Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:58 Pesquisa avançada

Trocar Tema no UBUNTU 12.10

Tópicos sobre artigos publicados no site Ubuntued! Nesta secção, por cada artigo publicado é criado um tópico onde poderá criticar, questionar, criar tópicos a questionar algum artigo feito e/ou até pedir alguma matéria a ser abordada no Ubuntued!

Trocar Tema no UBUNTU 12.10

Mensagempor BrunoMoscan » Sex, 5 de Abril 2013, 20:42

Boa tarde pessoal, sou novo como usuário do Ubuntu e mais novo ainda aqui no forum, tentei trocar o tema do Ubuntu 12.10 mas não consigo, tento colar o tema na pasta usr/share/themes mas sou impedido pelo sistema de realizar a ação, apesar de minha conta ser a única conta do sistema e ser a conta registrada como Administrador, tentei compartilhar a pasta Themes, para ver se minha conta poderia ser liberada para tal ação, mas não consigo nem compartilhar, dá erro também,,, não conheço o sistema direito, penso que seja alguma coisa bem simples que tenho feito errado, alguém pode me ajudar?
"A lutheria não é apenas a arte de criar e consertar instrumentos, é também a arte de fazer com que o instrumento permita que o músico alcance seus objetivos."
Avatar do usuário
BrunoMoscan
 
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Abril, 2013

Re: Trocar Tema no UBUNTU 12.10

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 5 de Abril 2013, 21:12

Você apenas precisa de pôr os temas na pasta oculta da sua pasta pessoal chamada ".themes" (o ponto faz com que a pasta fique oculta). Se não existir essa pasta, crie uma com esse nome.

Recomendo vivamente a você instalar um dos temas já testados pela equipa do Ubuntued. Veja:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Trocar Tema no UBUNTU 12.10

Mensagempor BrunoMoscan » Sáb, 6 de Abril 2013, 17:15

beleza, criei, e a pasta ficou oculta como você disse, mas como vou colocar o arquivo do tema que baixei se não consigo ver a página, em propriedades não aparece nenhum comando para mostrar arquivos ocultos, o que faço agora?

PS: Eu falei que era noob!!! hauhauhauhuahuah
"A lutheria não é apenas a arte de criar e consertar instrumentos, é também a arte de fazer com que o instrumento permita que o músico alcance seus objetivos."
Avatar do usuário
BrunoMoscan
 
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Abril, 2013

Re: Trocar Tema no UBUNTU 12.10

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Abril 2013, 19:46

BrunoMoscan (06-04-2013, 16:15) escreveu:beleza, criei, e a pasta ficou oculta como você disse, mas como vou colocar o arquivo do tema que baixei se não consigo ver a página, em propriedades não aparece nenhum comando para mostrar arquivos ocultos, o que faço agora?

PS: Eu falei que era noob!!! hauhauhauhuahuah

Se está no Ubuntu, então está certamente a usar o Unity, que tem como gestor de ficheiros o Nautilus. Para ver as pastas/ficheiros ocultos, pressione o seguinte conjunto de teclas: [Ctrl]+[H]. Ou então, no menu do gestor, vá à opção Ver → Apresentar os Ficheiros Escondidos. Tal como pode ver na imagem:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Trocar Tema no UBUNTU 12.10

Mensagempor BrunoMoscan » Dom, 7 de Abril 2013, 13:52

Pronto, consegui visualizar e colar o arquivo lá dentro, porém ainda não aparece a opção do no tema no Ferramentas de Ajustes na Gnome, devo desistir deste tema e pegar outro auto instalável? ou ainda deixei de fazer alguma coisa?
"A lutheria não é apenas a arte de criar e consertar instrumentos, é também a arte de fazer com que o instrumento permita que o músico alcance seus objetivos."
Avatar do usuário
BrunoMoscan
 
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Abril, 2013

Re: Trocar Tema no UBUNTU 12.10

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 7 de Abril 2013, 14:53

BrunoMoscan (07-04-2013, 12:52) escreveu:Pronto, consegui visualizar e colar o arquivo lá dentro, porém ainda não aparece a opção do no tema no Ferramentas de Ajustes na Gnome, devo desistir deste tema e pegar outro auto instalável? ou ainda deixei de fazer alguma coisa?

Não pode ser o arquivo, tem de o descomprimir ficando (no mínimo) esta organização:
Código: Selecionar todos
/home/nome_utilizador/.themes/nome_tema
/home/nome_utilizador/.themes/nome_tema/gtk-2.0
/home/nome_utilizador/.themes/nome_tema/gtk-3.0
/home/nome_utilizador/.themes/nome_tema/metacity-1
/home/nome_utilizador/.themes/nome_tema/unity

Veja se tem isto organizado nesta maneira. De observar que apenas apresentei as pastas principais, pois o conteúdo destas podem variar de tema para tema!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Trocar Tema no UBUNTU 12.10

Mensagempor BrunoMoscan » Dom, 7 de Abril 2013, 21:21

Sim! Esta como na primeira forma, /home/nome_utilizador/.themes/nome_tema, só que tem 2 pastas com o nome do tema, uma se chama Zukitwo e outra Zukitwo-shell e um arquivo: panelbg.png.

Tá ruim a coisa né?
"A lutheria não é apenas a arte de criar e consertar instrumentos, é também a arte de fazer com que o instrumento permita que o músico alcance seus objetivos."
Avatar do usuário
BrunoMoscan
 
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Abril, 2013

Re: Trocar Tema no UBUNTU 12.10

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 7 de Abril 2013, 22:45

Pronto Bruno, basicamente é o seguinte: dentro da pasta .themes, os programas dos temas, nomeadamente o Metacity (moldura das janelas), o GTK (os botões, caixas de texto e tudo o resto que compõe as janelas), o Gnome-Shell, o Cinnamon, entre outros, vão procurar as diferentes pastas que estão dentro então da pasta .themes.

Depois, consoante cada programa ele vai ver se existe uma pasta com o nome dele. Por exemplo, no caso do Metacity vai ver se existe uma pasta chamada "Metacity" dentro de cada uma das pastas que estão em .themes. Por cada pasta que encontrar, o metacity sabe que é um tema. Se não encontrar (por exemplo se tiver um nível a mais como é o seu caso) ele não vai ver que é um tema para ele e vai descartar imediatamente.

Por isso a solução é simples: pegue nessas duas pastas e ponha-as na pasta .themes. Remova a pasta que continha essas duas pastas, pois ela agora já só vai ter uma imagem e portanto nenhum programa vai se interessar por essa pasta.

Agora com as duas pastas na pasta .themes, você vai reparar que o algorítmo que eu referi no segundo parágrafo bate certo: dentro de cada uma dessas duas pastas, tem pastas com nomes Metacity, GTK, Gnome-shell, ou outra coisa qualquer, certo? Significa portanto que cada programa dessas pastas agora vai encontrar essas pastas e associar o tema da pasta que as contém.

Sei que é um pouco confusa esta minha explicação, mas a matéria é bastante simples de entender.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Artigos publicados no Ubuntued

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes