Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:02 Pesquisa avançada

Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Tópicos sobre artigos publicados no site Ubuntued! Nesta secção, por cada artigo publicado é criado um tópico onde poderá criticar, questionar, criar tópicos a questionar algum artigo feito e/ou até pedir alguma matéria a ser abordada no Ubuntued!

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor portaro » Qui, 23 de Maio 2013, 23:45

Tenho problemas para iniciar o xorg , já tentei os parâmetros nomodeset e radeon.modeset=0 e nada dá barraca o xorg não inicia.

tenho uma ati hd 2400 series e dá esse problema estranho.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor portaro » Dom, 26 de Maio 2013, 20:58

Resolvido - temos de formatar a pen -drive em arquivo FAT.

Por alguma razão o sistema noutro formato de ISO não booteia.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 28 de Maio 2013, 23:57

E então @Portaro, o que você acha da distro?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor portaro » Qua, 29 de Maio 2013, 13:15

Por um lado dizer que é muito bom, por outro como não me funcionou em uma das másquinas precisamente a que esteava a pensar formatar devido a um problema no xorg mesmo editando à mão a coisa não correu bem.

Naquela máquina em que pude usar, devo dizer que o sistema está bem polido e bonito, com a face do Puma, o KDE 4.10 é muito bom e ajuda, dizer e realçar que nesta versão traz o instalador de pacotes do Ubuntu e vem com alguns efeitos pré-activados.

Portanto nota muito positiva da minha parte para este Metamorphose.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Maio 2013, 16:06

Será do problema "comum" do Ubuntu do kernel PAE?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor portaro » Qua, 29 de Maio 2013, 18:17

Os novos kerneis são uma verdadeira dor de cabeça para pcs antigos e com ATI.

No caso desta ISO em concreto eu experimentei nos meus dois pcs, nas primeiras tentativas em ambos tinha um problema com o XOrg, experimentando pensei em formatar a pen drive em FAT e ver se o Unetbootin podia estar a dar o problema o certo é que no pc desktop booteou bem e aí já me funcionou o Xorg demorou muito tempo a carregar , devo dizer que o KDM do Metamorphose está muito bom.

No outro pc un laptop (curiosamente com uma placa ATI mais recente ) é que não há maneira de iniciar o Xorg.

Este não é um problema do autor da remaster mas sim da pobre atenção das distros aos pcs mais antigos, a única dúvida que eu tenho é se para usuários mais antigos com pcs mais antigos não será melhor passar para os Slacks, isto porque as ISOs que experimentei de Slacks parecem ir muito bem não me dão problemas de boot mas mantém os mesmos niveis de consumos, ou seja os kerneis devem ser os verdadeiros problemas.

Quanto ao ser PAE ou não o pc laptop o tal que não dá o Xorg é multiarch tanto lhe posso meter um sistema 32 como 64 portanto esse problema não se coloca.

Bendito Kernel 2.6...

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Maio 2013, 18:22

Pois, distros mais old-school parece-me que são a única solução para esses mais antigos. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor portaro » Qua, 29 de Maio 2013, 19:48

UM pc é de 2004 outro de 2007, curioso é ver distros como o galpon minino, Lubuntu etc têm exactamente problemas deste tipo mau rendimento em ATI, má configuração para ATI, sobrecarga etc.

Penso que muitos users sofrem bastante com estas coisas porque ninguém no Kernel se pode preocupar muito em mantê-lo para coisas novas e velhas, agora coisas tão fáceis como meter o mesa-utils numa distro por definição poderiam ajudar e muito mas e após 3 lançamentos do Ubuntu o proeblema continua.

Impressionante.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor Exploit » Qui, 30 de Maio 2013, 2:34

experimenta o netrunner 13.6
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Lançamento Metamorphose Linux 5 - Puma

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Maio 2013, 14:04

portaro (29-05-2013, 17:17) escreveu:Os novos kerneis são uma verdadeira dor de cabeça para pcs antigos e com ATI.

No caso desta ISO em concreto eu experimentei nos meus dois pcs, nas primeiras tentativas em ambos tinha um problema com o XOrg, experimentando pensei em formatar a pen drive em FAT e ver se o Unetbootin podia estar a dar o problema o certo é que no pc desktop booteou bem e aí já me funcionou o Xorg demorou muito tempo a carregar , devo dizer que o KDM do Metamorphose está muito bom.

No outro pc un laptop (curiosamente com uma placa ATI mais recente ) é que não há maneira de iniciar o Xorg.

Este não é um problema do autor da remaster mas sim da pobre atenção das distros aos pcs mais antigos, a única dúvida que eu tenho é se para usuários mais antigos com pcs mais antigos não será melhor passar para os Slacks, isto porque as ISOs que experimentei de Slacks parecem ir muito bem não me dão problemas de boot mas mantém os mesmos niveis de consumos, ou seja os kerneis devem ser os verdadeiros problemas.

Quanto ao ser PAE ou não o pc laptop o tal que não dá o Xorg é multiarch tanto lhe posso meter um sistema 32 como 64 portanto esse problema não se coloca.

Bendito Kernel 2.6...

Pode ser problema do Unetbootin, já que tive semelhante problema no Debian 7. A minha solução, foi:
sudo su

dd if=/path/to/linux.iso of=/dev/sd_

Atenção, onde está "_" é para colocar a letra correspondente à Pen USB, no meu caso foi "g" (porque tenho um leitor de cartões ligado via USB interno), ficando /dev/sdg (se se enganar no dispositivo, perderá todos os dados contidos nesse dispositivo...). Fazendo isto, resolvi o problema. Depois pode usar o Gparted e criar uma nova partição na sua Pen, usando o restante espaço para poder armazenar dados durante a sessão live.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos publicados no Ubuntued

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes