Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:37 Pesquisa avançada

Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor portaro » Sex, 30 de Novembro 2012, 0:40

Desde há um tempo que andei a pesquisar a lentidão dos xubuntu e lubuntus nos meus pcs em ambos sofria do mesmo jogos lentos, cargas de memmoria em excesso.

Finalmente agora obtive a solução ao meu caso.

Testei várias distros e vários ambientes para discernir se era realmente dos recursos hardware ou não.

Linux Mint MAte 14
Ubuntu Unity

Xubuntu
Lubuntu

Tanto no Xubuntu e Lubuntu tinha sempre lentidão, pensei primeiramente que fosse por falta de recursos de hardware mas os jogos testados Warzone 2100 e Assault cube rodavam bem nas anteriores versões e inclusive no Unity Ubuntu mais recentes.

Os pcs que eu tenho um de escritório outro portátil compartem algo em comum placas ATI e procesadores Intel. O de escritório tem 1.5 GB RAM o portátil 2GB RAM, o de escritório não tem drivers privados mantidos o portátil tem.

Mas o problema era em ambos o mesmo lentidão em jogos e processador a 70% logo no inicio.
Agora a solução - em ambos passou por instalar / reinstalar a tool - mesa-utils-

sudo apt-get install mesa-utils.

Para chegar a esta conclusão andei e andei às voltas.

Até me recomendaram o Switcheroo para fazer Switch entre placas caso tivesse 2 placas gráficas , mas não se me adecuava -
1º O ubuntu não tem essa função switcheroo existe um script mas antigo.
2º a saída do comando lspci | grep VGA não dá a existência de duas placas em ambos pcs mas sim de uma nos dois casos ATI.

Também pensei que fosse caso de editar xorg e reinstalar o xserver ATI , não vale a pena o trabalho.

Pensei que o problema estivesse nos drivers gallium e na confusão entre drivers por causa destes novos adoptados-
http://blog.linuxmint.com/?p=2216
http://www.linuxmint.com.br/forum/t-3528/dispon%C3%ADvel-linux-mint-nadia-vers%C3%A3o-final.html?start=0&&order=ASC&status=&mode=0
Gallium 0.4 on llvmpipe



O pacote xorg-edgers só estraga o xorg e não resulta também.

Abri topicos em alguns sítios, pensando que o problema era dos novos kernels, mas não é por alguma razão o Lubuntu e Xubuntu têm este pequeno probleminha que se resolve instalando reinstalando o mesa-utils.

No caso do portátil notei que ele parava mais em modo bateria, agora para menos e roda.

EM ambos casos os pcs rodam compiz, e jogos sem problema neste momento torcs por exemplo ou xonotic.

Fica a dica.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 30 de Novembro 2012, 0:45

Foi só reinstalar o mesa-utils? Se sim seria interessante que outros utilizadores experimentassem para ver qual o feedback!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor portaro » Sex, 30 de Novembro 2012, 1:06

Eu já não consigo enumerar a quantidade de coisas que fiz mas fiz desde:

Alterar programas que se inciam com o xubuntu tipo zeitgeist, e outros AWN etc.

ALterar o xorg, instalar/gerar um novo, desinstalar o xserver da ati livre.

Verificcar outras distros para tentar dar com a resposta.

Procurar sobre o switcheroo , por momentos pensei que tivesse de fazer isso.

Pensei nos gallium mas nunca estiverma sequer instalados- pacote é este-
libgl1-mesa-dri-experimental

Não obstante ainda passei outra vez para o 10.04 para ir vendo que podia ser.

Quando voltei à carga pus-me a pensar e pensar , depois fui à procura de algo sobre glxinfo e aí dei com a solução apesar de o glxgears funcionar o glxinfo não tinha info nenhuma instalei o mesa-utils e pronto.

Pensei por momentos que os novos kernels tivessem a culpa ou que a comunidade que mantém o Ubuntu se preocupasse demais com novos drivers e descartase os básicos para pcs mais antigos, mas estava enganado parece-me que quem meteu a pata foram os do xubuntu e lubuntu não sei como nem porque o glxgears funciona mas sem o mesa-utils.

Outra coisa que me dei conta os do lubuntu não aceitam bem a instalação ddos drivers ati não conseguem instalar-se no meu caso no portatil uma HD2400.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor portaro » Sex, 30 de Novembro 2012, 1:15

Imagem

Acima uma imagem elucidativa, o torcs nem rodava agora roda, o compiz não se configurava agora configura e anda.

Os jogos mencionados rodam todos até o 0AD

Provavelmente o que me enganou muito a mim foi o comando glxgears, a mim e a quem pedi ajuda porque soltava os engrenagens a rodar mas realmente estava desconfigurado penso eu.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 30 de Novembro 2012, 13:29

Pois, o L/Xubuntu têm esse pequeno senão, não vêm equipados de raiz para levar o grafismo ao extremo, pois são Sistemas que vêm preparados para correr em qualquer máquina! Como tal, o pacote Mesa, pode não vir instalado!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor portaro » Sex, 30 de Novembro 2012, 15:12

Luis Cardoso (30-11-2012, 12:29) escreveu:Pois, o L/Xubuntu têm esse pequeno senão, não vêm equipados de raiz para levar o grafismo ao extremo, pois são Sistemas que vêm preparados para correr em qualquer máquina! Como tal, o pacote Mesa, pode não vir instalado!


Pois o mal e não sei porque sem o mesa-utils os coolers do pc trabalham muito mais do que com ele, é outro dado que estou a verificar agora.

O meu pc agora faz ainda menos barulho e tem muito menos picos do que antes de instalar tal tool e ainda mais está mais silencioso que no própio 10.04.

Tanto o desenvolvimento do Lubuntu como do Xubuntu poderiam ter em conta isso. No caso do meu pc de escritorio parece outro é um total "abismo" de diferença do pré mesa-utils para o pós mesa-utils.

QUase não oiço a torre, rodo compiz, torcs 0AD, transmission, uget, jdownloader, firefox, libreoffice writer, programs via terminal para ver tdt, e ainda abro aplicaçoes de vez em quando sem paragens ou sem estilhaçar o processador.

Acho que é conclusivo, espero que este meu relato ajude aqueles que pensam que o pc está lento porque o novo kernel exige muito de hardware e não roda bem em pcs com mais de 7 anos, assim como ajudar aqueles que querem usar xubuntus e bases buntus mas quando tentam tem problemas de lentidão com alguns programas, por exemplo o CM LXDE deve sofrer deste pequeno problema, porque quando o usei o compiz não se configurava e jogos nada. E agora sim já dá para até 2017 disfrutar do meu Xfce.

Aproveito para referir mais uma vez que não consigo quantificar o tempo e truques feitos para resolver este problema, andei por muitos foruns e nenhuma ajuda daquilo que li e perguntei me resolveu o problema, portanto fica a dica, provavlemente até daria muito jeito pô-la também no forum oficial ubuntu porque provavelemente muitos outros users andam intrigados com isto.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 30 de Novembro 2012, 17:17

portaro (30-11-2012, 14:12) escreveu:
Luis Cardoso (30-11-2012, 12:29) escreveu:Pois, o L/Xubuntu têm esse pequeno senão, não vêm equipados de raiz para levar o grafismo ao extremo, pois são Sistemas que vêm preparados para correr em qualquer máquina! Como tal, o pacote Mesa, pode não vir instalado!


Pois o mal e não sei porque sem o mesa-utils os coolers do pc trabalham muito mais do que com ele, é outro dado que estou a verificar agora.

O meu pc agora faz ainda menos barulho e tem muito menos picos do que antes de instalar tal tool e ainda mais está mais silencioso que no própio 10.04.

Tanto o desenvolvimento do Lubuntu como do Xubuntu poderiam ter em conta isso. No caso do meu pc de escritorio parece outro é um total "abismo" de diferença do pré mesa-utils para o pós mesa-utils.

QUase não oiço a torre, rodo compiz, torcs 0AD, transmission, uget, jdownloader, firefox, libreoffice writer, programs via terminal para ver tdt, e ainda abro aplicaçoes de vez em quando sem paragens ou sem estilhaçar o processador.

Acho que é conclusivo, espero que este meu relato ajude aqueles que pensam que o pc está lento porque o novo kernel exige muito de hardware e não roda bem em pcs com mais de 7 anos, assim como ajudar aqueles que querem usar xubuntus e bases buntus mas quando tentam tem problemas de lentidão com alguns programas, por exemplo o CM LXDE deve sofrer deste pequeno problema, porque quando o usei o compiz não se configurava e jogos nada. E agora sim já dá para até 2017 disfrutar do meu Xfce.

Aproveito para referir mais uma vez que não consigo quantificar o tempo e truques feitos para resolver este problema, andei por muitos foruns e nenhuma ajuda daquilo que li e perguntei me resolveu o problema, portanto fica a dica, provavlemente até daria muito jeito pô-la também no forum oficial ubuntu porque provavelemente muitos outros users andam intrigados com isto.

É assim, tal como referi, o L/Xubuntu está preparado para ser usado com baixo requisitos de hardware, então o desenho gráfico é efectuado com recurso ao CPU. Tal acontece no Metacity, quando lhe liga os recursos de composição simples! Isto também passou a ser usado no Unity a partir do Ubuntu 12.10 (daí o Unity ser uma dor de cabeça numa máquina virtual, já que até os efeitos 3D têm de ser virtualizados por CPU). Assim, ao passar o processamento gráfico do Sistema L/Xubuntu para o GPU, está a aliviar a carga no CPU. Mas note que isso que fez, para alguns utilizadores não vai dar, porque se a gráfica não for suportada, ou for mesmo muito fraca, pode não conseguir aguentar o grafismo e ainda ficar mais lenta que usando o CPU!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor portaro » Sex, 30 de Novembro 2012, 18:49

Ainda bem que esclarece isso Luís é importante para outros users.

Não obstante agora penso que se tivesse postado aqui essa duvida talvez o Luís me tivesse ajudado melhor que por onde andei e olhe que andei por tudo quanto é lado e já estava deseperado.

Onde é que o Luís obteve a info de que tinham removido esses pacotes eu andei a ler no xubuntu e não vi nada.

Outra coisa pode não funcionar para alguns mas para outros alguns como eu a solução é simples, e os truques que andei a fazer não valeram de nada, mais vale relatar isso para que outros não andem como eu em busca de luzes que não se encontram ou que andam à volta do mesmo e não resolvem nada.

No meu caso o desempenho antes do mesa-utils era muito menor. E já vi mais users a andarem às voltas com este problema secalhar a solução é essa caso haja a existencia de uma placa grafica media ou razoavel, uns andam às voltas das temperaturas, outros das cargas, outros voltam para trás, outros pensam que o xubuntu requer muito grafismo etc.

Não sei se nestes casos não seria bom espalhar mais essas informações na web uma vez que cheguei a contactar desenvolvedores de distros e não me souberam responder teimavam no xorg ou em processos de inicio.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 30 de Novembro 2012, 22:20

portaro (30-11-2012, 17:49) escreveu:Ainda bem que esclarece isso Luís é importante para outros users.

Não obstante agora penso que se tivesse postado aqui essa duvida talvez o Luís me tivesse ajudado melhor que por onde andei e olhe que andei por tudo quanto é lado e já estava deseperado.

Onde é que o Luís obteve a info de que tinham removido esses pacotes eu andei a ler no xubuntu e não vi nada.

Outra coisa pode não funcionar para alguns mas para outros alguns como eu a solução é simples, e os truques que andei a fazer não valeram de nada, mais vale relatar isso para que outros não andem como eu em busca de luzes que não se encontram ou que andam à volta do mesmo e não resolvem nada.

No meu caso o desempenho antes do mesa-utils era muito menor. E já vi mais users a andarem às voltas com este problema secalhar a solução é essa caso haja a existencia de uma placa grafica media ou razoavel, uns andam às voltas das temperaturas, outros das cargas, outros voltam para trás, outros pensam que o xubuntu requer muito grafismo etc.

Não sei se nestes casos não seria bom espalhar mais essas informações na web uma vez que cheguei a contactar desenvolvedores de distros e não me souberam responder teimavam no xorg ou em processos de inicio.

Eu não li que tinham retirado, foi apenas por experimentação, pois em tempos tinha o Lubuntu instalado e precisei de usar o OpenGl para desenhar objectos 3D e ele dava erro. Ao instalar o referido pacote, resolvi a questão. Se me tivesse colocado essa questão antes, eu talvez nem dava por isto, pois já havia feito isto há muito tempo e possivelmente nem me lembrava. Tanto era assim que no PC do meu pai ainda nem tinha feito esse teste. Mas estive à pouco a testar, nada feito, este PC tem uma Intel incorporada e vai sempre puxar ao CPU! Fazendo o seguinte comando:
glxgears -fullscreen

Verifiquei que ele apenas devolve 19~20 FPS, numa resolução de 1360x768, o que é muito baixo!

Como os ambientes do LXDE e XFCE são feitos para baixos requisitos, eles não vêm preparados para puxar pela Gráfica. Mas o que me intriga, foi o facto de ter instalado o Compiz, e não ter tratado disso 8|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas de lentidão em XUbuntus e Lubuntus.

Mensagempor portaro » Sex, 30 de Novembro 2012, 23:54

É isso Luís, instalei o compiz mas era muito lento e os jogos também e eram muito lentos se lhes diminui-se as janelas eram só um pouqinho mais rapidos no caso unico do assault cube.

Eu acho quee sse facto anda a confundir alguns users porque eu vi pessoas indicarem coisas como o switcheroo e executar esse script para 11.04 pensando que há 2 placas a serem usadas, também vi pessoas a dizerem que os novos kerneis não dão e que depois de experimentarem os lubuntu passavam para arch ou para versões atrasadas. EU mesmo regressei ao 10.04 e decidi fazer teste em pens, porque notei que as cargas de cpu principalmente no portatil eram ridiculas podia-me para por minutos e quando abria mais que uma janela nem lhe conto.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes