Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 14:08 Pesquisa avançada

cairo-dock [Resolvido]

Tópicos sobre artigos publicados no site Ubuntued! Nesta secção, por cada artigo publicado é criado um tópico onde poderá criticar, questionar, criar tópicos a questionar algum artigo feito e/ou até pedir alguma matéria a ser abordada no Ubuntued!

cairo-dock [Resolvido]

Mensagempor Entradas » Qua, 15 de Agosto 2012, 23:37

Boas.

tenho instalado o ubuntu 12.04 lts e instalei a pouco o cairo-dock e tenho algumas duvidas sobre esta aplicação.

até agora foi a dock mais porreiro que instalei permite configurar uma serie de parâmetros e alterar a sua forma, mas por vezes aparece na parte superior do ecrã uma barra com uma serie de icons e a mesma quando por exemplo abro uma pagina de internet nao me deixa fechar nem minimizar a pagina aberta.

essa barra nem sempre aparece, agora tenho a dock activa e essa barra nao esta presente.

Imagem

coloquei uma foto dessa barra a aparecer em cima.

alguem tem ideia do que se passa??

Gostaria de saber como a cairo-dock e possivel retirar e barra de lado onde por exemplo esta o botao do painel inicial.
(foto exemplo)

Imagem


a minha intenção ao instalar e cairo-dock é também substituir essa barra, que a meu ver nao faz falta quando se tem a cairo-dock.

a nível de browser tenho o firefox e o google chrome e na cairo-dock o botão do firefox aparece por definição e o botao do google chorme não o consigo colocar na dock.

ja tentei ir as configurações e ate ja tentei arrastar e nao da.

se alguém poder ajudar.

o texto pode não estar o mais claro possível mas tentei.

abraço
Editado pela última vez por Entradas em Dom, 2 de Setembro 2012, 17:07, em um total de 3 vezes.

Entradas
 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Abril, 2012

Re: cairo-dock

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 16 de Agosto 2012, 14:29

Como pode ver aqui: Cairo-Dock, o faz tudo a ter por perto!
O tema que acompanha o Cairo-Dock é o Default Panel (que tem uma dock inferior e outra superior). Para ter apenas a dock de baixo, escolha o tema Default Single.

Se o que pretende é algo deste género:
Imagem

Então pode optar na tela de login pela opção Cairo-Dock (with Unity Panel) em vez de usar o Unity! O Cairo-Dock vem com 3 Ambientes Gráficos que o utilizador pode escolher (ver imagem). Experimente ;)
Imagem
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: cairo-dock

Mensagempor Entradas » Qui, 16 de Agosto 2012, 19:09

Boas,
Sim realmente tem uma dock inferior e uma superior mas a superior esta por cima de uma "barra" o que me impede também de de por exemplo fechar janelas.

Na imagem que publiquei (1º) nas pontas esta uma barra a preto mais escuro. essa barra faz parte da cairo-dock e por tras esta outra barra que ja vem predefinida pelo sistema. eu quero manter a barra da cairo-dock e eliminar e que esta por tras e de lado.

vou colocar outra foto.

Imagem

nesta foto da para ver a cairo-dock inferior e a superior. (com um tom de preto mais escuro.)

vemos aquela barra de lado onde diz painel inicial e uma outra barra em cima (num tom de preto mais suave. se reparar nas barras superiores alguns icons repetem-se.

quero remover as que vem pre definidas pelo sistema e ficar so com as do cairo-dock.

Abraços. obrigado.

Entradas
 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Abril, 2012

Re: cairo-dock

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 16 de Agosto 2012, 21:52

Entradas (16-08-2012, 19:09) escreveu:Boas,
Sim realmente tem uma dock inferior e uma superior mas a superior esta por cima de uma "barra" o que me impede também de de por exemplo fechar janelas.

Na imagem que publiquei (1º) nas pontas esta uma barra a preto mais escuro. essa barra faz parte da cairo-dock e por tras esta outra barra que ja vem predefinida pelo sistema. eu quero manter a barra da cairo-dock e eliminar e que esta por tras e de lado.

vou colocar outra foto.

Imagem

nesta foto da para ver a cairo-dock inferior e a superior. (com um tom de preto mais escuro.)

vemos aquela barra de lado onde diz painel inicial e uma outra barra em cima (num tom de preto mais suave. se reparar nas barras superiores alguns icons repetem-se.

quero remover as que vem pre definidas pelo sistema e ficar so com as do cairo-dock.

Abraços. obrigado.

Ah, então quer ficar apenas com o Cairo-Dock e ver-se livre do Unity (painel + lançador), correcto?
Então para tal, pode seleccionar as opções Cairo-Dock (Gnome + Effects) ou Cairo-Dock (Gnome No effects) na Tela de Login. Ficando com algo assim:
Imagem
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: cairo-dock

Mensagempor Entradas » Dom, 26 de Agosto 2012, 16:49

ok. é isso mesmo.

agora para seleccionar essas opções é que vai ser bonito. lol

vou ver se encontro.

obrigadao!!!

Entradas
 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Abril, 2012

Re: cairo-dock

Mensagempor Entradas » Dom, 26 de Agosto 2012, 17:48

boas...

tentei fazer aquilo que me disse e não correu bem lol...

eu abri o cairo-dock e depois mudei para (Gnome + Effects) e ficou assim ja tentei as outras opções todas até já fui as configurações e não consigo voltar ao normal.

o resultado final deveria ser aquele que mostrou na foto mas realmente o que aconteceu foi
(ver imagem)

Imagem

ficaram umas barras pretas que não saem e agora não consigo voltar ao normal lol. :facepalm2:

isto de ter um netbook e quer personalizar não ta a dar bom resultado.

Entradas
 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Abril, 2012

Re: cairo-dock

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 26 de Agosto 2012, 17:53

Entradas (26-08-2012, 17:48) escreveu:boas...

tentei fazer aquilo que me disse e não correu bem lol...

eu abri o cairo-dock e depois mudei para (Gnome + Effects) e ficou assim ja tentei as outras opções todas até já fui as configurações e não consigo voltar ao normal.

o resultado final deveria ser aquele que mostrou na foto mas realmente o que aconteceu foi
(ver imagem)

Imagem

ficaram umas barras pretas que não saem e agora não consigo voltar ao normal lol. :facepalm2:

isto de ter um netbook e quer personalizar não ta a dar bom resultado.

É só um momento que já lhe indico a solução. Isso acontece porque o utilizador seleccionou a opção Cairo com OpenGL, mas está visto que não está a conseguir usar a aceleração!
Já lhe indico como proceder para no próximo arranque ter o Cairo sem OpenGL.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: cairo-dock

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 26 de Agosto 2012, 18:26

Então faça o seguinte, abra o terminal (atalho de teclado: Ctrl+Alt+T) e escreva:
gedit /home/$USER/.config/cairo-dock/.cairo-dock


Neste campo substitua o que vê aqui:
Código: Selecionar todos
default backend=


Por:
Código: Selecionar todos
default backend=cairo


Em seguida reinicie o seu computador, caso não consiga ver o botão de encerrar, então escreva o seguinte comando no terminal:
sudo reboot


Em princípio, na próxima vez que entrar, irá ter o Cairo-Dock só com as bibliotecas do Cairo e sem OpenGL.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: cairo-dock

Mensagempor Entradas » Dom, 26 de Agosto 2012, 18:56

tive mesmo de desinstalar a cairo dock, nao estava a conseguir fazer nada.

Amanha vou voltar a instalar (hoje ja nao consigo) vou ter em conta este ultimo post e depois digo como ficou.

Agradeço imenso ajuda.

Abraço

Entradas
 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Abril, 2012

Re: cairo-dock

Mensagempor Entradas » Qua, 29 de Agosto 2012, 19:08

Boas...

Ja fiz o que me disse e não tive nenhuma alteração.

se seleciono cairo dock (gnome + effects) aparece a dock normal + launcher + barra de topo.
se seleciono cairo dock (gnome no effects) aparece a dock + as barras pretas que nao me deixam ver as paginas (como indiquei em cima)
se seleciono cairo dock (gnome with unity panel) aparece dock + launcher + barra de top.

acho que o problema será do pc.

tenho um netbook com um processador intel dual core 1.83ghz com
memoria 2 mb e disco de 250mb a grafica é que nao sei diz desconhecido e ja nao me lembro qual é.

para alem desta dock existe alguma otra mais basica que possa instalar?

Abraço

Entradas
 
Mensagens: 14
Registrado em: 22 Abril, 2012

Próximo

Voltar para Artigos publicados no Ubuntued

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes

cron