Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:02 Pesquisa avançada

Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do XFCE

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor Exploit » Qui, 29 de Novembro 2012, 16:55

Parabéns pelo artigo yuryrodrigues
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor José Craveiro » Qui, 29 de Novembro 2012, 19:51

Parabéns também pelo artigo yuryrodrigues. ;)

Bom, antes de mais digo que só agora reparei neste tópico... :desdentado: , entretanto à medida que ia lendo, alguns pormenores foram-me surgindo e pensei em colocá-los, ainda assim muito poucos porque de resto está tudo muito claro.

Porquê ter que ficar com Sessão Xubuntu e Sessão xfce na lista de sessões quando para se ter tudo aqui especificado basta ter a Sessão xfce?

Na minha opinião a Sessão xfce também é a que aconselho e ainda que nos repositórios esteja apenas a versão 4.8, através do ppa da 4.10 obtemos a nova versão que acho muito boa por se terem limado algumas arestas essenciais. O facto de instalar-mos o ubuntu com a sua base unity e depois adicionarmos uma Sessão xfce, realmente o miolo do Unity permanece lá (a menos que se faça uma purga ao unity e se bloqueie as atualizações do mesmo no Synaptic como eu fiz), a instalação do xubuntu ou apenas a adição da Sessão xubuntu não impede a ação do unity. Resumindo, aconselho a quem tenha o ubuntu com a sua base unity use o Sinaptic e no campo de busca digite xfce4 que para além de já incluir uma série de utilidades base do descktop, ao analisar a restante lista onde este se encontra vemos os restantes aplicativos que compõem os chamados Goodies que acompanham o Xubuntu descktop, mas com uma particularidade, instalamos os que queremos sem a probabilidade de desinstalar esta sessão se no Xubuntu quisermos desinstalar alguns deles!

Acerca do Appfinder ou o Localizador de Aplicativos, está ótima a abordagem e fez-me ver um pormenor que ainda não tinha notado que é poder tê-lo como substituto do Menu de aplicações (na minha opinião foi muito pouco, quase nada mexido na nova versão do xfce. Prático, contudo pouco apelativo), coloquei-o maximizado e com alguns ajustes no tamanho do ícones e ficou com um toque prático semelhante ao unity e gnome shell.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 29 de Novembro 2012, 20:46

Efetivamente são pontos relevantes, acho eu! Não experimentei, mas teoricamente sao pontos que realmente deve-se ter em consideração. Yury o que diz sobre isto? Talvez mudar agora se for preciso, para reservar outras coisas para a parte 2, não?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor zilog » Qui, 29 de Novembro 2012, 23:49

José Craveiro (29-11-2012, 18:51) escreveu:
Porquê ter que ficar com Sessão Xubuntu e Sessão xfce na lista de sessões quando para se ter tudo aqui especificado basta ter a Sessão xfce?


Alguem sabe explicar como se edita a lista de sessões, para eu apagar aquelas que "estão a mais"?

Obrigado.

ZiLOG
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 30 de Novembro 2012, 15:58

José Craveiro (29-11-2012, 18:51) escreveu:Porquê ter que ficar com Sessão Xubuntu e Sessão xfce na lista de sessões quando para se ter tudo aqui especificado basta ter a Sessão xfce?


Na parte dois do tutorial ensino como retirar a Sessão do Xubuntu da lista de login.

Parte 2: http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=13&t=3471&p=32293

José Craveiro (29-11-2012, 18:51) escreveu:O facto de instalar-mos o ubuntu com a sua base unity e depois adicionarmos uma Sessão xfce, realmente o miolo do Unity permanece lá (a menos que se faça uma purga ao unity e se bloqueie as atualizações do mesmo no Synaptic como eu fiz), a instalação do xubuntu ou apenas a adição da Sessão xubuntu não impede a ação do unity. Resumindo, aconselho a quem tenha o ubuntu com a sua base unity use o Sinaptic e no campo de busca digite xfce4 que para além de já incluir uma série de utilidades base do descktop, ao analisar a restante lista onde este se encontra vemos os restantes aplicativos que compõem os chamados Goodies que acompanham o Xubuntu descktop, mas com uma particularidade, instalamos os que queremos sem a probabilidade de desinstalar esta sessão se no Xubuntu quisermos desinstalar alguns deles!


Este é um fato realmente ruim. O Unity continua ativo se instalarmos o pacote xubuntu-desktop.

Mas, preferi desta forma pois é mais fácil para o usuário. Envés de instalar uma nova distribuição para testar o XFCE ele pode instalar apenas um pacote, mais simples e rápido. Caso goste do XFCE aí sim, instala o Xubuntu.

A instalação de programas extras é ensinada na Parte 2.

zilog (29-11-2012, 22:49) escreveu:Alguem sabe explicar como se edita a lista de sessões, para eu apagar aquelas que "estão a mais"?

Obrigado.

ZiLOG


Na parte dois do tutorial ensino como retirar Sessões da lista de login.

Parte 2: http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=13&t=3471&p=32293
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor zilog » Qui, 27 de Dezembro 2012, 12:39

@yuryrodrigues

Para quando a terceira parte?
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor Andrea Pollaquine » Dom, 17 de Fevereiro 2013, 13:16

Sao artigos como o seu Yury , que confirma obviamente: Linux nao e apenas sinonimo de liberdade, mas tambem de compartilhar, de disposicao, empenho...enfim, nao apenas dos criadores, mas principalmente dos utilizadores. Show de bola seu artigo. Parabens!!!!!!!!!!! :yeah: :yeah: :yeah:
Avatar do usuário
Andrea Pollaquine
 
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Janeiro, 2013

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor juliocs » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 0:51

Cara parabéns, tudo bem detalhado e fácil de fazer, principalmente pra noob's como eu :-), vlew.

juliocs
 
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Fevereiro, 2013

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor RafaelGNR » Qui, 21 de Fevereiro 2013, 1:44

Ótimo tutorial!

Pondo em prática aos teste do Xfce no meu Ubuntu.
Avatar do usuário
RafaelGNR
 
Mensagens: 18
Registrado em: 20 Fevereiro, 2013
Localização: Brasil, Fortaleza

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor Eddie Junior » Sáb, 1 de Fevereiro 2014, 21:07

Ótimo tutorial, mas não gostei das mudanças no sistema. Além disso, perdi a sessão Ubuntu, pois quando seleciono essa opção eu entro no Ubuntu 2D. Como faço pra reverter todo o processo?
Avatar do usuário
Eddie Junior
 
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Abril, 2013

Anterior

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron