Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:29 Pesquisa avançada

Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Mensagempor Thiago » Dom, 30 de Dezembro 2012, 5:43

Recentemente foi lançado o Elementary OS Luna e nele, os Applets de Som, Calendário entre outros foram totalmente redesenhados.

Sendo assim, levando em consideração que o ubuntu é a base para o Elementary OS, e os mesmos applets que funcionam no ubuntu, também funcionam no EOS, além de que até os ícones são os mesmos.

Seria possível utilizar os mesmos indicadores do Elementary OS luna no Ubuntu 12.04 (unity)?

Ou seria possível modificá-los como foi feito no Elementary OS?

Qual o melhor caminho para fazer isso?

Desde já agradeço a todos :)
Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012

Re: Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 30 de Dezembro 2012, 16:15

Thiago (30-12-2012, 4:43) escreveu:Recentemente foi lançado o Elementary OS Luna e nele, os Applets de Som, Calendário entre outros foram totalmente redesenhados.

Sendo assim, levando em consideração que o ubuntu é a base para o Elementary OS, e os mesmos applets que funcionam no ubuntu, também funcionam no EOS, além de que até os ícones são os mesmos.

Seria possível utilizar os mesmos indicadores do Elementary OS luna no Ubuntu 12.04 (unity)?

Ou seria possível modificá-los como foi feito no Elementary OS?

Qual o melhor caminho para fazer isso?

Desde já agradeço a todos :)

Bom, primeiro, aquilo não é applets e sim indicadores. Segundo, o aspecto dos indicadores no elementary OS está relacionado com o facto do WingPanel (um painel escrito em Vala e feito do zero pela equipa do elementary OS) fazer uso do granite para criar aqueles menus. O Unity por sua vez, faz uso das bibliotecas habituais do Gtk3.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Mensagempor Thiago » Dom, 30 de Dezembro 2012, 17:36

O painel do EOS é o mesmo do unity, embora os indicadores sejam diferentes?

E se tratando que os indicadores do unity sejam em GTK3, teria algum lugar onde eu possa editar o aspecto visual dele, visto que os temas GTK3 são feitos em CSS?

Abraços ;)
Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012

Re: Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 31 de Dezembro 2012, 15:29

Thiago (30-12-2012, 16:36) escreveu:O painel do EOS é o mesmo do unity, embora os indicadores sejam diferentes?

Não, são painéis distintos. O do Unity é feito para correr via Compiz (Gestor de Janelas na Sessão Ubuntu). O do EOS (chamado de WingPanel) é independente do Gestor de Janelas, feito do zero pela equipa do EOS. Os indicadores é que são os mesmos, já que a equipa do EOS seguiu a norma para a apresentação dos indicadores proposta pela Canonical.
Thiago (30-12-2012, 16:36) escreveu:E se tratando que os indicadores do unity sejam em GTK3, teria algum lugar onde eu possa editar o aspecto visual dele, visto que os temas GTK3 são feitos em CSS?

Abraços ;)

O problema neste caso, é que irá alterar tudo o que seja menus, porque no Unity é usado um Widget próprio para menus do Gtk. Já no EOS, esses menus são tratados via biblioteca de Widgets criada para o próprio projecto do elementary!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Mensagempor Thiago » Seg, 31 de Dezembro 2012, 20:45

O que eu queria, era apenas arredondar as bordas dos menus do painel, assim como acontece no Mac OS X

Algo bem sutil, porém muito relevante na minha opinião.

Quando diz que os menus todos seriam alterados, de quais menus está se referindo?
Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012

Re: Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 31 de Dezembro 2012, 20:56

Thiago (31-12-2012, 19:45) escreveu:O que eu queria, era apenas arredondar as bordas dos menus do painel, assim como acontece no Mac OS X

Algo bem sutil, porém muito relevante na minha opinião.

Quando diz que os menus todos seriam alterados, de quais menus está se referindo?

De todos os menus do sistema. Mas pode espreitar como é feito nos temas Malys, porque alguns temas apresentam os tais menus com cantos arredondados!!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Mensagempor Thiago » Seg, 31 de Dezembro 2012, 21:06

Você sabe como faço para espreitar isso?

Não sou programador e tenho um pouco de dificuldade com códigos, porém me esforçando um pouco, eu acho que consigo :)
Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012

Re: Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 31 de Dezembro 2012, 22:55

Thiago (31-12-2012, 20:06) escreveu:Você sabe como faço para espreitar isso?

Não sou programador e tenho um pouco de dificuldade com códigos, porém me esforçando um pouco, eu acho que consigo :)

é uma questão de ir espreitar no CSS... se encontrar eu aviso ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como alterar o aspecto dos indicadores do unity?

Mensagempor Thiago » Ter, 1 de Janeiro 2013, 1:01

Luis Cardoso (31-12-2012, 21:55) escreveu:
Thiago (31-12-2012, 20:06) escreveu:Você sabe como faço para espreitar isso?

Não sou programador e tenho um pouco de dificuldade com códigos, porém me esforçando um pouco, eu acho que consigo :)

é uma questão de ir espreitar no CSS... se encontrar eu aviso ;)



Blz, ficarei no aguardo

Muito obrigado =)
Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012


Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes

cron