Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 2:38 Pesquisa avançada

[Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor hildodutra » Qui, 11 de Julho 2013, 2:07

Ok...
Já foi definido o seguinte:
1. A aplicação deve ser leve para rodar em PCs
(ninguém aguenta mais aplicações que levam dias para rodar...)
2. A aplicação deve ter uma app para android (dispositivos móveis)
3. A interface deve ser web (permitir o acesso interno à academia e também via Internet)

A definir:
1. Qual banco usar?
(Acho que uma aplicação robusta daria conta MySQL ou PostGreSQL ou algo neste sentido)
2. Quais Linguagem(ns) a ser(em) utilizada(s)?

A fazer:
Acho que o primeiro passo seria definir as "áreas" do sistema afim de deixar claro o que cada uma delas deve fazer, ou seja, seria de grande ajuda aqui a presença de um analista de sistemas para auxiliar na definição de coisas do tipo:
Administração da Academia
Contas
Controle de material
Controle dos Frequentadores/Alunos
Controle de funcionários
Acessos
Dados biomédicos...

Enfim olhar o sistema "de cima" e dar uma abrangência completa em todas as áreas e processos necessários ao funcionamento de toda a academia e de suas diferentes atuações.

Não adianta só boa vontade e depois fazer um sistema cheio de remendos. Ele deve ser criado completo e com funções bem definidas. Facilita na criação e também na manutenção. :yeah:
Hildoberto B. Dutra
hildodutra2@ig.com.br
Tels: (21)2663-6494 (res) / (21)2211-3608 (trabalho)
Celular: (21)9350-9218
Seja Livre - Use Linux
Avatar do usuário
hildodutra
 
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Julho, 2013

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor Bitetti » Qui, 11 de Julho 2013, 12:40

Eu n diria q HTML seria melhor, apenas uma boa escolha p usar com os frameworks web.
Muito menos saio dizendo q HTML é portavel como o povo fala, isso é um engano e taaaanto. Se vc limitar o uso para tablets você pode usar a interface do desktop, agora se pensar em dispositivos de uma mão esqueça pois tem q remodelar o layout todo.

O Layot fluido também n é uma boa resposta, já q muitas aplicações dependem de elementos fixos para melhor manuseio. É o caso deste mockup
Imagem
Eu estou com uma dor de cabeça na firma onde trabalho, com um esquema de montagem de pizzas, tipo o celular xing-ling com tela pequena não tem um espaço bom para menus complexos e seus sub-niveis.

Banco de dados pode até ser o SQLite que é absurdamente leve mas não ponho a mão no fogo por ele quando o assunto pede mais de uma requisição ao mesmo tempo, por mais q os desenvolvedores garantam transações atômicas. O Maria.db seria a alternativa. Bancos orientados a documentos podem vir a ser boas soluções mas o seu uso tem que ser bem pensado, sem mencionar o peso de alguns.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor Markus » Qui, 11 de Julho 2013, 16:56

Bacana :)

Já tinha um projeto parecido, vou acompanhar.

Markus
 
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Julho, 2013

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor Markus » Qui, 11 de Julho 2013, 17:51

hildodutra (11-07-2013, 2:07) escreveu:Ok...
Já foi definido o seguinte:
1. A aplicação deve ser leve para rodar em PCs
(ninguém aguenta mais aplicações que levam dias para rodar...)
2. A aplicação deve ter uma app para android (dispositivos móveis)
3. A interface deve ser web (permitir o acesso interno à academia e também via Internet)

A definir:
1. Qual banco usar?
(Acho que uma aplicação robusta daria conta MySQL ou PostGreSQL ou algo neste sentido)
2. Quais Linguagem(ns) a ser(em) utilizada(s)?

A fazer:
Acho que o primeiro passo seria definir as "áreas" do sistema afim de deixar claro o que cada uma delas deve fazer, ou seja, seria de grande ajuda aqui a presença de um analista de sistemas para auxiliar na definição de coisas do tipo:
Administração da Academia
Contas
Controle de material
Controle dos Frequentadores/Alunos
Controle de funcionários
Acessos
Dados biomédicos...

Enfim olhar o sistema "de cima" e dar uma abrangência completa em todas as áreas e processos necessários ao funcionamento de toda a academia e de suas diferentes atuações.

Não adianta só boa vontade e depois fazer um sistema cheio de remendos. Ele deve ser criado completo e com funções bem definidas. Facilita na criação e também na manutenção. :yeah:

Minhas sugestões aqui:

Banco: PostgreSQL, simples, robusto e performático, além de não ter nenhuma restrição quanto a licença ao contrario do MySql.

Linguagem: Java, tanto para o lado cliente(framework GWT),tanto para o server side. Outro aspecto na escolha da linguagem Java é seu uso no Android, tornando a aplicação mais homogênea nesse aspecto.

Markus
 
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Julho, 2013

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 12 de Julho 2013, 15:54

Ando sem tempo neste momento, mas dando uma vista de olhos na diagonal, fico surpreendido em não terem falado do MariaDB, que é um MySQL livre (mais ou menos).

Sobre o postgreSQL, gosto muito dele. Foi talvez o sistema de base de dados que mais investiguei profundamente. No entanto, não conheço alguns pormenores importantes nestas decisões: performance para bases de dados pequenas e médias (creio que é este o nicho); tamanho dispendido. A dificuldade, atualmente nem entra em discussão pelas abstrações que existem atualmente para as diversas frameworks.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor Alex Maximiano » Sáb, 13 de Julho 2013, 5:00

Olá, sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, acho interessante fazermos em Ruby on Rails. Desconsidero logo de cara a hipótese de usar Java nesses sistemas; é muito pesado.
Vou me juntar ao time de desenvolvedores, apoiando o uso de Ruby.
Avatar do usuário
Alex Maximiano
 
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Julho, 2013
Localização: Fartura - SP

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor Markus » Sáb, 13 de Julho 2013, 5:15

alexvm.fartura

Sugeri usar o GWT que 'transcreve' código Java para HTML/Javascript otimizado(rápido e pequeno), possibilita também usar chamadas RPC(também bastante velozes). Sem contar que possui um numero razoável de componentes bastante interessantes, veja:
http://gwt.googleusercontent.com/sample ... CwCellList

Quanto seu argumento do Java ser 'pesado' já utilizei Java/GWT em um projeto mediano executado em um servidor bastante modesto, rodando no mesmo tanto servidor de aplicação quanto servidor de banco de dados(Mysql), e obtive um desempenho satisfatório.

Markus
 
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Julho, 2013

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 13 de Julho 2013, 13:16

Cheguei a usar Java, academicamente, para construir um servidor. Sinceramente não gostei da performance. Mesmo!! Extremamente pesado.

No entanto, o Java é utilizado por sistemas bem grandes, por isso acredito que para situações pequenas seja mau, mas para grandes até deva ser bom. Não sei ao certo.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor Alex Maximiano » Sáb, 13 de Julho 2013, 13:54

Claudio Novais (13-07-2013, 13:16) escreveu:Cheguei a usar Java, academicamente, para construir um servidor. Sinceramente não gostei da performance. Mesmo!! Extremamente pesado.

No entanto, o Java é utilizado por sistemas bem grandes, por isso acredito que para situações pequenas seja mau, mas para grandes até deva ser bom. Não sei ao certo.


Java é utilizado até mesmo para plataforma WEB, porém é muito pesado mesmo. Meu irmão trabalha para uma empresa do governo brasileiro, na área de TI, onde desenvolve todos os programas que o governo usa, os sistemas de Imposto de Renda, tudo era feito em JAVA, por ser muito pesado, estão migrando agora para o Ruby on Rails.
O bom do Ruby é que ele é multiplataforma, então pode se usar no Windows, Linux, Mac. Na faculdade estou aprendendo uma linguagem chamada GeneXus, não sei se alguém conhece ela, porém ela é só no Windows. É uma alternativa muito boa também, você constrói um sistema complexo em questão de minutos, no que no java iria demorar um mês. Hahaha
Avatar do usuário
Alex Maximiano
 
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Julho, 2013
Localização: Fartura - SP

Re: [Chamada] Criação de Software para Gerenciar Academias

Mensagempor Markus » Sáb, 13 de Julho 2013, 19:36

Claudio Novais
Pesado no aspecto consumo de memoria?
Pois no quesito performance ele é superior ao Ruby, Python, em alguns casos inclusive ao C++(just in time)
Como disse antes, tenho experiência em um projeto que o desempenho foi muito bom, tendo em vista o hardware limitado do servidor.

alexvm.fartura
Nops, Java tem uma performance bem superior ao Ruby, Java tem um consumo maior de memoria somente, o que é insignificante já que hoje praticamente todo PC tem 4 gigas de RAM.

Inclusive entre Ruby/Rails e Python/Django, fico com a dupla Python/Django. Código Python é mais legível que Ruby, na minha opinião.

GeneXus? uma linguagem/plataforma fechada monoplataforma? não né :)

Markus
 
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Julho, 2013

AnteriorPróximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

cron