Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 15:57 Pesquisa avançada

Dropbox: tenha um disco online!

Tópicos sobre artigos publicados no site Ubuntued! Nesta secção, por cada artigo publicado é criado um tópico onde poderá criticar, questionar, criar tópicos a questionar algum artigo feito e/ou até pedir alguma matéria a ser abordada no Ubuntued!

Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 16 de Junho 2011, 15:27



Já aqui foram apresentadas diversas possibilidades de guardar imagens online, desta vez o Ubuntued irá apresentar como guardar os seus documentos a partir do seu Ubuntu, podendo partilhá-los ou apenas salvaguardá-los na Web. O Ubuntu já tem uma ferramenta semelhante instalada, Ubuntu One, mas esta pode não satisfazer os utilizadores da mesma maneira que o Dropbox o consegue.

Para além disso, o facto de ser um serviço utilizado já por muita gente e que possibilita a partilha de pastas entre os utilizadores, torna-o numa ferramenta indispensável para qualquer tipo de trabalho em grupo. Assim, a equipa do Ubuntued recomenda a leitura deste artigo bem como a instalação deste excelente software!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor José Craveiro » Qui, 16 de Junho 2011, 23:53

O artigo "parece-me" bastante esclarecedor, mas..., bom, a verdade é que para além de um hospedeiro de fotos, nunca usei algo com estas características, sobretudo em termos de partilha de conteúdos que ao que tudo indica seria uma partilha já predefinida de usuários (penso), daí que espero algum feedback! ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 17 de Junho 2011, 0:22

José Craveiro » 16 Jun 2011, 23:53 escreveu:O artigo "parece-me" bastante esclarecedor, mas..., bom, a verdade é que para além de um hospedeiro de fotos, nunca usei algo com estas características, sobretudo em termos de partilha de conteúdos que ao que tudo indica seria uma partilha já predefinida de usuários (penso), daí que espero algum feedback! ;)

É assim, a partilha de pastas é efectuada entre utilizadores do Dropbox. Passo a exemplificar:

Suponha que tem um trabalho a realizar com algum colegas e ambos têm o Dropbox instalado (independentemente do Sistema Operativo), criando uma pasta dentro da pasta Dropbox, com o nome do trabalho que estiver a realizar (por exemplo) e clicando sobre a pasta verá que aparece no menu Share This Folder... depois basta seguir os passos que lhe forem solicitados, isto é, o e-mail do(s) seu(s) colega(s). Assim podem trocar os ficheiros, sem terem de andar a enviar por e-mail!

Tem de ter em atenção que no caso de andarem a trabalhar no mesmo ficheiro o melhor é cada um colocar um nome diferente, isto é, o ficheiro editado por si chamar-se Relatorio_Jose.odt e o meu Relatorio_Luis.odt. Caso contrário, só o último colocado é que será apresentado a todos, dependendo de quem for o último a utilizar. Agora se for um trabalho, em que vai andar de mão em mão através de uma ordem, aí já pode ter o mesmo nome, têm é de avisar o outro que for a trabalhar a seguir que é a vez dele xD

Pode no entanto partilhar links públicos, por exemplo, no artigo do Rainlendar (que foi escrito por mim) eu fiz uma junção de diversos pacotes dispersos do Tema Shadow4, se reparar lá no meio do texto, está lá o link para descarregar o arquivo. E o link é este:
http://dl.dropbox.com/u/4006767/Shadow4b.r2skin

Para poder realizar este tipo de partilha, tem de colocar os ficheiros (até pode colocar em diversas sub-pastas) na pasta Public. Tal como é apresentado na primeira Dica no final do artigo ;)

Mais alguma dúvida?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor Pedro Lobo » Sex, 17 de Junho 2011, 15:04

já utilizo o Dropbox há algum tempo, mas principalmente para partilha de ficheiros via IM.

Normalmente o WLM e o Empathy não funcionam muito bem a enviar ficheiros por isso faço um upload para o dropbox e partilho o ficheiro :lol:
PARA JA COISAS! o meu website pessoal
Avatar do usuário
Pedro Lobo
Redator
 
Mensagens: 191
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 17 de Junho 2011, 15:30

Pedro Lobo » 17 Jun 2011, 15:04 escreveu:já utilizo o Dropbox há algum tempo, mas principalmente para partilha de ficheiros via IM.

Normalmente o WLM e o Empathy não funcionam muito bem a enviar ficheiros por isso faço um upload para o dropbox e partilho o ficheiro :lol:

Eu também comecei assim, mas depois quando surgiu o grupo do robô e a dissertação de mestrado, então comecei a dar-lhe o outro uso pelo qual este foi feito -- sincronização de ficheiros entre computadores -- como estava sempre a usar dois ou três computadores, inclusivé, um deles devido à sua drive de disquetes (sim ainda usei disquetes na minha dissertação, visto estar a trabalhar com um aparelho de 1972, se não estou em erro, com o Windows 3.1) e era mais fácil estarem ligados à net do que andar constantemente de um lado para o outro com os dados em pen USB...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 17 de Junho 2011, 20:40

Exato, acho que o DropBox tornou-se numa ferramenta indispensável pelo facto de permitir ter pasta partilhadas com outros utilizadores, permitindo, assim, criar um repositório/SVN de uma forma super simples e rápida!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor José Craveiro » Sex, 17 de Junho 2011, 23:52

Olá

Obrigado Luis C. bem como aos restantes obviamente. Foi suficientemente explanado contudo com uma focagem especial para as actividades de variada espécie que envolvam trabalhos em grupo, se assim é, fico para já em stand by!
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor Antonio Cascais » Sáb, 18 de Junho 2011, 12:42

Claudio Novais » 17 Jun 2011, 20:40 escreveu:Exato, acho que o DropBox tornou-se numa ferramenta indispensável pelo facto de permitir ter pasta partilhadas com outros utilizadores, permitindo, assim, criar um repositório/SVN de uma forma super simples e rápida!

Confirmo.

Aliás, a primeira coisa que faço quando formato o pc é instalar o Dropbox. As coisas importantes vão todas para lá. Assim, consigo ter os mesmos ficheiros em nos 4 SO's que utilizo (2 no portátil + 2 no netbook) :yeah:
Avatar do usuário
Antonio Cascais
Redator
 
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Maio, 2011

Re: Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 18 de Junho 2011, 13:49

José Craveiro » Sex Jun 17, 2011 11:52 pm escreveu:Olá

Obrigado Luis C. bem como aos restantes obviamente. Foi suficientemente explanado contudo com uma focagem especial para as actividades de variada espécie que envolvam trabalhos em grupo, se assim é, fico para já em stand by!

Para mim essa é a grande vantagem, no entanto, para quem tem mais que um computador, também é uma ferramenta indispensável. ;)

E para além disso, entre as outras todas funcionalidades importantes, o facto de permitir disponibilizar ficheiros online, é algo de extrema importância. Eu nem sempre quero fazer upload de ficheiros para outros servidores, por risco de possível publicação noutros locais e perdê-lo pela internet. Através do DropBox, partilho o ficheiro, fazem download e simplesmente elimino. Se fosse noutro serviço online de hospedagem, a eliminação não seria tão simples certamente! :\
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dropbox: tenha um disco online!

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 18 de Junho 2011, 16:08

É disto que também gosto! Quando pensamos que algum pormenor está esgotado, eis que surgem anexos não raro importantes... :p , estou mesmo a precisar de férias e que bom que é já esta semana! :desdentado:
Insólitamente não tinha reparado na vantagem de um espaço comum entre o meu pc e o notebook..., mas com um limite grátis de 2 GB?!
Cláudio, não haverá mesmo risco de fuga desses ficheiros e sem controle de serem publicados? É que essa promessa é comum até nos hospedeiros mais conceituados! :medo:
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Artigos publicados no Ubuntued

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes