Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:01 Pesquisa avançada

Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor Pergentino » Dom, 20 de Janeiro 2013, 0:34

Ubuntu 12.10, 12.04, 11.10, 11.04, 10.04:


Systemback é um sistema de backup e restauração simples aplicação com recursos extras. Systemback torna fácil criar backups de arquivos de sistema e usuários de configuração. Em caso de problemas, você pode facilmente restaurar o estado anterior do sistema. Existem recursos extras, como a cópia do sistema, instalação do sistema e criação do sistema Live. Sincronização de diretório / home fornecer proteção para seus arquivos contra exclusão acidental!

Eu sempre uso esse programa, ele é um salvador de cagadas minhas,
pois sempre que faço alguma, restauro o sistema e pronto!

Para instalar:

sudo apt-add-repository ppa:nemh/systemback && apt-get update sudo


Em seguida, instalar systemback:
sudo apt-get install -y systemback



Fonte: http://ubuntuguide.net/simple-system-backup-ubuntu
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor Jeferson Oliveira » Dom, 20 de Janeiro 2013, 4:17

Eh uma boa dica essa, pena que nao tem screenshot XD
Avatar do usuário
Jeferson Oliveira
 
Mensagens: 191
Registrado em: 06 Outubro, 2012
Localização: Cachoeirinha, Rio Grande do Sul - Brasil

Re: Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor Pergentino » Dom, 20 de Janeiro 2013, 6:40

Não postei por conta de ter colocado a fonte (link), achando que alguém iria clicar!
Lá tem é só clicar!
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 20 de Janeiro 2013, 14:33

Gostava de saber mais sobre este programa. Os backups são de que tipo? Tem backups incrementais?

E os backups são feitos a locais específicos, nomeadamente configurações ou programas ou algo do género, ou a partições inteiras?

Estou a dizer isto porque o Clonezilla para mim é o melhor sistema de backup integral de discos/partições. Ele não só faz o backup COMPLETO ao disco, podendo-se voltar a qualquer momento, ao estado exatamente igual ao que foi feito o backup, como também comprime os conteúdos para que não ocupem muito espaço. Já agora, aqui fica um artigo muito interessante sobre o Clonezilla que inclui um vídeo demonstrativo do processo de backup e restauro:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor EDSOSI » Dom, 3 de Fevereiro 2013, 20:22

Eu também estou usando e gostaria de saber mais opiniões a respeito...

EDSOSI
 
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013

Re: Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Seg, 4 de Fevereiro 2013, 17:25

Não acredito que haja pouco interesse nesta matéria, é importante para todos (penso!).
Através do blog ubuntued tentei perceber qual a viabilidade em ter o clonezilla e usá-lo, mas achei-o muito pouco prático, complicado até! Ter um programa deste género instalado e assim (deduzo) poder colocar em prática algo tão importante como a criação e utilização de "pontos de restauro" no sistema tal como sucede no windows, é fundamental. Pode até haver forma de o fazer através de programas e quiçá via terminal, o facto é que a meu ver infelizmente fala-se muito pouco disto!
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor Pergentino » Seg, 4 de Fevereiro 2013, 21:52

Bem, para mim programa teve e tem grande utilidade, pois como sou uma pessoa que fuça muito, sempre acabo ferrando com alguma coisa no meu sistema, mas esses postos de restaurações que eu creio, me ajuda a voltar o sistema como era antes!
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor samuelcersosimo » Ter, 19 de Fevereiro 2013, 14:21

Pergentino (04-02-2013, 20:52) escreveu:Bem, para mim programa teve e tem grande utilidade, pois como sou uma pessoa que fuça muito, sempre acabo ferrando com alguma coisa no meu sistema, mas esses postos de restaurações que eu creio, me ajuda a voltar o sistema como era antes!


Pergentino,
Inicialmente, obrigado pela dica. Assim como você, gosto de fuçar até encontrar a configuração perfeita entre uso de dual boot, Wine, Wubi etc. Daí vem a minha dúvida... 8|

Depois de algum tempo usando uma instalação do Ubuntu via Wubi, dentro do Windows, pretendo formatar a máquina e deixar só o Ubuntu (e abusar do Wine, que já tá bem mais maduro). Entretanto, não quero perder as modificações e instalações que fiz no meu Ubuntu (12.04).

Você sabe me dizer se o Systemback vai funcionar se eu fizer o backup a partir da minha atual instalação (Wubi) e tentar restaurar na nova instalação (Ubuntu puro)?

Será que ele vai levar junto as configurações e especificidades da instalação via Wubi?
Samuel Cersosimo
Usuário de GNU/Linux desde o Dapper Drake
Professor de Direito e Tecnologia da Informação
Autor do blog viasdefato.com
Avatar do usuário
samuelcersosimo
 
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Fevereiro, 2013
Localização: Salvador, Bahia

Re: Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor Pergentino » Ter, 19 de Fevereiro 2013, 23:19

samuelcersosimo (19-02-2013, 13:21) escreveu:
Pergentino (04-02-2013, 20:52) escreveu:Bem, para mim programa teve e tem grande utilidade, pois como sou uma pessoa que fuça muito, sempre acabo ferrando com alguma coisa no meu sistema, mas esses postos de restaurações que eu creio, me ajuda a voltar o sistema como era antes!


Pergentino,
Inicialmente, obrigado pela dica. Assim como você, gosto de fuçar até encontrar a configuração perfeita entre uso de dual boot, Wine, Wubi etc. Daí vem a minha dúvida... 8|

Depois de algum tempo usando uma instalação do Ubuntu via Wubi, dentro do Windows, pretendo formatar a máquina e deixar só o Ubuntu (e abusar do Wine, que já tá bem mais maduro). Entretanto, não quero perder as modificações e instalações que fiz no meu Ubuntu (12.04).

Você sabe me dizer se o Systemback vai funcionar se eu fizer o backup a partir da minha atual instalação (Wubi) e tentar restaurar na nova instalação (Ubuntu puro)?

Será que ele vai levar junto as configurações e especificidades da instalação via Wubi?




Creio eu que, se você seguir este tutorial, você consiga fazer o que pretende!

http://ubuntued.info/clonezilla-faca-ba ... -particoes
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Instale Systemback Backup System no Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 19 de Fevereiro 2013, 23:26

Sem dúvida! Se seguir o artigo do Clonezilla tem todos os dados assegurados. Apenas precisa de um disco auxiliar! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes

cron