Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:42 Pesquisa avançada

Viewnior, leitor de imagens extremamente rápido

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Viewnior, leitor de imagens extremamente rápido

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 19 de Maio 2012, 1:01

Este pequeno tutorial é uma espécie de actualização deste artigo, pelo menos até surgir algum repositório que forneça os pacotes.

Como se pode ver na página de downloads, o Viewnior não está empacotado para Sistemas Debian (como é o caso do Ubuntu e seus derivados).

Então como podemos contornar esse problema? A resposta está em seguir os passos que se seguem :sneaky:
Antes de mais precisam de satisfazer os requisitos, para tal instalem os seguintes pacotes:
sudo apt-get install build-essential intltool libgdk-pixbuf2.0-dev libgtk2.0-dev

Terminada a instalação temos de obter o pacote fonte para compilar. Para descarregar o pacote, copie e cole o seguinte texto na consola:
Código: Selecionar todos
wget http://cloud.github.com/downloads/xsisqox/Viewnior/viewnior-1.3.tar.gz

Terminado o download descomprima o pacote:
tar zxvf viewnior-1.3.tar.gz

Mude para a directoria criada pelo pacote:
cd viewnior-1.3/

Agora vem a configuração do pacote:
./configure

E por fim a instalação:
sudo make install


Depois de todo o processo estar concluído, é só procurarem por Viewnior no Dash ou menu, dependendo do ambiente! Ele é compatível com Gnome 2, Gnome 3, XFCE, LXDE e FluxBox.


fonte: Compile Viewnior, A Fast, Lightweight Image Viewer, In Ubuntu
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Viewnior, leitor de imagens extremamente rápido

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 19 de Maio 2012, 14:02

Boas Luís, muito leve mesmo, obrigado pela dica.

Eu uso é o checkinstall, criando assim um pacote .deb que me permite desinstalar os programas directamente do synaptic.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Viewnior, leitor de imagens extremamente rápido

Mensagempor hotvic » Sáb, 7 de Julho 2012, 1:08

eu criei um pacote .deb, da versão 1.3, e adicionei no meu repositório que acabei de criar para instalar pelo repositório use os comandos abaixo:
Código: Selecionar todos
# use seu editor de texto para alterar o arquivo sources.list
$ sudo gedit /etc/apt/sources.list

agora adicione as seguintes linhas ao arquivo.
Código: Selecionar todos
## Só Dicas - Repositório
deb http://archive.so-dicas.info/ubuntu oneiric main

Atualizar lista de pacotes
Código: Selecionar todos
$ sudo apt-get update

e finalmente instale o viewnior
Código: Selecionar todos
$ sudo apt-get install viewnior

Obs.: ao mandar instalar ele vai da um aviso que "NÃO AUTENTICADO", ignore esse aviso ocorre pelo fato de meu repositório não possuir GPG.

¹Obs.: atualizarei o pacote sempre que ficar sabendo de uma nova versão do viewnior.

²Obs.: o objetivo do meu repositório é este acima, disponibilizar pacotes que não estão em outro repositórios e também disponibilizar programas criados por min.

Não deixe de visitar http://www.so-dicas.info , é meu site :D.

e muito obrigado Luis Cardoso pois foi através desse tópico que fiquei sabendo deste maravilhoso visualizador de imagens

hotvic
 
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Julho, 2012


Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes

cron