Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 14:48 Pesquisa avançada

Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Tópicos sobre artigos publicados no site Ubuntued! Nesta secção, por cada artigo publicado é criado um tópico onde poderá criticar, questionar, criar tópicos a questionar algum artigo feito e/ou até pedir alguma matéria a ser abordada no Ubuntued!

Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 17 de Abril 2012, 22:10

Acabei de executar o comando explicado no artigo do link seguinte e acabei de poupar 1.2GB de espaço! Algo incrível que todos os utilizadores do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot neste momento podem fazer para ganhar esse espaço. O Link do artigo é o seguinte e a imagem do sucedido a seguinte:

De uma forma geral, se você não quer ver o link acima, para ganhar todo este espaço apagando kernels antigos, basta executar o comando seguinte:
dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d' | xargs sudo apt-get -y purge


PS: Não tenha medo de executar o comando, pode fazer vezes sem conta que não estraga xD Apenas tenha em atenção que deve copiar todo o comando e executá-lo.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Ron Alon » Qua, 18 de Abril 2012, 11:32

Obrigado pela partilha, Cláudio! :)
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Ron Alon » Qua, 18 de Abril 2012, 16:00

Lembrei que eu deletava os kernels antigos pelo Ubuntu Tweak. Aí só tinha um antigo, com 45 mb! :D
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 18 de Abril 2012, 16:04

Pois, no artigo também explica isso, mas com este comando o processo fica muito mais rápido :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Egon Holtz » Qui, 3 de Maio 2012, 12:55

No caso, se eu quisesse apagar alguns kernels mais novos? Pois tenho kernels instalados que não dão suporte a minha placa de vídeo ainda e seria interessante deleta-los para que o kernel que eu realmente uso saia da parte de kernels antigos... =)

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander


LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat



About:Me


Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Avatar do usuário
Egon Holtz
 
Mensagens: 233
Registrado em: 26 Março, 2012
Localização: Sorocaba, SP

Re: Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 3 de Maio 2012, 14:00

Boas Egon,
IMPORTANTE - arranca o Ubuntu com o Kernel que queres manter (embora seja sempre bom manter mais um que funcione, caso esse algum dia dê problemas).

Instala o Ubuntu Tweak.

Para tal, se quiseres a última versão estável, abre o terminal e executa os seguintes comandos:


sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa


introduz a tua password seguido de ENTER e depois ENTER outra vez (quando pedido)

depois:

sudo apt-get update


para terminar:

sudo apt-get install ubuntu-tweak



Abre-o, vai ao separador (aba) limpeza que está no topo da janela do programa e, no fundo hás-de encontrar do lado esquerdo um item que tem como título:

- Kernel Antigo - Clica no quadradinho e coloca-lhe um visto.

Automaticamente ele fará um scan a todos os Kernels existentes no teu SO, excepto o que estás a utilizar.
Abre o menu do lado direito com a seta para veres todos e escolhe os que quiseres para apagar.

Do lado direito em baixo escolhe apagar.
Vai-te ser pedida a tua password, introduz a mesma e então irá abrir-se uma janela tipo terminal onde poderás ver (se expandires) todo o processo.

E pronto, Sistema Operativo limpo de Kernels Antigos.

Este procedimento é completamente seguro!!!, pois nunca te dá a opção de apagar o Kernel que estás a usar.
Estou sempre a instalar o último Kernel estável assim que ele sai e é deste modo que me livro dos antigos.
A única diferença para o processo apresentado pelo Cláudio (que já utilizei em tempos) é que este é feito de forma gráfica em vez da outra que depende da introdução de todos aqueles comandos no terminal.

Alguma dúvida, "posta" aqui.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Egon Holtz » Qui, 3 de Maio 2012, 14:19

Miguel72 » Qui Mai 03, 2012 10:00 am escreveu:Boas Egon,
IMPORTANTE - arranca o Ubuntu com o Kernel que queres manter (embora seja sempre bom manter mais um que funcione, caso esse algum dia dê problemas).

Instala o Ubuntu Tweak.

Para tal, se quiseres a última versão estável, abre o terminal e executa os seguintes comandos:


sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa


introduz a tua password seguido de ENTER e depois ENTER outra vez (quando pedido)

depois:

sudo apt-get update


para terminar:

sudo apt-get install ubuntu-tweak



Abre-o, vai ao separador (aba) limpeza que está no topo da janela do programa e, no fundo hás-de encontrar do lado esquerdo um item que tem como título:

- Kernel Antigo - Clica no quadradinho e coloca-lhe um visto.

Automaticamente ele fará um scan a todos os Kernels existentes no teu SO, excepto o que estás a utilizar.
Abre o menu do lado direito com a seta para veres todos e escolhe os que quiseres para apagar.

Do lado direito em baixo escolhe apagar.
Vai-te ser pedida a tua password, introduz a mesma e então irá abrir-se uma janela tipo terminal onde poderás ver (se expandires) todo o processo.

E pronto, Sistema Operativo limpo de Kernels Antigos.

Este procedimento é completamente seguro!!!, pois nunca te dá a opção de apagar o Kernel que estás a usar.
Estou sempre a instalar o último Kernel estável assim que ele sai e é deste modo que me livro dos antigos.
A única diferença para o processo apresentado pelo Cláudio (que já utilizei em tempos) é que este é feito de forma gráfica em vez da outra que depende da introdução de todos aqueles comandos no terminal.

Alguma dúvida, "posta" aqui.

Cumps.


Opa, muito obrigado pela explicação Miguel.. Apaguei um kernel antigo que tinha aqui (3.0.0.17)

Mas ainda tenho a questão dos kernels novos, que não ficaram tão estáveis para mim (3.3 e 3.2.9) pois estou utilizando o 3.2.0... Se houver alguma forma de apagar esses kernels mais novos, tiraria o kernel que uso no momento da parte de kernels antigos na hora do boot.

Se tiver como me ajudar, agradeço =)

Desde já :obrigado:

xD

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander


LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat



About:Me


Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Avatar do usuário
Egon Holtz
 
Mensagens: 233
Registrado em: 26 Março, 2012
Localização: Sorocaba, SP

Re: Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 3 de Maio 2012, 14:40

Pois, esqueci-me dessa parte!! :lol:

Abre o terminal:

sudo apt-get install synaptic


Depois abre o synaptic (procura por ele no dash)

Vai ser pedida a tua password.

Depois de aberto, do teu lado esquerdo em baixo irás ver um item com o nome "Filtros personalizados".
Escolhe-o.

Em cima do lado direito encontras uma "caixinha" de procura.
Nessa "caixinha" escreve:

1 - linux-headers-3.x.x - e marca-o para remoção completa (botão do lado direito do rato sobre o pacote)
(em que x é a versão dos tais kernels mais recentes que queres apagar)

2- linux-headers-3.x.x-generic - e marca-o para remoção completa (botão do lado direito do rato sobre o pacote)
(em que x é a versão dos tais kernels mais recentes que queres apagar)

3 - linux-image-3.x.x-generic - e marca-o para remoção completa (botão do lado direito do rato sobre o pacote)
(em que x é a versão dos tais kernels mais recentes que queres apagar)

NOTA - Caso tenhas versão "generic-pae" instalada, então deverás marcar essas desde que sejam das tais versões que queres apagar.
De qualquer modo são sempre trẽs (3) pacotes para cada kernel que terás que desinstalar.

Para terminar, no topo do programa "synaptic" encontras a opção "Aplicar".
Escolhe-a e irá abrir-se uma janela de confirmação.
Abrirá então outra janela tipo terminal onde poderás acompanhar todo o processo (se expandires).


Em relação ao "post" do Ubuntu-Tweak, devo dizer-te que deves fazer um scan aos seguintes itens no separador "Limpeza" e mandar apagar:

- Cache APT
- Configurações de Pacotes
- Kernel Antigo
- Pacotes Dispensáveis

É evidente que podes ignoar o Kernel Antigo, visto já teres executado e não teres instalado mais nenhum.

Executando estas limpezas irás libertar uma série de espaço ocupado desnecessariamente no teu disco.
E é seguro!!!

Alguma dúvida, estou por aqui.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Egon Holtz » Qui, 3 de Maio 2012, 15:01

Muito bom Miguel! Salvou a minha vida agora... hehehe

Tudo ficará mais facil =D

Muito obrigado mesmo pela dica, eu ja nem lembrava do synaptic e nem percebi que ele não vinha mais instalado no Ubuntu... hehehe

Grande abraço.

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander


LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat



About:Me


Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Avatar do usuário
Egon Holtz
 
Mensagens: 233
Registrado em: 26 Março, 2012
Localização: Sorocaba, SP

Re: Apague Kernels antigos do Ubuntu para ganhar espaço!

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 3 de Maio 2012, 15:03

Bem Egon, correu tudo bem?

Conseguiste apagar o que querias?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Próximo

Voltar para Artigos publicados no Ubuntued

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes

cron