Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 10:55 Pesquisa avançada

Pasta Térmica

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Pasta Térmica

Mensagempor Pergentino » Sáb, 23 de Fevereiro 2013, 16:50

Bem pessoal, queria aqui dar uma dica muito simples!
Por muitas vezes seguimos dicas de como deixar o Ubuntu mais rápido,
para menor consumo da memoria ram, mas os resultados às vezes são pequenos,
pelos menos comigo foi!
Não que isso seja uma critica as muitas dicas que eu efetuei no meu notebook,
pelo contrario, elas diminuíram a consumo de memoria ram, pouco mas diminuiram!
Mas esquecemos um ponto muito importante: a limpeza dos componentes de refrigeração e,
foi isso que fiz hoje em um notebook Acer, de mais ou menos um ano e meio de uso...
Desmontei o aparelho inteiro, limpei o cooler, dissipador, enfim, limpei todo o sistema,
mas o mais importante: remover a pasta térmica e passar uma nova, que no caso
é apenas um pouco, pois não é aconselhável passar muita!
Bem, depois de fazer tudo isso, obtive sucesso na melhora de consumo, foi bem satisfatória,
pois antes com alguns programas abertos, o not trabalha com uns 800 mib, agora com os
mesmo programas abertos, ele está trabalhando com 560 mib, lembrando que meu not tem
apenas 2 gb de memoria!

É isso pessoal, eu queria apenas dar esse toque, pois as vezes basta uma boa limpeza
para que o consumo de memoria diminua bastante!

Sem mais, obrigado!
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Pasta Térmica

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 23 de Fevereiro 2013, 20:28

:o Agora fiquei parvo ao ler isto... Como é que uma simples limpeza diminui o consumo de memória?! Diminuir a temperatura e aumentar o desempenho do CPU, tudo bem, mas diminuir o consumo de memória :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Pasta Térmica

Mensagempor Pergentino » Sáb, 23 de Fevereiro 2013, 21:24

Eu penso que, se o computador esquenta e o desempenho da
cpu diminui, creio que a memoria de alguma forma eleva!

Mas apenas só penso, pois não sou nenhum expert no assunto,
mas também penso que seria como um veiculo no qual, se os bicos
ejetores estiverem sujos, o consumo de combustível se eleva muito,
pois o módulo do veiculo entende que deve mandar mais combustível,
pois ele não sabe que os bicos ejetores estão sujos!
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Pasta Térmica

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 23 de Fevereiro 2013, 23:11

Pergentino (23-02-2013, 20:24) escreveu:Eu penso que, se o computador esquenta e o desempenho da
cpu diminui, creio que a memoria de alguma forma eleva!

Mas apenas só penso, pois não sou nenhum expert no assunto,
mas também penso que seria como um veiculo no qual, se os bicos
ejetores estiverem sujos, o consumo de combustível se eleva muito,
pois o módulo do veiculo entende que deve mandar mais combustível,
pois ele não sabe que os bicos ejetores estão sujos!

É assim, a sujidade reduz a circulação normal do ar, causa algum ou total travamento na(s) ventoinha(s), o que fará que o CPU aqueça mais, podendo reduzir um pouco o seu desempenho (ou o total bloqueio deste). O CPU, tal como os outros componentes electrónicos, tem uma temperatura na qual tem o melhor aproveitamento. Abaixo ou acima desta, o CPU não estará no seu auge.

A não manutenção, pode causar lentidão ou esquentamento, mas aumento do consumo de memória, é apenas resultado do SO e dos programas abertos, nada mais do que isso.

Se tiver dois computadores exactamente iguais, na mesma situação. Faz a manutenção em apenas um deles. A única diferença que irá observar, será na velocidade e na temperatura que, em cada um, será diferente! Se o Sistema Operativo e o software instalado/actualizado for o mesmo, a questão de memória será a mesma!

A menos que... Ligou tudo de volta como estava antes? Se algum do hardware estiver desligado, o driver para esse módulo não é carregado em memória! Actualizou o software entre estes dois testes com possível correcção para esse peso? O peso extra seria de Logs informando temperaturas críticas ou erros derivados da não manutenção?
Possível corrupção de dados em memória, que o Linux tinha de repor, por influência das altas temperaturas?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Pasta Térmica

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 23 de Fevereiro 2013, 23:14

Há tempos, fiz o mesmo num portátil velhinho, com Ubuntu 10.04 e que tem 512MB de RAM. Consumo de memória, manteve-se na mesma, mas passou a estar mais responsivo sem aumentar drasticamente a temperatura!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Pasta Térmica

Mensagempor Pergentino » Sáb, 23 de Fevereiro 2013, 23:58

Luis, obrigado por usa explicação e me desculpe a minha mente leiga no assunto!
Você deu um show na sua explicação, está de parabéns!
Fiquei não parvo, mas embasbacado com tamanha humildade da sua sabedoria!
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Pasta Térmica

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 24 de Fevereiro 2013, 6:33

É memória muito dificilmente foi afetada. Isso seria algum bug ao disparar a ventoinha ou algo do género que duvido que tenha acontecido.

Agora em termos de processamento, isso acredito que fique mais rápido, tal como o Luís disse. Aliás o meu pai tem um P4 no portátil e lembro-me de quando eu jogava nele (há muitos anos atrás xD) os jogos tinham uma determinada performance, mas com o aquecimento sentia-se o jogo a perder rendimento e depois as ventoinhas disparavam e a velocidade do jogo começava a melhorar! Nesse computador sentia-se muito bem esses efeitos!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pasta Térmica

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 24 de Fevereiro 2013, 16:54

Pergentino (23-02-2013, 22:58) escreveu:Luis, obrigado por usa explicação e me desculpe a minha mente leiga no assunto!
Você deu um show na sua explicação, está de parabéns!
Fiquei não parvo, mas embasbacado com tamanha humildade da sua sabedoria!

Eu lido muitas vezes com hardware (e também segui essa formação, por gostar de mexer em máquinas/hardware) e de todas as vezes que tive de lidar com programas e afins, notava apenas diferença no desempenho, mas na memória, era preciso o CPU parar completamente e os processos que tinha chamado antes, terem ficado suspensos na memória... Mas normalmente, o computador acaba por bloquear, porque o controlador (componente electrónico, não confundir com driver [software]) determina que o CPU atingiu a zona de risco e suspende todas as acções. O que fazer nestes casos? Desligar o computador e aguardar no mínimo uns 15 minutos (recomendo mais de meia hora) antes de voltar a ligar!

Caso tenha uma gráfica com expansão de memória, é normal que note um maior consumo de RAM, já que esta será utilizada para complementar a VRAM (Video RAM).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes