Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 11:16 Pesquisa avançada

Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor claudemir.oj » Dom, 28 de Abril 2013, 19:55

Existe uma maneira simples de configurar o driver proprietário da Nvidia no ubuntu 13.04, sou novo no fórum por isso se eu estiver postando no lugar errado por favor me avisem rsrs.

Vamos lá?

Abra o Dash e busque por Programas e Atualizações;

Imagem

Com Programas e Atualizações Aberto, Clique na Aba Drivers Adicionais;

Imagem

Escolha o driver proprietário mais atual de sua placa de vídeo selecione-o e clique em aplicar alterações, entre com a senha de super usuário e a guarde o termino da operação, feito isso reinicie e desfrute do seu sistema com o driver devidamente instalado;

Imagem

Sei que é bem simples e talvez a maioria o saiba como fazer, mais para os iniciantes talvez seja uma boa dica, enfim é isso. :yeah:
Avatar do usuário
claudemir.oj
 
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Abril, 2013

Re: Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor amaois » Qui, 15 de Agosto 2013, 6:03

Tenho um computador com 3 HDs, sendo um com Windows 7, um outro com Ubuntu 13.04 e um outro com o Zorin 6 ultimate. Uso regularmente as versões Linux e depois de colocar uma Placa de Vídeo Geforce 210 - 1gb Ddr3 a resolução ficou muito grande e não suporta a resolução que uso no windows 7 , que é 1920 x 1080 x 60Hz. Estava com os 2 sistemas Linux rodando perfeitamente, mas depois de colocar essa placa tive que formatar o Ubuntu 13.04 e o Zorin 6, o Zorin apesar de não suportar a mesma resolução de antes ainda dá pra usar, mas o meu Ubuntu 13.04 não. Já tentei instalar sem a placa e depois coloco a placa e não inicia ficando só na tela preta. O Ubuntu 13.04 não dá boot com essa placa. Já não sei mas o que fazer, espero que possam me ajudar. também instalei os drives da Nvidia de todas as maneiras e nada.

amaois
 
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Agosto, 2013

Re: Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor deividjordanio » Ter, 12 de Novembro 2013, 2:56

Olá amigo, bem, estou tendo um problema com minha placa, AGP Nvidia Geforce fx 5200 128mb, uso a versão 13.04 do ubuntu, com o ambiente do MATE, pois como o problema está ocorrendo estou usando a minha placa on board, bem antiga, vou direto ao assunto, coloco a placa, dá vídeo, ela da vídeo normal, inicia e tudo, faço login, porém funciona como se tivesse com 128mb, trava em alguns jogos leves e até em execução de videos, tentei fazer esses passos mostrados ai, porem quando reinicio o computador e logo com o unity so aparece o ponteiro do mouse e uma cor solida de fundo, que vai se alterando, nada mais. Se puder me ajudar ficarei muito agradecido, pois sou novo com ubuntu e não quero voltar para o windows.

Por precaução vou deixar a minha configuração

Placa mãe - P4M800PR0 - M V1 . 0A
2 memórias corsair de 1gb com frequência bem baixa
1 HD de 40 Gb maxtor
Fonte de 500w da leadership (que é desnecessária nesse caso)
Placa de vídeo Nvidia Geforce Fx 5200 de 128mb
Avatar do usuário
deividjordanio
 
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Novembro, 2013

Re: Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 12 de Novembro 2013, 14:14

Boas Amaois e Deividjordanio, podem tentar isto:

Ligam o PC e, assim que aparecer o menu do Grub (onde escolhem o SO para arrancar, escolham o SO para arrancar com as teclas para "cima" e para "baixo" MAS NÃO CAREGUEM em "ENTER"!!!

Em vez disso, pressionem a tecla "E" para editar as opções.

Vai vos aparecer uma série de linhas, utilizando a tecla para "baixo" (down arrow), vão até uma linha que começa por:

Código: Selecionar todos
linux /boot


No final dessa linha acrescentem esta palavra "nomodeset" logo a seguir desta parte "quiet splash"

Depois pressionem "Ctrl+X" para arrancarem com o Ubuntu com estas definições.

Vejam se já conseguem ter o Ubuntu a funcionar normalmente.

Se não der, postem aqui, se der, esta modificação apenas irá funcionar neste arranque!

Para não terem que o fazer cada vez que iniciam o Ubuntu, teremos que torná-la permanente!

Para isso, já no Ubuntu (se correr tudo bem com aquele comando, é claro!), executam este comando no terminal:

sudo gedit /etc/default/grub


Colocam a vossa password e vai abrir um ficheiro.

Procurem por esta linha neste ficheiro:

Código: Selecionar todos
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"


E substituam, neste caso acrescentem a tal palavra "nomodeset". E irá ficar assim:

Código: Selecionar todos
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"


Atenção às aspas "" que são PARA UTILIZAR!

GRAVEM AS ALTERAÇÕES, fechem o ficheiro e, também no terminal, executem este comando:

sudo update-grub


Coloquem a vossa password e deixem-no trabalhar.

No final, reiniciem o vosso PC e vejam se arranca devidamente.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor zilog » Ter, 12 de Novembro 2013, 14:46

O que quer dizer "nomodeset"?
Gostava de ficar a saber também.

Obrigado.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 12 de Novembro 2013, 15:04

zilog (12-11-2013, 13:46) escreveu:O que quer dizer "nomodeset"?
Gostava de ficar a saber também.

Obrigado.


Boas Zilog, vou tentar explicar, seguindo uma explicação que li num forum.

Os mais recentes Kernels moveram as definições e modos do vídeo para o Kernel. Portanto toda a programação do relógio especifico do hardware, as taxas (rates) e os registos na placa gráfica acontecem no Kernel em vez de ser no "xdriver", quando este último arranca.
Isto torna possível ter alta e bonita resolução durante o "splash" (boot) e uma transição rápida e sem "flickering" (sem piscar) do boot para a "tela" de login.
Infelizmente, em algumas placas gráficas, este processo não funciona correctamente e acabas por estar a olhar para um ecrã completamente preto.

Adicionando o parâmetro "nomodeset" dá a instrução ao Kernel para não carregar os drivers de vídeo e usar em vez disso, os modos de resolução da "BIOS" até que o "X" esteja carregado.

Espero ter esclarecido a tua dúvida.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 12 de Novembro 2013, 20:23

E faltou dizer que «nomodeset» é «No Mode Set», ou seja, Não Carregar os Modos pré-definidos, evitando assim as complicações apresentadas na explicação do @Miguel.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor zilog » Sex, 15 de Novembro 2013, 0:55

Com as explicações ficamos a perceber melhor. Não basta dizer para fazer isto ou aquilo, se explicar o porquê, fica mais fácil resolver outros problemas semelhantes no futuro.

Eu tive um problema no arranque do Linux, em que os caracteres apareciam todos em "quadrado", não dava para ler:


Então, o que fiz foi, no ficheiro /boot/grub/grub.conf apaguei a linha que dizia:
"set gfxpayload=keep"

ficou o problema resolvido.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 15 de Novembro 2013, 15:09

Boas Zilog e sabes o que é que esse comando faz?

Como escreveste, não basta colocar e mandar executar, há que explicar!

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Configurando facilmente driver Nvidia no Ubuntu 13.04

Mensagempor zilog » Sex, 15 de Novembro 2013, 18:20

Miguel Fonseca (15-11-2013, 14:09) escreveu:Boas Zilog e sabes o que é que esse comando faz?

Como escreveste, não basta colocar e mandar executar, há que explicar!

Aguardo.


Pois...agora é que me apanhaste. :conf:

Não tenho bem a certeza, mas tem a ver com a resolução do Grub manter-se a mesma até entrar no X Server.

Tive esse problema e andei a ver em vários foruns, tentei isto e funcionou. Mas se sabes, explica-me, porque não sei se é assim como eu disse, por isso é que não dei uma explicação.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Próximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron