Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:52 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com Java

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor José Craveiro » Qua, 2 de Maio 2012, 11:53

Este tutorial não é complicado, mas o absurdo da coisa é ter que voltar a dar todos aqueles passos cada vez que existe uma atualização (estável) a qual queremos instalar obviamente! :roll:
Vou ver isso. Miguel, mais uma vez obrigado. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 2 de Maio 2012, 16:49

É por isso que o Debian se tornou no que se tornou. E é por isso que depois do Debian e do impulso do Ubuntu que o Linux começou realmente a crescer. A verdade é que o Linux funcionava muito à base de instalações desse tipo, que são coisas que nenhum utilizador comum quer fazer, que acho perfeitamente natural!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor Ron Alon » Qua, 2 de Maio 2012, 21:34

Eu instalei pelo PPA do começo do artigo e deu tudo certo!
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 2 de Maio 2012, 23:47

José Craveiro » Qua Mai 02, 2012 11:53 am escreveu:Este tutorial não é complicado, mas o absurdo da coisa é ter que voltar a dar todos aqueles passos cada vez que existe uma atualização (estável) a qual queremos instalar obviamente! :roll:
Vou ver isso. Miguel, mais uma vez obrigado. ;)


Pois é José, mas não é por culpa da Canonical/Ubuntu que isto acontece!!!

Este é o caminho que também a Microsoft e a Apple estão a seguir!
No Windows e no Mac, também tens de ser tu a fazer a instalação do Java!!

O problema no Ubuntu, é que a instalação não é tão automatizada como nos outros.
E o update também não!!

Mas isto é por culpa da Oracle, não do Mundo Linux!!

Porquê?! Bem, quem faz os pacotes para Linux, é a Oracle, como tal, já os poderiam fazer a contar com os "comandos internos" necessários para que, quer a instalação, quer a actualização não precisasse da intervenção do utilizador!

E não é tão difícil assim!! Como exemplo tens os PPA's que sempre existiram para as versões anteriores do Ubuntu e agora o que é apresentado no início deste mesmo "post".

Isto não é mais do que criar limitações para o utilizador comum, que normalmente quer um SO "out-of-the-box" pronto a funcionar, com tudo e mais alguma coisa, sem ter que se "chatear" muito.

Quer no Windows, quer no Mac, esta "dificuldade" não existe, porque a Oracle cria os pacotes de maneira a que todo o processo seja automatizado e simples.
Mas com o Linux (no seu todo), já não!!! Porque será?!

De qualquer maneira, na minha opinião, este processo manual de instalação não é de todo complicado.
Infelizmente, existem processos que temos de realizar bem mais complicados para que possamos desfrutar do Ubuntu no nosso PC!
Como por exemplo, drivers gráficos, wireless, impressoras, bluetooth, etc.

Bem, já me alonguei, para variar. :lol:

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 3 de Maio 2012, 9:20

Miguel72 » 02 Mai 2012, 23:47 escreveu:
José Craveiro » Qua Mai 02, 2012 11:53 am escreveu:Este tutorial não é complicado, mas o absurdo da coisa é ter que voltar a dar todos aqueles passos cada vez que existe uma atualização (estável) a qual queremos instalar obviamente! :roll:
Vou ver isso. Miguel, mais uma vez obrigado. ;)


Pois é José, mas não é por culpa da Canonical/Ubuntu que isto acontece!!!

Este é o caminho que também a Microsoft e a Apple estão a seguir!
No Windows e no Mac, também tens de ser tu a fazer a instalação do Java!!

O problema no Ubuntu, é que a instalação não é tão automatizada como nos outros.
E o update também não!!

Mas isto é por culpa da Oracle, não do Mundo Linux!!

Porquê?! Bem, quem faz os pacotes para Linux, é a Oracle, como tal, já os poderiam fazer a contar com os "comandos internos" necessários para que, quer a instalação, quer a actualização não precisasse da intervenção do utilizador!

E não é tão difícil assim!! Como exemplo tens os PPA's que sempre existiram para as versões anteriores do Ubuntu e agora o que é apresentado no início deste mesmo "post".

Isto não é mais do que criar limitações para o utilizador comum, que normalmente quer um SO "out-of-the-box" pronto a funcionar, com tudo e mais alguma coisa, sem ter que se "chatear" muito.

Quer no Windows, quer no Mac, esta "dificuldade" não existe, porque a Oracle cria os pacotes de maneira a que todo o processo seja automatizado e simples.
Mas com o Linux (no seu todo), já não!!! Porque será?!

De qualquer maneira, na minha opinião, este processo manual de instalação não é de todo complicado.
Infelizmente, existem processos que temos de realizar bem mais complicados para que possamos desfrutar do Ubuntu no nosso PC!
Como por exemplo, drivers gráficos, wireless, impressoras, bluetooth, etc.

Bem, já me alonguei, para variar. :lol:

Cumps.

A Oracle podia ter feito no Java o mesmo que acontece no Google Chrome e Opera, em que assim que são instalados adicionam um repositório próprio por onde enviam as actualizações!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 3 de Maio 2012, 10:10

Boas, ora nem mais Luís!!!

Mas...enfim!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor Ron Alon » Qui, 3 de Maio 2012, 18:20

Luis Cardoso » Qui Mai 03, 2012 6:20 am escreveu:A Oracle podia ter feito no Java o mesmo que acontece no Google Chrome e Opera, em que assim que são instalados adicionam um repositório próprio por onde enviam as actualizações!


A Oracle quer dinheiro da Google, com isso que está preocupada... A instalação do Java é muito complicada agora - mesmo pra nós que já acostumamos, são vários passos que precisam ser feitos e acaba incomodando sim.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor José Craveiro » Qui, 3 de Maio 2012, 19:24

Agora há um pormenor que até ao fim desta parte me está a escapar; pelo que dá para perceber, o ppa do java7 que agora vem mencionado no artigo do ubuntued.info, é o mesmo que surgiu ao início deste tópico! :|
Posso ter perdido a sintonia neste caso, mas do que percebi neste tópico, não só pelo menos para já não seria portanto uma boa opção fazer uso da versão 7, como até ao longo do mesmo se aborda a importância do método de instalação manual como a mais adequada em detrimento da versão open source JDK pelo facto de não ser tão completa!
Agora ao deparar-me com um ppa com os mesmos parâmetros do JDK inserido num texto em cuja a abordagem, que pelo menos a mim não me parece estar enquadrada nesta versão, fiquei confuso.

Acerca da instalação manual, tentei mas não consegui concluir o processo, faltou o registo da versão e essa parte não chegou a ter início. :\ Bom, optei naquele momento por desinstalar e tentar saber mais acerca disto para uma nova tentativa.
Está difícil resolver isto...
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 3 de Maio 2012, 20:31

Boas José, a partir do momento que adicionaste o repositório do Medibuntu e instales o pacote Ubuntu-Restricted-Extras, apareceu de imediato nos repositórios do teu Ubuntu, o Java 6...24 devidamente licenciado.

Como tal, já não te será pedida outra vez a aceitação da licença!!! Como foi o meu caso, por isso não te irá aparecer nada disso!!!

Problema resolvido! 8)

Mais alguma dificuldade na instalação do Java, para além da situação da licença?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 Precise Pangolin – Resolvendo problema com

Mensagempor José Craveiro » Qui, 3 de Maio 2012, 21:04

Miguel72 » Qui Mai 03, 2012 8:31 pm escreveu:Boas José, a partir do momento que adicionaste o repositório do Medibuntu e instales o pacote Ubuntu-Restricted-Extras, apareceu de imediato nos repositórios do teu Ubuntu, o Java 6...24 devidamente licenciado.

Como tal, já não te será pedida outra vez a aceitação da licença!!! Como foi o meu caso, por isso não te irá aparecer nada disso!!!

Problema resolvido! 8)

Mais alguma dificuldade na instalação do Java, para além da situação da licença?

Cumps.


Miguel, tenho apenas o Restricted-extras.
Como tal tenho então através deste a versão java 6...24. Sendo assim este irá servir de base para receber a versão 6...31 com o método manual?

Bom, entretanto continuo sem entender a lógica do artigo sobre o Java7 no ubuntued.info! Há vantagem ou não instalando com aquele ppa? É que da leitura parece subentender-se isso mesmo. Talvez esteja a ser um tanto terra a terra, mas isto parece quase uma ponta solta! :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes