lima-ferreira/37/7a3/673

Agora vamos voltar ao assunto principal:
Apesar de nosso mundo globalizado, com espaço geográfico fragmentado, estamos presenciando uma era de forte articulação pelas redes, o que acaba por romper as barreiras de tempo/espaço, informações podem percorrer quilômetros de distância em décimos de segundo. Neste período o cenário muda e dentro das empresas a informação deixa de ser algo básico e passa a ganhar destaque se tornando o maior patrimônio dentro das mesmas, independente de nível hierárquico.

Atualmente, com a acirrada competitividade no cenário empresarial, a informação é considerada um importantíssimo ativo, devendo ser protegida e gerenciada.

Dentro desta nova realidade a Segurança da Informação, bem como profissionais capacitados para atuar neste ramo, deixam de ser vistos como um luxo ou, no melhor dos casos, um mal necessário, passando a ser considerados então fatores estratégicos dentro da empresa, podendo ter extrema importância no plano de continuidade de negócios e continuidade do mesmo.

O Projeto Segurança Digital surge como um canal para representar, de forma mais concreta e clara, estas mudanças no cenário atual, demonstrando que Segurança da Informação não é mais uma questão apenas para o Exército, governo ou mesmo grandes corporações. Com a disseminação da informação e facilidade de conectividade, as inseguranças na internet, seja por vírus ou ataques de indivíduos mal intencionados, os conceitos de Segurança da Informação passam a ser necessários até mesmo às menores empresas e, porque não, aos simples usuários domésticos que desejam utilizar seu computador pessoal para navegar na internet.

Mas por qual motivo criei este tópico? Bem, sempre admiti ser um apaixonado pelo universo dos Open Source, desta forma, gostaria de incluir em minha revista artigos voltados a segurança mas baseados em sistemas abertos ("Linux"), alguém interessado em contribuir?
Assinatura: Fábio Jânio, administrador, diretor e idealizador do projeto Revista Segurança Digital (http://www.segurancadigital.info)

Twitter pessoal: http://twitter.com/_SDinfo
Avatar do usuário
_SDinfo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Dezembro, 2012

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes

cron