Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 21:50 Pesquisa avançada

Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS [IMPORTANTE]

Tópicos sobre artigos publicados no site Ubuntued! Nesta secção, por cada artigo publicado é criado um tópico onde poderá criticar, questionar, criar tópicos a questionar algum artigo feito e/ou até pedir alguma matéria a ser abordada no Ubuntued!

Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS [IMPORTANTE]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 8 de Julho 2011, 20:46

Este artigo é extremamente importante para qualquer utilizador do DropBox! Vale a pena ler para ter a noção do que se anda a passar com este serviço que é extraordinarimante útil mas que está a entrar no campo da invasão de privacidade!

Imagem

Hoje em dia, a Internet é cada vez mais utilizada para guardar dados pessoais e documentos importantes, sendo um dos melhores serviços o Dropbox. De uma forma extremamente fácil e rápida pode aceder aos seus dados em qualquer computador a partir da sua conta, bem como manter todos os seus documentos importantes sincronizados nos seus computadores.

Com tantas funcionalidades o Dropbox rapidamente se tornou no serviço de eleição para a partilha de ficheiros, principalmente para projetos que englobam grupos de trabalho em que os seus elementos estão longe entre si.

Apesar de todas estas funcionalidades importantíssimas para a vida digital e apesar das promessas de segurança dos dados, provenientes dos criadores do Dropbox, a verdade é que os utilizadores atualmente estão a confiar em demasia no Dropbox expondo os seus documentos pessoais que por vezes são intransmissíveis.

Porque estão a confiar em demasia no DropBox? Muito simples: o Dropbox atualizou os seus TOS (Terms of service, em português normalmente denominado Termos e Condições, ou seja, a licença) e, a partir deste momento, eles passam a ter a possibilidade de aceder aos nossos dados, por consequência da possibilidade de utilizarem os nossos documentos para copiar, distribuir e até utilizar as ideias que encontrarem nos nossos ficheiros.

Ou seja, estamos perante um serviço que atualmente está a infringir todos os conceitos de privacidade que normalmente devíamos ter! É nesse sentido que este artigo existe! Através deste artigo, o utilizador poderá assegurar todos os seus dados transferidos para o DropBox encriptando-os completamente, tanto o seu conteúdo como o próprio nome do ficheiro, evitando assim que se comprometa a fugas de dados indesejados! E mais, essa encriptação será completamente transparente (automática), ou seja, não precisará de fazer rigorosamente nada depois de configurar!


Artigo:
http://ubuntued.info/proteja-os-seus-dados-do-dropbox-com-o-encfs
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS [IMPORTANTE

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 8 de Julho 2011, 20:51

Entretanto, convido a vocês participantes deste fórum a falarem da vossa opinião sobre este serviço!

E, já agora, vejam esta matéria que o LifeHacker publicou, em que é abordada toda esta problemática dos termos do Dropbox e se será um serviço confiável ou não. Na verdade, verão que no final dizem para utilizar uma camada intermédia de proteção entre nós e o serviço do DropBox, tal como é explicado no artigo deste tópico!
http://lifehacker.com/5819430/should-i- ... of-service
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS [IMPORTANTE

Mensagempor ZonZor » Ter, 12 de Julho 2011, 15:36

Nunca acredito na Cloud, será sempre perigosa... mas assim encriptada talvez seja uma boa forma de salvaguardar os dados :rox:
Avatar do usuário
ZonZor
 
Mensagens: 105
Registrado em: 10 Julho, 2011

Re: Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS [IMPORTANTE

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 12 de Julho 2011, 15:54

Exato e sobre esse facto, recomendo uma visualização do último comentário do Ricardo Sousa nesta página:
https://plus.google.com/110309413233124 ... Dxe9HyDAcj

Já agora, tomei a liberdade de tirar um prinscreen para quem não conseguir aceder ao link:
Imagem
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS [IMPORTANTE

Mensagempor Perdidonline » Sex, 30 de Setembro 2011, 19:19

Também não confio na nuvem, não sou utilizador do Dropbox, mas mesmo no Ubuntu One... mando meus arquivos protegidos pelo Truecrypt. Li uma matéria certa vez sobre ele, e nunca mais deixei de usar:

"Em 2008, durante a operação Chacal, a Polícia Federal apreendeu cinco discos rígidos do banqueiro Daniel Dantas, na época acusado de crimes financeiros. Todos estes HDs estavam criptografados com o TrueCrypt, e mesmo com a ajuda do FBI, nenhum deles foi violado até hoje, 2010. Um dos peritos do caso, inclusive, disse que nunca havia visto sistema similar no Brasil." Fonte: http://www.superdownloads.com.br/downlo ... z1ZSdp4q8O

Se com ele que havia um enorme interesse em descobrir os crimes financeiros e de lavagem de dinheiro não conseguiram, não acho que comigo haverá problemas... :D
E por ele ser de código aberto fico mais impressionado ainda, pois poderiam ter estudado o código fonte pra descobrir um meio de burlar.. e mesmo assim não conseguiram.

Perdidonline
 
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Setembro, 2011

Re: Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS [IMPORTANTE

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 30 de Setembro 2011, 19:21

Isso da criptografia não adianta saber o código fonte (caso seja realmente bem criptografado)!

Mas mesmo assim, esse facto que apresentou aí é realmente impressionante! o.0
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Re: Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS [IMPORTANTE

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 30 de Setembro 2011, 21:22

Bom, o que é certo é que eu estou a transitar de Dropbox (ao fim de dois anos a usar este serviço, comecei a usá-lo devido à dissertação de mestrado) para U1 (este aparenta maior segurança, também ainda estou a testar xD)!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS [IMPORTANTE

Mensagempor Davysson Silva » Sáb, 1 de Outubro 2011, 14:17

Luis Cardoso » Sex Set 30, 2011 9:22 pm escreveu:Bom, o que é certo é que eu estou a transitar de Dropbox (ao fim de dois anos a usar este serviço, comecei a usá-lo devido à dissertação de mestrado) para U1 (este aparenta maior segurança, também ainda estou a testar xD)!

Lembrando que o dropbox oferece 2gb enquanto o Ubuntu one está oferecendo 5gb, além do seu cliente ser de código aberto(só o cliente). :)
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011


Voltar para Artigos publicados no Ubuntued

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

cron