Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 17:53 Pesquisa avançada

Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor salomao » Ter, 1 de Outubro 2013, 17:24

A nossa dica de hoje é pra você (que assim como eu), muitas vezes durante o desenvolvimento de um projeto, decide um criar um Virtual Host no Apache para simplificar as coisas.
Sabemos que não é nenhum bicho de sete cabeças, mas tenho certeza que você vai concordar comigo numa coisa : é um serviço chato de fazer.

Pensando nisto, eu e um amigo decidimos criar algo ,ou melhor, um programa que fizesse esta tarefa pra gente de modo simples e rápido : VHost.
Neste pequeno tutorial, apresentaremos à vocês esta ferramenta. E pra começar, ressaltamos que para utilizá-la existe um pré-requisito : Você precisa ter o Java (JRE) instalado.

Se você ainda não têm, segue abaixo um link que te ensina obtê-lo :

http://wiki.ubuntu-br.org/

Com ele (JRE) instalado, faça o seguinte :

1º – Clique no link abaixo e faça o download do VHost.
http://bandodedados.com.br/downloads/VHost.zip

2º – Após baixá-lo,descompacte-o você terá em mãos um arquivo (VirtualHost.jar). Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção abrir como, e em seguida escolha o Java para executá-lo.

A primeira tela que você verá será a seguinte :



Você deverá informar sua senha de usuário do sistema (não precisa ser a senha do root).

3º – Feito isto, verá terá acesso a seguinte tela :



Nela, podemos observar no seu canto esquerdo uma lista com todos os Hosts já existentes no Apache, e do outro lado na parte superior, temos alguns botões que possuem as seguintes funções :

  • Adicionar novo Host;
  • Remover um Host;
  • Recarregar o Apache;
  • Botão para ir direto ao browser, visualizar o Host que estiver selecionado;
  • E por fim, um botão com os créditos do programa.

Logo abaixo dos botões, dividimos as tarefas em 3 partes : Configurações Básicas (que já é o suficiente para criarmos um Virtual Host), Logs, Configurações Avançadas ( IP, Portas, Alias) e Detalhes (área para adicionar outras opções no arquivo de configuração do Virtual Host).

No primeiro campo (Domínio), insira o endereço que sua aplicação terá no servidor local, exemplo : vhost.local , e no campo abaixo, selecione o diretório aonde a mesma se encontra, exemplo : /var/www/vhost .
Estas informações já seriam suficientes para criamos o Virtual Host, mas como já mencionei acima, ainda temos a opção de :

Apontarmos um caminho tanto para os logs de acesso à sua aplicação, como para os logs de erro da mesma.

Definirmos um IP diferente do default (127.0.0.1) e uma outra porta também diferente da padrão (80), além de podermos adicionar um outro alias (apelido) para nossa aplicação.
Vale lembrar, que o VHost já cria automaticamente um alias pra gente, inserindo o “www” na frente do nosso domínio escolhido.

E mais abaixo, temos uma caixa de texto onde você poderá informar outras opções ao Apache. Para mais informações sobre estas, visite o site do Apache e veja na documentação.
http://httpd.apache.org/docs/current/vh ... mples.html

Agora, basta clicar no botão salvar, e você receberá a informação de que seu arquivo foi criado com sucesso, porém, para ativá-lo, será necessário recarregar o Apache.



Observe na imagem acima, que o terceiro botão na parte superior mudou de cor, ficando com uma parte “em vermelho” , só para nos lembrar que precisamos clicar nele para finalizarmos o processo.

Após clicarmos no botão, veremos a exibição da seguinte informação : Configurações Ativadas. Agora é só clicar no botão para visualizar no browser a sua aplicação rodando através de uma requisição feita pelo domínio que acabamos de criar.



No meu caso, criei um arquivos chamado ‘index.php’, e nele invoquei a função ‘phpinfo()’, que exibe as configurações do meu ambiente local.

E é isso aí. Espero que este programa possa te ajudar da mesma forma que me têm feito.

Grande abraço e até a próxima.

salomao
 
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Outubro, 2013

Re: Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor Deyvison Rocha » Qui, 3 de Outubro 2013, 1:11

@salomao, você poderia hospedar as imagens no: http://imgur.com/ e postar os links aqui, pois você colocou apenas o nome da imagem como "imagem".

No entanto, curti demais o seu aplicativo e bastante intuitivo e fácil de usar.

Valeu.
Avatar do usuário
Deyvison Rocha
 
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Maio, 2012

Re: Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor salomao » Qui, 3 de Outubro 2013, 1:59

Boa noite Deyvison :
em primeiro lugar, muito obrigado pelo apoio.
Segue link das imagens :


salomao
 
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Outubro, 2013

Re: Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 3 de Outubro 2013, 9:43

Alterei o tópico incluindo as novas imagens! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor salomao » Qui, 3 de Outubro 2013, 12:34

Valeu Claudio, muito obrigado. Preciso fazer mais alguma coisa ? Abraço.

salomao
 
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Outubro, 2013

Re: Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor Bitetti » Qui, 3 de Outubro 2013, 13:03

Parece uma ótima solução p se criar intranets rápido. Confesso q tb acho um saco fazer isso no apache.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 3 de Outubro 2013, 13:33

Isto é Open-Soure? Como eu sei se é confiável?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor salomao » Qui, 3 de Outubro 2013, 17:47

Rafael, o programa é free sim, porém é um arquivo java(.jar), e portanto já está compilado.
Ele não utilizada nada externo na sua máquina (internet), portanto, não há com o que se preocupar

salomao
 
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Outubro, 2013

Re: Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 3 de Outubro 2013, 22:51

Rafael Schonberg (03-10-2013, 13:33) escreveu:Isto é Open-Soure? Como eu sei se é confiável?

Tudo o que seja fechado acaba por nunca ser confiável. Isso é inevitável. :obvio:

Em todo o caso, sejam os autores desconhecidos sejam conhecidos, a desconfiança existe sempre. Claro que se os autores forem desconhecidos deve haver maior probabilidade, mas exemplos como o da Microsoft provam que tudo o que é fechado simplesmente é "inconfiável".
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim

Mensagempor Bitetti » Sex, 4 de Outubro 2013, 12:33

Passe um anti-vírus ou meta a mão dentro do jar procurando por codigo malicioso.
No entanto esse papo de "confiável" é muito relativo. Mesmo software open source q vc pode abrir e ver tudo q esta sendo feito n é 100% confiável, visto que mesmo q o autor não queira ele é bastante passível de infecção. Sem mencionar em questões de performance.
Na pratica quanto mais vc se fecha com o medo, menos evolui. É como andar na rua mas querer evitar q vejam seu rosto. Só as mulheres muçulmanas fazem isso... e imaginem o calor dos infernos q deve ser.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Próximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes

cron